O que é o Regime Especial - Crédito Presumido de ICMS?

Regime Especial é uma modalidade de tributação onde o governo concede à determinadas empresas um tratamento tributário diferenciado, conhecido como TTD, com o objetivo de incentivar determinados setores ou segmentos no Estado através de benefícios fiscais.

Uma destas modalidades é o Crédito Presumido, onde os créditos normais das entradas são substituídos por um determinado percentual sobre suas vendas.

Para atender este tipo de regime especial, são necessárias algumas configurações no sistema, a fim de gerar ajustes no SPED Fiscal, através do Registro C197, e com isso estornar os débitos das vendas e devoluções de venda e posteriormente gerar a Sub-Apuração do ICMS.

Atualmente o sistema trata apenas o Crédito Presumido com Recolhimento Efetivo. Ainda não foi disponibilizada a opção de tratamento para a Carga efetiva.

Essa funcionalidade atende três tipos de ajuste através do Registro C197, que visam facilitar a Sub-Apuração do ICMS no SPED:


• Estorno dos débitos destacados nas notas fiscais de saída das mercadorias beneficiadas.
• Estorno do crédito referente ao recolhimento efetivo das notas ficais de devolução de saídas beneficiadas
• Estorno da parcela excedente dos créditos das notas ficais de devolução de saída, obtido pela diferença entre o valor declarado para “recolhimento efetivo” e o valor destacado no documento fiscal de devolução.

Para cadastrar estes ajustes acesse Empresa > Parâmetros Globais > SPED.

Dentro dos parâmetros gerais do SPED Fiscal, é necessário clicar em Cadastrar na opção:  Cadastrar Registros C197 (Tratamento Tributário Diferenciado - Crédito Presumido).


Configuração do Registro

Na tela de cadastro do registro C197, todos os campos são obrigatórios para preenchimento. Será necessário informar os seguintes dados:

  • Código do Ajuste: o código deve ser preenchido conforme formalizado no documento dos Tratamentos Tributários Diferenciados da empresa, sendo composto por 10 caracteres;
  • Percentual de Recolhimento Efetivo: o percentual pode variar de acordo com a origem da mercadoria e o destino, conforme é definido do TTD (Tratamentos Tributários Diferenciados), ficando a critério da empresa o preenchimento do valor;
  • Valor do ICMS: são apresentadas três opções, porém é possível selecionar apenas uma por registro:  
    • Valor do ICMS da Nota;
    • Valor do Recolhimento Efetivo;
    • Parcela excedente do crédito (diferença entre o ICMS da nota e o Recolhimento efetivo).
  • Percentual de Recolhimento Efetivo: o percentual pode variar de acordo com a origem da mercadoria e o destino, por exemplo, conforme definido no Regime Especial, sendo necessário o preenchimento somente quando o campo “Valor do ICMS” estiver configurado como “Valor do Recolhimento Efetivo” ou “Parcela excedente do crédito”;
  • Descrição da observação vinculada ao lançamento fiscal (Registro 0460): nesse campo a empresa pode preencher conforme sua necessidade;
  • Descrição complementar do código de observação (Registro C195): nesse campo a empresa pode preencher conforme sua necessidade.


Cadastro do Registro

Após inserir as informações e clicar em Salvar, o registro será apresentado logo abaixo na Listagem de Registros. Nessa listagem é possível Editarou Excluir, conforme necessidade. Caso queira excluir o registro, o sistema mostrará uma mensagem, informando que o registro será desvinculado da configuração tributária e a operação não poderá ser desfeita. 

Após finalizar o cadastro, é necessário vincular os ajustes nos Detalhamentos de Configuração Tributária dos produtos e operações beneficiadas. 

Para vincular acesse Suprimentos > Estoque > Cadastrados Auxiliares > Gestor Tributário.

SPED - Tratamento Tributário Diferenciado/Crédito Presumido

Ao selecionar SPED – Tratamento Tributário Diferenciado/Crédito Presumido, é obrigatório preencher:

  • Natureza de Operação: serão apresentadas apenas as naturezas que possuem as operações de Saída e Devolução de Saída;
  • UF Origem/Destino;
  • CFOPs;
  • CSTs/CSOSNs;
  • Operação com;
  • NCMs.

Apenas o filtro CESTs é opcional o preenchimento.

Listagem SPED – Tratamento Tributário Diferenciado/Crédito Presumido

Na listagem do resultado da busca, será apresentado os detalhes das configurações tributárias, conforme os filtros aplicados. Os detalhamentos serão agrupados conforme a Natureza de Operação e Classe Fiscal. Nessa listagem haverá as seguintes colunas:

  • ID;
  • CFOP;
  • Registro C197: caso a configuração tributária possua o registro C197 vinculado, será apresentado na coluna. Na ocasião de possuir mais de um código, esses serão separados por vírgula.


Listagem

Para vincular o Registro C197, é preciso selecionar a configuração e clicar em EditarAo realizar a ação, será apresentada a tela com os ajustes (registros C197) cadastrados no sistema, que poderão ser vinculados a configuração tributária


Vincular o Registro

Depois de selecionar, clique em Confirmar. Será direcionado para a listagem permitindo que seja feita uma nova conferência antes de finalizar efetivamente o ajuste. As configurações que foram alteradas, ficarão com a descrição do ID e CFOP em negrito, diferenciando das demais ainda não foram alteradas. O registro vinculado possuirá um link que ao ser clicado será redirecionado para a tela de cadastro/alteração do registro C197.


Link do registro

Depois de editar as configurações clique no botão Finalizar.

Tendo os ajustes (Registro C197) vinculados as Configurações Tributárias, quando o SPED Fiscal for gerado (SPED > Iniciar SPED > SPED EFD Fiscal), abaixo do Registro C100 serão apresentados os Registros C195 e C197 para os produtos parametrizados, conforme exemplo abaixo:

Após clicar no botão finalizar, o sistema informar a mensagem de sucesso no vínculo dos registros nas configurações tributárias. Com isso, possibilita ao usuário verificar o log de alteração.

Finalização da rotina

Clicando em Voltar, o usuário será redirecionado para a tela inicial de filtros. Através do botão Ver Log de Alteração, será permitido verificar as informações antes e depois da alteração. 


Log de alteração

Caso queira verificar o log completo, contendo a hora, data e qual usuário alterou as informações, acesse Empresa > Segurança > Pesquisar Logs.

  • Sem rótulos