- Criado por Usuário desconhecido (angelica.carvalho), última alteração por Fernando Simoes em jul 06, 2021
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Essa integração está disponível a partir da versão 3.0.3.5 ou superiores.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais.
Pensando nisto o Linx Big Farma modificou e incluiu alguns processos para que o usuário possa inserir e controlar seu dados com muito mais segurança.
Configurações no Linx Big Farma
Configurações Filiais
Para o sistema Linx Big Farma ter acesso ao portal LGPD o usuário terá que realizar algumas alterações, para isso vá ao menu Configurações > Filiais > Integrações na aba LGPD.
Os dados serão fornecidos mediante a contratação do serviço.
Figura 01 - Configurações Filiais
Insira os dados solicitados e clique em , ou através das teclas de atalho Ctrl + G.
Caso o usuário não habilite a integração LGPD será exibido o alerta "Integração LGPD Desabilitada" nos cadastros de Clientes (Figura 04) e Empresas (Figura 09).
Após essa configuração será necessário realizar as verificações da aba LGPD dos cadastros de Empresas e Clientes.
Cadastro de Empresas
No cadastro de empresas serão identificadas 3 situações:
- Caso a empresa esteja vinculada a uma administradora de convênio do Linx Conecta, será exibido o alerta "Cadastro vinculado a uma Administradora do Linx Conecta", neste caso só poderá ser realizado esta operação diretamente no portal do Linx Conecta.
Figura 02 - Empresas - Vinculada a uma Administradora Linx Conecta
- Para empresas que não utilizam o Linx Conecta será possível escolher qual ação deverá ser utilizada na ausência do aceite do Termo de Consentimento;
Figura 03 - Empresas - LGPD
O Campo "Cód. Operação" tem como objetivo fornecer ao Sistema uma forma para configurar a operação que será utilizada na integração do Portal.
Junto com o CNPJ da drogaria esse campo será utilizado para realizar as buscas dos termos no portal e registrar as requisições.
O valor desse campo será fornecido de acordo com cada empresa e parametrização dos termos do portal.
- Caso a integração LGPD esteja desativada (Figura 01 acima) será exibido o alerta "Integração LGPD Desabilitada", sendo necessário ativar a integração para realizar a operação.
Figura 04 - Empresas Integração LGPD Desabilitada
Cadastro de Clientes
- Caso o cliente esteja vinculado a uma administradora de convênio do Linx Conecta, será exibido o alerta "Cadastro vinculado a uma Administradora do Linx Conecta", neste caso só poderá ser realizado esta operação diretamente no portal do Linx Conecta.
Figura 08 - Cadastro Cliente Vinculado Linx Conecta
Pode-se verificar também o Status do termo da LGPD e também solicitar o mesmo através do menu Cadastros > Clientes, procure o usuário que deseja e vá na aba LGPD.
Ao clicar no botão aparecerá o status do termo do usuário, se foi aceito/recusado/pendente ou se o termo ainda não foi emitido.
Figura 05 - Cadastro Clientes
Caso o termo ainda não tenha sido emitido basta clicar no botão .
Figura 06 - Solicitação do Termo de Consentimento LGPD
Clicando em abrirá a tela do portal LGPD.
Figura - Portal LGPD
Insira os dados e abrirá a tela para escolha do método de envio do termo.
Para saber mais sobre o Portal LGPD acesso o artigo Emitir e Responder Termo de Consentimento a partir da Figura 03.
Após realizar o procedimento, ao voltar no Linx Big Farma aparecerá a mensagem.
Figura 07 - Status Consentimento
Ao clicar em retornará qual é o status do termo. São eles:
- Termo Aceito: Quando o usuário aceitou os termos da LGPD;
- Termo Recusado: Quando o usuário não aceitou o termo LGPD;
- Termo Pendente: Quando o usuário ainda não aceitou ou recusou o termo LGPD.
- Caso a integração LGPD esteja desativada (Figura 01 acima) será exibido o alerta "Integração LGPD Desabilitada", sendo necessário ativar a integração para realizar a operação.
Figura 09 - Integração LGPD Desabilitada
- Caso o cliente esteja configurado como pessoa Jurídica será exibido o alerta "Informações disponíveis apenas para cliente pessoa física", pois, atualmente a integração LGPD trata apenas de dados Pessoa Física.
Figura 10 - Cadastro Cliente - Pessoa Jurídica
Procedimento na Tela de Vendas
Para que o Linx Big Farma informe as condições do termo LGPD do usuário na tela de vendas, será necessário realizar algumas alterações, para isso vá ao menu Configurações > Filiais > Vendas na aba LGPD.
O Campo "Ação quando não for possível obter o status do consentimento" será utilizado no momento da venda nas seguintes situações:
1 - Se a venda não for para uma empresa de administradora de convênios do Linx Conecta;
2 - Se não for possível obter o status do consentimento;
3 - Se a empresa estiver configurada com o valor "Bloquear" no campo "Ação quando identificado a ausência do aceite do termo de consentimento" (Figura 03).
Figura 11 - Cadastro e Configurações de Filiais
- Bloquear: Aparecerá uma mensagem de alerta informando que não foi possível obter o Status do termo, o sistema irá bloquear a venda;
- Notificar: Aparecerá apenas uma mensagem informando que não foi possível obter o Status do termo, mas a venda poderá ser finalizada normalmente
- Solicitar Senha Supervisor: O sistema irá solicitar senha a supervisor para liberar a venda;
- Nenhuma ação: Não aparecerá nenhum alerta e a venda poderá ser finalizada normalmente;
Na tela de vendas o processo continua o mesmo.
Insira a empresa á qual foi vinculado o termo LGPD.
Figura 12 - Tela de Vendas - Empresa Vinculada ao LGPD
Abrirá a tela para inserir o número de cartão (Cliente) para verificar o termo e tecle Enter (teclado) para o sistema iniciar a busca.
Figura 13 - Pesquisar Cliente
Nesta tela Pesquisar Cliente o usuário poderá Cadastrar o cartão fidelidade, consultar o status do termo ou Solicitá-lo.
Para isso, basta clicar em ou utilizar a tecla de atalho F5 para cadastrar o cartão desejado;
ou utilizar a tecla de atalho F6 para Consultar o Status do Termo LGPD, e
ou utilizar a tecla de atalho F7 para Solicitar o Termo LGPD.
Após clique em e aparecerá a tela com os Dados do Cliente, o Status da venda e o Status do consentimento.
Figura 14 - Dados do Cliente
Feito isso, preencherá o nome do cliente e a venda poderá ser realizada normalmente.
Ao inserir todos os produtos, tecle Esc e .
Abrirá a tela de programa de descontos com as informações do conveniado.
Nesta tela também é possível Consultar o Status e Solicitar Termos utilizando os mesmos botões ou teclas de atalho da Figura acima.
Figura 15 - Programa de Descontos
Caso esteja com os dados corretos clique em , aparecerá a tela com os dados do produto.
Figura 16 - Programa de Descontos - Produtos
Clique em e finalize a venda normalmente.
Para clientes que não utilizam o Linx Conecta a mudança na tela de vendas foi na tela de pesquisar o cliente, pois, foi adicionado a informação LGPD.
Aparecerá o Status do Termo e também os botões e tem as mesmas funcionalidades das outras telas, já o botão é para o usuário que queira pular para o envio do termo de consentimento no portal LGPD.
Figura 17 - Pesquisar Cliente - Termo LGPD
- Sem rótulos