Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 3 Próxima »

Sumário


Introdução

Introdução

Disponibilizamos novas funcionalidades que agregam valor no seu dia a dia. Foi implementado o “Relatório DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício” onde você poderá verificar algumas informações como:  Receita Bruta de Vendas, Deduções, Receita Líquida, Lucro Bruto, Despesas e Receitas, Distribuição de Dividendos entre outras informações.

Para acessar essa nova funcionalidade acesse o menu [Relatórios - DRE].



Personalizar

Personalizar

Ao acessar o menu [RELATÓRIOS - DRE] é necessário clicar na lupa referente ao botão <PERSONALIZAR>, para que sejam disponibilizados os filtros para efetuar a consulta.

Ao pressionar o botão PERSONALIZAR irá apresentar uma seção contendo os filtros disponíveis neste relatório para realizar uma pesquisa mais precisa.

O campo "Tipo de período" tem duas opções:

  • Data de Pagamento: mostra no resultado apenas os títulos e operações pagas ou liquidadas no período selecionado.
  • Data de Vencimento: mostra no resultado os títulos e operações pagas/liquidadas e as não pagas/pendentes, com data de vencimento no período selecionado.

Após incluir os filtros desejados, pressionar o botão "PESQUISAR".

Para limpar os filtros que você utilizou, clique no botão "LIMPAR FILTROS".


Resultado

Resultado

O relatório DRE é dividido em seções e dentro destas seções o sistema agrupa as informações e em algumas, apresenta apenas o resultado.

Descrições das seções e agrupamentos são:

  • Receita bruta de vendas: Apresenta a soma das vendas. Exemplo: Vendas pelo PDV e notas de Venda realizadas pela retaguarda.
  • Deduções:
    1. Devoluções e descontos sobre vendas: Apresenta a soma de devoluções de produtos e descontos que foram aplicados nas vendas.
    2. Impostos sobre vendas: Apresenta a soma de impostos aplicados sobre a venda, no período selecionado.
  • Receita Líquida: Receita bruta de vendas - Deduções.
  • CMV (Custo dos produtos/mercadorias vendidos): Apresenta a soma do custo dos produtos vendidos. Considera o preço de custo dos itens vendidos no período.
  • Lucro bruto: Receita líquida - CMV.
  • Receitas operacionais: Apresenta as receitas classificadas como operacionais e lançadas no período. Exemplo: títulos e notas do Gerenciamento Financeiro.
  • Despesas operacionais: Apresenta as despesas classificadas como operacionais e lançadas no período. Exemplo: títulos e notas do Gerenciamento Financeiro.
  • Lucro operacional: Lucro bruto - Despesas operacionais + receitas operacionais.
  • Receitas não operacionais: Apresenta as receitas classificadas como não operacionais e lançadas no período. Exemplo: títulos e notas do Gerenciamento Financeiro.
  • Despesas não operacionais: Apresenta as despesas classificadas como não operacionais e lançadas no período. Exemplo: títulos e notas do Gerenciamento Financeiro.
  • LAIR (LUCRO ANTES IMPOSTO DE RENDA): Lucro operacional - Despesas não operacionais + receitas não operacionais.
  • Imposto sobre lucro: Apresenta as despesas classificadas como imposto sobre o lucro e lançadas no período. Exemplos: IRPJ, CSLL
  • Distribuição de dividendos: Apresenta as despesas classificadas como distribuição de dividendos e lançadas no período.
  • Lucro livre: Lucro líquido - Distribuição de dividendos.


O relatório é diretamente ligado às contas que são criadas e configuras nos menus: [Configurações - Contas] e [Configurações - Relação de Contas e Operações], portanto elas devem estar corretamente configuradas para que sejam contabilizadas nas seções corretas.

Exemplo:

Para que um valor ou título apareça dentro da seção: "Distribuição de dividendos" do DRE, a conta vinculada ao título deve ter a classificação: "Distribuição de Dividendos" no cadastro de Contas.

Verifique os manuais de Contas e Relação de Contas e Operações


Ações adicionais

Ações adicionais no resultado

No resultado, você poderá realizar as seguintes exportações; Expandir\Recolher agrupamentos, Adicionar\Remover colunas, Exportar para Excel, Exportar para PDF.

No documento gerado temos as mesmas informações do que é mostrado e configurado no relatório web, inclusive as colunas agrupadas. Também adicionamos algumas informações no arquivo baixado, como:

Cabeçalho:

  • Nome do Relatório.
  • CNPJ do estabelecimento
  • Nome Fantasia
  • Período no qual o relatório foi configurado.

Rodapé:

  • Data e Horário da geração da planilha
  • Domínio/identificação do sistema
  • Usuário que gerou a planilha

Caso deseje imprimir, utilize o documento gerado.


PERSONALIZADOS

Personalizados

A partir de um resultado já gerado você poderá criar uma visualização personalizada para utilizar posteriormente. Para criar um relatório personalizado, no painel de “RESULTADOS” utilize o botão “PERSONALIZAR”. Será apresentada a opção salvar como, ao escolher essa opção, será exibida uma janela com as opções:

  • Título: Escolher um título para o relatório;
  • Público: Relatórios públicos podem ser visualizados e editados por mais de um usuário, ao entrar no relatório de vendas da mesma empresa.
  • Período: Escolher um período em que este relatório irá realizar a pesquisa.
    • Dia atual, últimos x dias (7, 15, 30), Mês atual ou Mês anterior.

Um relatório Personalizado já criado, terá as seguintes opções no botão "Personalizar":

  • Salvar: você poderá editar os agrupamentos, colunas e salvar essa nova configuração para o mesmo relatório.
  • Salvar como: cria um relatório a partir de um relatório Personalizado;
  • Editar: poderá alterar o título, se ele é público ou não, e o período de busca.
  • Excluir: exclui o relatório personalizado.



Documentação

Documentos e Manuais

Caso você pressione o botão "DOCUMENTOS E MANUAIS", será direcionado diretamente para uma página no Linx Share que conterá o link com material criado informando suas funcionalidades.


  • Sem rótulos