Introdução

Todo produto possui informações fiscais, as quais devem estar preenchidas corretamente no cadastro do produto, a fim de evitar que ocorram rejeições durante o processo de venda no Totem.

 Abaixo podem ser conferidas as orientações sobre parametrização fiscal na retaguarda AutoSystem.



Rejeição

Dentre as rejeições que podem ocorrer devido a alguma desconformidade fiscal, está a rejeição 931 - Rejeição: Informado código de benefício fiscal incompatível com CST e UF.



Neste caso houve uma discordância no cadastro cBenef, quando este foi confrontado com os dados de NCM e CST do cadastro de produto.

No arquivo abaixo podem ser conferidos os códigos cBenef e seus respectivos códigos CST, para os estado do Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.




Confirmação do NCM e CST

Quando ocorre um rejeição durante a venda, conforme a mencionada anteriormente, é importante acessar o cadastro desse produto utilizado na venda, e confirmar o NCM e CST.

No AutoSystem, acessar no módulo Gerencial o menu Cadastros > Produtos e pesquisar o produto da venda.


Acessar a guia Fiscal, e confirmar se estão corretos o Código NCM e o CST, sendo este último localizado na subguia Tributação.



Cadastro do Código cBenef

O próximo passo será verificar na relação de NCM qual o código cBenef cadastrado. Acessar no módulo Gerencial o menu Cadastro > Tabelas > Fiscal > Código de Beneficio Fiscal.



Informar no campo UF o estado e localizar o NCM do produto. Verificar se o CST e o Código cBenef estão corretos. O Código cBenef deve ser cadastrado com base no CST do estabelecimento.

Esses códigos podem ser conferidos na tabela disponibilizada no item que fala sobre Rejeição.


Abaixo será apresentado um exemplo para melhor entendimento.

O produto do exemplo possui NCM 63026000 e o estado é RJ.



O NCM foi localizado na funcionalidade. O CST informado é 50, porém, conforme a tabela, para esse Código cBenef, o CST correto deveria ser 20 ou 70, como mostra a imagem abaixo.



Neste caso o CST deve ser corrigido.



Sincronia do Totem de Autoatendimento

Após configurar corretamente as informações, o cadastro de produtos e tributações devem ser sincronizados do AutoSystem para o Totem de Autoatendimento. A sincronia pode ocorrer de duas formas: pelo aplicativo ou pelo banco de dados.



  • Sincronia pelo aplicativo

Acessar no Totem de Autoatendimento o menu Operações Administrativas > Sincronia e pressionar o botão Sincronizar Agora.



  • Sincronia pelo banco de dados

Acessar o banco de dados do Totem de Autoatendimento e, para forçar a sincronia para recebimento das atualizações dos cadastros do AutoSystem, inserir o seguinte comando:

notify do_sync_recv, 'import_tabela'





  • Sem rótulos