📑 CONCEITO
O Linx POS foi adaptado à Nota Técnica 2020.006, que altera o leiaute da NF-e e da NFC-e.
Para atender a NT, foram necessárias as seguintes mudanças no Linx POS:
- Passará a receber o Cadastro de Meios de Pagamento e Intermediadores de Transações, que são criados no Linx ERP.
- As opções de preenchimento do campo tPag mudaram, sendo que o tipo de pagamento 99 (outros), não será mais utilizado a partir de 01/09/2021.
- Adaptação na emissão de NFC-e e NF-e nos seguintes aspectos:
- Implementado o preenchimento das informações referentes aos dados do intermediador da transação;
- Implementada a utilização do novo conjunto de meios de pagamento (tPag), a seguir:
CAMPO TIPO DE PAGAMENTO
Foram criados os seguintes tipos de pagamento:
- 16=Depósito bancário;
- 17=Pagamento Instantâneo (PIX)
- 18=Transferência bancária, Carteira Digital
- 19=Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual.
Quando o aplicativo não conseguia associar o tipo de pagamento utilizado no sistema com um tipo de pagamento previsto para tPag, este era associado a 99 (outros). Uma vez que esse tipo de pagamento não pode mais ser utilizado, o sistema utiliza o tipo de pagamento 05 (crédito loja).
QUANDO O INDICADOR DE PRESENÇA DA NOTA FOR IGUAL
Exceto para notas de ajuste, complementar e operações fora do estabelecimento (indPres = 1, 2, 3, 4 ou 9), o sistema informará se tem intermediador, ou seja, irá preencher o novo campo indIntermed, do grupo de identificação da nota fiscal eletrônica, com um dos conteúdo a seguir:
Conteúdo | Significado | Utilização |
---|---|---|
0 | Operação sem intermediador (em site ou plataforma) | Utilizar quando não houve intermediador informado. |
1 | tipo de operação Presencial. Operação em site ou plataforma de terceiros (intermediadores/maketplace) | Utilizar quando o intermediador foi informado. (tabela abaixo - indPres = 1) |
INFORMAÇÕES SOBRE O INTERMEDIADOR DA TRANSAÇÃO (indPres = 1)
Sempre que houver um intermediador da transação, será preenchido o novo grupo YB (infIntermed), com os dados do intermediador indicado na operação, cujo detalhe será obtido do novo cadastro de intermediadores do ERP, com os seguintes campos:
Campo da nota | Descrição |
---|---|
CNPJ | CNPJ do intermediador da transação/marketplace. |
idCadIntTran | Identificação do estabelecimento junto à plataforma do intermediador. |
⚠️ IMPORTANTE
- Essa implementação foi feita a partir do HF004 do Linx POS 7.7.1SPK3.
- Confira a parametrização desta implementação clicando aqui!
- As Secretarias da Fazenda dos diferentes estados, em conjunto, comunicaram no dia 24 de março de 2021, que não poderão precisar o horário, no dia 05/04/2021, em que os ambientes de cada Fisco Estadual estarão aptos para trabalhar sob as novas regras da NT 2020.006.
Em função disso, para evitar o risco de ocorrer "Rejeição: Falha no schema XML" no envio das notas emitidas no dia 05/04/2021, o sistema assume como conteúdo inicial do novo parâmetro DATA_INI_NT2020_006, o dia 06/04/2021.
Para emitir NF-e ou NFC-e dentro das regras da NT 2020.006 ainda no dia 05/04/2021, é necessário alterar o conteúdo do parâmetro para essa data, apenas após certificar-se de que o ambiente de autorização da SEFAZ está atualizado para essa NT, caso contrário, pode ocorrer a rejeição descrita acima. - Em ambientes de produção, as regras de validação referentes ao preenchimento dos novos campos e também da proibição do uso do meio de pagamento 99-outros, só entrarão em vigor em 01/09/2021, e a não atualização do sistema para a NT 2020.006 não irá gerar rejeição de NF-e ou NFC-e no ambiente de produção. Entretanto, no ambiente de homologação irá gerar rejeição a partir de 01/02/2021.
✔️ PASSO A PASSO
Pré-Vendas
- No menu principal, acesse a tela Pré-vendas.
- Então, na nova pré-venda informe o vendedor, o Código/CPF, Cliente.
- O botão intermediador é identificado com o ícone:
- Pressione esse botão e então será apresentada a nova tela Cadastro do Intermediador.
Como citado em Conceitos, essas informações são pré-cadastradas no Linx ERP. - Escolha o intermediador desejado e confirme.
Observe que o logo será alterado (identificado) para cor verde. - Informe o(s) produto(s) e quantidade(s) da venda.
- Clique em Salvar (F3).
- Na tela de Vendas do Linx POS, acesse a opção Tickets, PDVs e DAVs (F4).
- Localize a pré-venda, finalize com o tipo de pagamento e aguarde a emissão da nota.
Vendas:
- Acesse o Linx POS, na sequência, acesse a tela de Vendas.
- Selecione o vendedor e o cliente.
- O botão intermediador é identificado com o ícone:
- Pressione esse botão, e então será apresentada a nova tela Cadastro do Intermediador.
Como citado em Conceitos, essas informações são pré-cadastradas no Linx ERP. - Escolha o intermediador desejado e confirme.
Observe que o logo será alterado (identificado) para cor verde. - Então, selecione os produtos da venda, a forma de pagamento e finalize.
- Aguarde o processamento das informações e a emissão da nota.
No Linx POS Manager é possível verificar o status da nota em: Gerencial, Notas Fiscais.
Ao consultar a nota, será exibida a guia Nota fiscal eletrônica, abra a aba Log.
A seguir estão os tipos de pagamento previstos para o campo tPag e as circunstâncias em que devem ser utilizados pela aplicação.
tPag | Situações em que deve ser utilizado |
---|---|
01=Dinheiro | Pagamentos em dinheiro (independente de ser em moeda corrente ou não). |
02=Cheque | Pagamentos em cheque. |
03=Cartão de Crédito | Pagamentos em cartão de crédito (inclusive link de pagamento). |
04=Cartão de Débito | Pagamentos em cartão de débito (inclusive link de pagamento). |
05=Crédito Loja | Vale omni/troca, vale funcionário, vale produto, vale cliente, troca (a própria mercadoria), troco (de outro pagamento do mesmo ticket), crediário próprio, créditos utilizados como meio de pagamento nos pedidos OMS, outras situações não previstas para os outros tipos de pagamento. |
12=Vale Presente | Pagamentos em Vale Presente e Gift Card. |
15=Boleto bancário | Boleto bancário (TIPO_PGTO = '$') |
16=Depósito bancário | Não utilizar, exceto se for criado no ERP um tipo de pagamento equivalente. |
17=Pagamento instantâneo (PIX) | Pagamentos com PIX (são sempre via QR Linx). |
18=Transferência bancária, Carteira Digital | Pagamento com QR Linx (quando não for PIX). Se houver outro sistema de carteira digital implementado no futuro, também utilizará essa opção. |
19=Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual | Sempre que um programa fidelidade ou cashback for tratado como forma de pagamento (significa que há um repasse de valor para a loja), deve-se usar também esse tipo de pagamento. |
90=Sem pagamento | Para NF-e sem pagamento. |
99=Outros | Não utilizar, pois será proibido a partir de 01/09/2021. |
❌ RESSALVAS
Se o pagamento no Rappi (parceira em intermediação de dados) for feito em cartão de crédito ou débito e o operador da loja registrar no Linx POS esse tipo de pagamento, o Financeiro do Linx ERP irá entender que foi a própria loja que recebeu esse pagamento e não o Rappi. Com isso, o Financeiro irá gerar um saldo a receber e também tentará fazer a conciliação do pagamento em cartão, sendo que, como não foi a loja que recebeu esse pagamento, mas sim o Rappi, o depósito referente ao pagamento em cartão não aparecerá na conciliação.
Atualmente, para os cenários onde o pagamento foi feito direto no Rappi, no registro da venda na loja , provavelmente utiliza-se algum meio de pagamento padrão para todos os pedidos. Esse procedimento ainda deve ser mantido, para não gerar problemas no financeiro do Linx ERP.
🎞️ EXEMPLOS
- Se o parâmetro UTILIZA_INTERMEDIADOR estiver como verdadeiro e o intermediador da operação não estiver cadastrado no Linx ERP durante a pré-venda, ao tentar faturar um pedido pelo intermediador, veja como o sistema se comportará:
2. Vídeo explicativo da melhoria devido à NT 2020.006 no procedimento de venda: