Rejeição
245: CNPJ Emitente não cadastrado
Causa
Quando for emitida uma Nota Fiscal e o CNPJ do Emitente (Campo: emit / CNPJ) for válido e não estiver cadastrada na Sefaz Estadual, será retornado a "Rejeição 245 - CNPJ Emitente não cadastrado".
Exemplo:
Foi emitida uma NF-e com o CNPJ igual à "99.999.999/9999-99", ainda não cadastrada na Sefaz Estadual. Nessa situação, a NF-e será rejeitada pelo motivo 245.
Veja regra de validação da Sefaz:
Como Resolver
Deve-se verificar se o CNPJ do Emitente informado foi digitado correto e se existe cadastrado na Sefaz. Consulte o seu CNPJ no SINTEGRA ou no Cadastro Centralizado de Contribuintes. Para saber como realizar essa consulta, verifique os artigos:
- Como consultar Inscrição Estadual (IE) no SINTEGRA?
- Como consultar uma Inscrição Estadual ou CNPJ no Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC)?
A Sefaz SP disponibiliza consulta dos CNPJ que se encontram credenciados para a emissão de DF-es no Ambiente de Produção. Acesse o site abaixo para pode realizar essa consulta:
Em todo caso, será necessário entrar em contato com a Sefaz para verificar a situação cadastral do seu CNPJ e Inscrição Estadual.
Se mesmo realizando a consulta nos websites da sefaz ainda constar como "Habilitado" mas quando for emitir a sefaz ainda retornar a rejeição, deve-se entrar em contato telefônico com a sefaz da UF do emitente para identificar o que ainda está pendente visto que muitas vezes a sefaz deixa seus websites de consulta desatualizados.
O processo de contato com a sefaz via ligação telefônica, geralmente é realizado pelo próprio cliente ou sua contabilidade.
Referência
- Manual de Orientação do Contribuinte -http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=9hd38oni4Nc=
- https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/empresas/consulta/empresas.asp