ASSUNTO

Melhorias no processo de utilização e envio do AutoService.


PRODUTO

BRAVOS

MENU

Incluso no Manual

DATA

 

AUTOR

Distribuição Linx DMS
[email protected]

ÁREA

P&D DMS Porto Alegre


FINALIDADE

Serão realizadas melhorias no processo de utilização e envio do AutoService.

ABRANGÊNCIA

Todos os clientes que utilizam o módulo de oficina do Bravos.

APLICAÇÃO

A partir dessa versão, a Volkswagen irá definir quais os serviços que faram parte do programa de revisão padrão, então será realizado o cadastro de mão de obra que serão o padrão da Volkswagen.
Os Tipos de Serviços GR e CR ficarão restritos para as solicitações padrões de revisão Volkswagen, exemplo: Primeira Revisão, Segunda Revisão, Terceira Revisão, etc. Ao utilizar a solicitação com a descrição outros, só serão permitidos os tipos de serviços, como GR e CR, se a Ordem de Serviço já possuir uma solicitação de Revisão Padrão VW. Se a ordem de Serviço não possuir a solicitação padrão, não será mais permitido incluir os tipos de serviços como GR e CR. Esse controle está em complacência com a Volkswagen, pois visa a melhor identificação pelo AutoService.
Para esse procedimento será necessário instalar a versão do Linx DMS (web) atualizada e utilizar no mínimo a versão 5.03 do Bravos.

Cadastro de Mão de Obra

Criado o parâmetro "COS Revisão" no cadastro de Mão de Obra, a sigla COS significa Código Operacional de Serviços, esse campo será utilizado para referenciar a mão de obra padrão do processo de revisão Volkswagen.
Acesse o LinxDMS e encontre o menu: LinxDMS / Oficina / Cadastro / Mão de Obra.

Existe uma relação de mão de obra que são fixas para revisões, essas já estarão marcadas automaticamente e não será possível realizar desmarcar o novo parâmetro. A mão de obra que não possuir o cadastro padrão da Volkswagen, o usuário poderá realizar a manutenção deste novo parâmetro.

Ordem de Serviço

Será utilizado o processo de revisão de veículos, neste processo vamos evidenciar novo bloqueio realizado e a utilização das revisões.
Acesse o menu: Oficina / Atendimento Oficina.
Ao iniciar o atendimento ao cliente será apresentada a tela de inclusão de solicitação.

  • Inclua o cliente e clique em Atendimento.


Nessa tela é o momento de incluir a solicitação, a VW enviou uma nova regra.

  • Solicitação VW: Ao realizar um agendamento e ou atendimento e ou alteração, o usuário que colocar em Descrição da Solicitação "Outros", não selecionando as solicitações padrões de revisão, deverá ser bloqueado caso escolha os tipos de serviços "GR" e ou "CR", devendo ser informado através de mensagem em tela que "Para tipos de serviços de revisão (GR e CR), não deve ser selecionado a opção Outros. Nestes casos deve ser selecionado uma das opções de revisões (primeira revisão, segunda revisão etc.)". Para os demais tipos de revisão mantém a forma praticada hoje no DMS pelo DN.


  • Na tela de solicitação vamos selecionar a opção OUTROS da lista de solicitações e clicar no botão incluir.

  • Após isso, será habilitada a descrição padrão, utilizada para outros tipos de solicitação.

  • Inclua a descrição e o tipo de Serviço como CR e clique na opção incluir solicitação.


Verifique que a agora não será possível incluir a opção CR ou GR como descrição normalmente, esse tipo de serviço só poderá ser escolhido via solicitação padrão da Volkswagen para Revisão.
Realizar o mesmo processo utilizando a opção GR, ela deverá ser bloqueada, se não for selecionada a solicitação padrão da Volkswagen.


Agora será demonstrado o processo utilizando a solicitação padrão de Revisão da Volkswagen.

  • Selecione o a opção Terceira Revisão da lista de solicitações padrão da Volkswagen e clique na opção incluir solicitação.

  • Verifique que a descrição foi incluída, a Terceira Revisão e Componentes da Revisão, as duas solicitações são incluídas automaticamente. Inclua um serviço na Primeira da Solicitação e outro serviço na segunda solicitação.

  • Inclua outro serviço na Segunda Solicitação.

  • Agora vamos concluir a O.S, devemos encerrar o serviço e faturar a O.S.




Check-In de Oficina - Mobile



Acesse o "Check-In de Oficina" no mobile e incie o atendimento passante ou cliente já agendado.
Defina e salver o cliente selecionado para o atendimento.



Após definir o cliente e os itens da aba "Checklist", acesse a aba "Solicitações".


Nessa tela é o momento de incluir a solicitação, a VW enviou uma nova regra.

  • Solicitação VW: Ao realizar um agendamento e ou atendimento e ou alteração, o usuário que colocar em Descrição da Solicitação "Outros", não selecionando as solicitações padrões de revisão, deverá ser bloqueado caso escolha os tipos de serviços "GR" e ou "CR", devendo ser informado através de mensagem em tela que "Para tipos de serviços de revisão (GR e CR), não deve ser selecionado a opção Outros. Nestes casos deve ser selecionado uma das opções de revisões (primeira revisão, segunda revisão etc.)." Para os demais tipos de revisão mantém a forma praticada hoje no DMS pelo DN.


Na tela de solicitação, vamos selecionar a opção "OUTROS" da lista de solicitações e clicar no botão incluir.

Após isso, será habilitada a descrição padrão, utilizada para outros tipos de solicitação.
Inclua a descrição e o tipo de serviço como "CR" e clique na opção "Salvar" incluir solicitação.


Verifique que a agora não será possível incluir a opção CR ou GR como descrição normalmente, esse tipo de serviço só poderá ser escolhido via solicitação padrão da Volkswagen para Revisão.
Realizar o mesmo processo utilizando a opção GR, ela deverá ser bloqueada, se não for selecionada a solicitação padrão da Volkswagen.

Agora será demonstrado o processo utilizando a solicitação padrão de Revisão da Volkswagen.
Selecione o a opção Terceira Revisão da lista de solicitações padrão da Volkswagen e clique na opção incluir solicitação.



Verifique que a descrição foi incluída, a Terceira Revisão e Componentes da Revisão, as duas solicitações são incluídas automaticamente. Inclua um serviço na Primeira da Solicitação e outro serviço na segunda solicitação, seguindo o mesmo padrão mencionado acima.


Fábrica Volkswagen

Será utilizado o processo de envio do AutoService para Volkswagen.
Será necessário acessar o menu "Fábrica VW -> Processos > Rede – Fábrica > Montagem Arquivo Transmissão".


Marque a opção AutoService e selecione a data de emissão da NF, clique em Procurar.


Verifique que a O.S está disponível para exportação, selecione a O.S e clique em Exportar.


Após a geração do arquivo, devemos abrir o arquivo gerado, nesse processo devemos verificar se a descrição do Serviço está com a informação da Solicitação.
Exemplo: O Atendimento possui duas linhas de descrição, sendo a primeira "Terceira Revisão" e a segunda "Componentes da Revisão" e o código de mão de obra aplicado esteja na segunda linha "Componentes da Revisão", ao enviar o AutoService, deve ser informado o código da mão de obra aplicado com a descrição Terceira Revisão, respeitando sempre a descrição da solicitação padrão da Volkswagen informado na tabela do PPSo. Em resumo: havendo 10 solicitações e for identificado um serviço (COS) como "COS DE REVISÃO" em qualquer uma das 10 solicitações, o que tem que ir para o AutoService é a descrição da solicitação padrão da Volkswagen.
Arquivo:



Nesse arquivo verificamos que mesmo que a mão de obra esteja adicionada na Solicitação Componentes, ela deverá ser adicionada no arquivo com a descrição da Revisão adicionada e não como componente. A alteração foi incluída nos registros CK6031 e CK7004.

Conteúdo do pacote

#

Nome do arquivo

Comentário

1

Bravos.exe

Geração da Ordem de Serviço.

2

FluxoOficina.exe

Geração da Ordem de Serviço.

3

LinxDMS

Acessar o cadastro de mão de Obra.

4

Script0503

Criando o Campo COS de Revisão e a Lista de mão de Obra Padrão de COS de Revisão.

5

Melhoria AutoService Volkswagen.pdf

Este documento.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o conteúdo deste documento, entre em contato com o Suporte Nacional, através do site cliente.linx.com.br.

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