BI 4.0


Após realizar o login no ERP e efetivar a contratação do módulo estará disponível no menu do sistema a opção BI 4.0.


Acesso ao BI


Nota

O Business Intelligence também poderá ser acessado através do Franchiser em: Painel de Controle > Tarefas > Business Intelligence (BI).


Acesso ao BI pelo Franchiser

A área de Dashboard é utilizada para que o usuário visualize de forma sintética os principais indicadores para mensuração e acompanhamento das lojas correlacionadas com as metas. É possível aplicar os filtros abaixo para obter informações mais detalhadas e personalizadas de cada loja.

  • Data Inicial e Final: permite definir um período para realizar a busca dos indicadores;
  • Portais: permite selecionar um ou mais portais para realizar a busca dos indicadores;
  • Empresas: permite selecionar uma ou mais empresas para realizar a busca dos indicadores.


Filtros do dashboard


Cada usuário poderá configurar sua área de dashboard com os indicadores de acordo com a sua conveniência e utilidade. Para personalizar a área conforme a necessidade basta utilizar o ícone , que permite adicionar ou excluir ao dashboard o gauge selecionado.


Afixar ou desafixar gauge do dashboard


Ao realizar o cadastro de metas, o gauge será exibido com as cores: verde, amarela e vermelha, que significam respectivamente:

  • Verde: indica o cumprimento da meta;
  • Amarela: indica atenção à meta estabelecida, geralmente neste nível se está 20% abaixo do esperado;
  • Vermelho: indica um grave desvio dos objetivos traçados.

Ao selecionar, no menu lateral, a opção "Tabela Dinâmica" será possível montar de maneira prática as informações que o usuário necessita, utilizando das medidas e dimensões disponibilizadas.


Tela inicial da tabela dinâmica


Para gerar a tabela, o usuário deverá selecionar no campo Cubo para qual tipo de gestão ela será direcionada. Após isso, será necessário selecionar na opção Campos todas as informações que deseja exibir na tabela.


Inserir campos


Para voltar aos Campos e alterá-los, basta utilizar o ícone .


Cabeçalho

No cabeçalho estarão disponíveis as seguintes opções:

  • Expandir: permite expandir ou recolher os detalhes da tabela;


Expandir


  • Exportar: permite exportar o relatório nos seguintes formatos: HTML, CSV, Excel, Imagem e PDF ou imprimi-la;



Exportar


  • Tabela: permite retornar à exibição para o modo tabela quando estiver em formato de gráfico;
  • Gráficos: permite visualizar o relatório através de gráficos. As opções são: Barras, Barra, Linha, Dispersão, Pizza, Coluna Empilhada e Linha de Coluna;


Exibir resultado em gráfico


  • Formatar: permite realizar ajustes de formatação em forma de células e de condicional;



Formatar


  • Opções: permite configurar a opção de layout da tabela, além das informações adicionais que podem ser exibidas;



Opções de layout da tabela


  • Campos: nesta opção é possível configurar todos os campos que serão visualizados no relatório, organizando por Filtros, Colunas, Linhas e Valores;



Opção campos para a tabela


  • Tela cheia: permite visualizar o relatório em modo de tela cheia.


Visão

Após gerar a tabela dinâmica com as informações selecionada é possível salvá-la em visões para acessá-la novamente sem a necessidade de selecionar cada filtro. Para criar uma nova visão, basta definir as informações e clicar em Salvar.


Campo de nova visão


Para que a visão seja salva é necessário definir as seguintes informações:

  • Nome: deve ser informada uma identificação para a visão que será salva;
  • Cubo: será exibido o tipo de cubo no qual será salva a visão;
  • Usuários Compartilhados: devem ser selecionados os usuários que terão acesso à visão.


Criar nova visão


Após Salvar, a visão ficará disponível no mesmo campo.


Visões salvas

Neste item é possível visualizar todos os indicadores padrões e os que porventura sejam customizados para alguma necessidade específica, são ferramentas que permitem tornar a visualização mais rápida, pois em uma única tela será possível tomar conhecimento de todos os valores diários. Para visualizar os indicadores, é necessário filtrar as seguintes informações.

  • Portais: deve ser selecionado um ou mais portais nos quais serão realizadas a busca dos indicadores;
  • Empresas: deve ser selecionada uma ou mais empresas nas quais serão realizadas a busca dos indicadores;
  • Ano: é possível indicar o ano de busca;
  • Mês: é possível indicar o mês da busca;
  • Visualizar apenas KPI's com metas: marcando esta opção serão buscados somente os indicadores que possuem metas atreladas.


Busca dos indicadores


Realizada a busca, o sistema exibirá uma marcação de cores (verde, amarelo e vermelho) que permitirá ao usuário verificar os pontos críticos, os que merecem atenção e os que estão de acordo com as metas anteriormente estipuladas. Os que não estiverem com cores vinculadas são os que não possuem metas inseridas. 


Resultado dos indicadores filtrados


Nota

Os ícone de "+" e "-" permitem adicionar ou remover um indicador do dashboard.

As projeções também são indicadores, porém, utilizam de gráficos para demonstrar as informações. Nas projeções é possível visualizar as informações de meta, observando o realizado e a projeção com base na média dos dois últimos meses. Para visualizá-las basta clicar no ícone  do KPI desejado.


Gráfico de projeção das metas

Na aba "Metas" serão estabelecidas metas para os indicadores disponíveis para acompanhamento do que está sendo realizado. Assim, qualquer movimento contrário ao desejado será detectado para que ações possam ser tomadas rapidamente. Elas podem ser cadastradas por meio do BI ou via banco de dados, de forma semanal e com a opção de metas por mês. As mestas são separadas por empresa e por semana. Para visualizá-las, é necessário preencher os seguintes filtros:

  • KPI: deve ser selecionado o indicador para o qual deseja configurar as metas;
  • Portal: deve ser selecionado o portal para o qual deseja configurar as metas;
  • Ano: deve ser selecionado o ano para qual deseja configurar as metas;
  • Mês: deve ser selecionado o mês para qual deseja configurar as metas.


Filtros de metas


O usuário deverá indicar o valor da meta no campo semanal, e automaticamente as metas diárias serão calculadas. Após configurar as metas, basta clicar Salvar.


Configuração de metas



Nota

As metas serão atualizadas na extração diária.

Serão apresentados os relatório para o acompanhamento das metas, no momento estará disponibilizado o relatório de Faturamento por Lojas.


Relatório de faturamento por loja

Nesta aba podem ser parametrizadas algumas informações que serão utilizadas pela ferramenta. As configurações que podem ser definidas são de Faixa Idade, Faixa Horário e Faixa Preço Venda.


Menu cadastros


Faixa Idade

Esta faixa está associada a uma dimensão e demonstrará o faturamento conforme a faixa de idade registrada, ela poderá ser verificada no cadastro de CRM. Através das opções  é possível editá-las ou exclui-las.


Cadastro faixa de idade


Faixa Horário

Através desta configuração é possível verificar a faixa de horário que representa maior faturamento. Deve ser cadastrada sem pontuação (22:00 = 2000), uma não deve sobrepor a outra (das 10:00 às 11:00 e das 11:01 ao 12:00) e as faixas precisam compreender horários do mesmo dia.  Através das opções  é possível editá-las ou exclui-las.


Cadastro faixa de horário de venda


Faixa Preço Venda

A configuração de faixa de preço permite conhecer quais faixas representam maior saída (faturamento).  Através das opções  é possível editá-las ou exclui-las.


Cadastro preços de venda


  • Sem rótulos