Balanço de Estoque (Novo)

A rotina de Balanço é utilizada para ajustar o saldo dos produtos no sistema de acordo com o saldo físico real do estoque


Para utilizar a rotina acesse Suprimentos > Estoque > Balanço (Novo). Ao acessar a tela será possível visualizar os balanços realizados e o status de cada um.

Tela inicial 


Para encontrar um balanço específico, poderá utilizar os filtros para realizar uma busca refinada.

  • Data Inicial e Data Final: deverá inserir o período inicial e final em que foi realizado o balanço;
  • Empresa(s): poderá selecionar uma ou mais empresas onde foi realizado o balanço;
  • Palavra chave: poderá inserir uma palavra chave, sendo código ou descrição;
  • Finalizados: marcando esta opção a busca será feita somente por balanços que foram finalizados;

Após definir os filtros conforme desejado, basta clicar em "Filtrar" que a busca será feita. Para cada status do processo do balanço, será possível realizar diferentes ações.


Planejado

Para os balanços que estão com status de "Planejado", será permitido executar três ações: Executar, Editar ou Cancelar.


Ações do status planejado

  • Executar: a execução do balanço ocorre de forma online, utilizando um celular ou tablet.


Executar balanço

Selecionando a forma online de execução, será necessário escolher em qual seção será feito o balanço. Ao selecionar a seção, será exibido um QR Code para realizar a leitura e assim iniciar o balanço.


Escolher seção.


A próxima etapa será a leitura dos produtos pelo celular ou tablet.



A leitura do código do produto poderá ser feita pelo QR Code ou código de barras, ou manualmente digitando no campo "Produto". Para ajustar a quantidade de produtos pode inseri-la no campo "Qtde" antes da leitura ou digitação do código do produto, ou realizar a leitura do mesmo código de acordo com a quantidade que desejar. Caso ocorra algum erro no momento da leitura, será exibida uma mensagem informando.



Após finalizar a leitura dos produtos, basta clicar em "Finalizar".



  • Editar: clicando na opção de editar, será exibido o cadastro do balanço onde o usuário poderá realizar as alterações que desejar;
  • Cancelar: ao escolher por cancelar, o balanço em questão será removido da listagem, não podendo ser revertida a ação.


Cancelar balanço


Em andamento

Para os balanços que estão com status de "Em andamento", será permitido executar três ações: Executar, Acompanhamento ou Visualizar.


Balanço em andamento


  • Executar: mesmo quando o balanço está com o processo em andamento, será possível executar mais balanços caso tenha seções disponíveis ainda. Se todas as seções já tiverem sido executadas, a seleção ficará bloqueada e não poderá prosseguir.


Seções concluidas


Caso ainda tenha seção disponível, basta executar o balanço normalmente.


Executar balanço


  • Acompanhamento: nesta opção poderá ser feito o acompanhamento do balanço. 
    • O botão de "Executar" ficará habilitado quando uma seção estiver selecionada e com a situação "Pendente".

 

Executar balanço

Ao clicar em "Executar", será apresentado o processo normal de execução de um balanço.


    • O botão de "Finalizar" ficará habilitado quando todas as seções estiverem com a situação "Concluído". 
    • As ações de "Editar" e" Limpar Seção" ficaram habilitadas quando a seção estiver com a Situação "Concluído"


Acompanhamento balanço


Botão 

Poderá editar a quantidade dos produtos do balanço.


Editar quantidade


Botão 

Limpará a seção e poderá executar novamente o balanço da seção em questão.


Clicando em "Finalizar", ocorrerá o direcionamento para a tela de finalização. Para retornar a tela inicial da rotina poderá clicar em "Voltar", sem finalizar o balanço. Em "Imprimir" será realizada a impressão do balanço executado. E em "Finalizar" vai terminar o processo de execução do balanço e retornar a tela inicial.


Tela de finalização


Nota

Os balanços finalizados não ficarão visíveis na listagem da tela inicial. Para visualizá-los será necessário marcar a opção "Finalizados" nos filtros.

  • Visualizar: ao clicar para visualizar um balanço, será exibido o cadastro dele, mas não será permitido alterar os dados.


Finalizado

Para os balanços que estão com status de "Finalizado", será permitido executar uma ação: Visualizar.


Balanço finalizado


  • Visualizar: ao clicar para visualizar um balanço, será exibido o cadastro dele, mas não será permitido alterar os dados.


Cadastrar Balanço

O cadastro de um balanço será necessário para situações em que o balanço não necessariamente será executado de imediato. Assim, poderá ser planejado para ser executado em algum momento posterior. Por exemplo: em uma loja com muitos produtos, pode ser executado um inventário rotativo durante uma semana, avaliando apenas óculos na segunda-feira, sapatos na terça, acessórios na quarta e assim por diante. O lançamento prévio do balanço serve para já deixar todas estas rotinas melhor organizadas, além de abrir a possibilidade futura de automatização ou execução periódica, criando os balanços a serem executados de acordo com critérios pré-estabelecidos pela franquia ou individualmente pela empresa.


Para realizar o cadastro de um balanço acesse a opção "+Novo Balanço".

Grupo Dados Gerais

  • Descrição: deverá definir uma descrição para o balanço que será executado;
  • Data Lançamento: deverá informar a data de referência para o lançamento do balanço. Esta é a data em que as movimentações geradas pelo balanço serão efetivadas;
  • Depósito: deverá informar o depósito em que o balanço será executado;
  • Fornecedor: poderá informar os fornecedores que farão parte do balanço;
  • Seções: deverá informar as seções que serão avaliadas;

Dados gerais do balanço


Grupo Estrutura Mercadológica

  • Setor: informar os setores que farão parte do balanço.: 
  • Marca: informar as marcas que farão parte do balanço.:
  • Linha: informar as linhas que farão parte do balanço;
  • Coleção: informar as coleções que farão parte do balanço.
  • Tamanho: informar os tamanhos que farão parte do balanço.

Cores: informar as cores que farão parte do balanço.


Estrutura mercadológica do balanço


Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico / Consultores Linx

Para alterar a legenda dinâmica da estrutura mercadológica da empresa é necessário acessar: Empresa > Parâmetros Globais > Acesso Restrito > Estoque > Grupo "Legenda Dinâmica".

Menu Lateral

No menu lateral será exibido todos os grupos do cadastro, com a possibilidade de navegar de um para outro apenas clicando sobre o título, sem precisar descer pela barra de rolagem. Além disso terá o botão de "Cadastrar" para salvar o cadastro do balanço, e o de cancelar caso desejar desistir do cadastro.


Menu lateral

  • Sem rótulos