Manutenção de Produtos

Através deste relatório é possível manutenir, de maneira rápida, as informações dos produtos. Assim, este recurso permite alterá-las de uma única vez para uma listagem de produtos. 


Permissão de Usuário

A permissão de usuário "Manutenção" disponível em Administrativo > Usuários > Listar > Grupo Estoque > Subgrupo Relatórios de Estoque deve estar marcada.

Ao acessar o relatório é possível buscar os produtos para manutenção e também definir as colunas para alteração das informações através dos filtros. 

  • Empresa;
  • Produto;
  • Fornecedor;
  • Setor;
  • Linha;
  • Marca;
  • Coleção;
  • Espessura;
  • Tamanho;
  • Classificação;
  • Origem de Mercadoria;
  • Descrição;
  • Referência;
  • Cód. Auxiliar;
  • Comprador;
  • NCM;
  • Cód. CEST.
  • Disponível para loja virtual: para que este filtro esteja disponível é necessário entrar em contato com Suporte Técnico Linx Microvix.
  • Configuração Tributária;
  • Ordenação: Alfabética, Código ou Referência;
  • Listar produtos: Ativados, Desativados ou Todos;
  • Listar: Produtos/Componentes, Fichas Técnicas ou Ambos e Depósito;
  • Listar somente produtos sem Config. Tributária (ou em uma configuração que a empresa não esteja habilitada);
  • Listar somente produtos sem NCM;
  • Ajustar Saldos;
  • Depósito;
  • Desabilitar (para desativar um produto a rotina é necessário que o checkbox de saldo também seja marcado);
  • Descrição básica;
  • Referência;
  • Cód. Barras;
  • Código Auxiliar;
  • Custo médio;
  • Inidade;
  • Localização;
  • Fornecedor;
  • NCM;
  • CEST;
  • Custoc/ICMS / Markup / Venda / Desc. / IPI;

Caso o usuário queira ajustar o saldo dos produtos através do relatório, basta marcar a opção "Ajustar saldo". Para desabilitar algum produto é necessário que as opções "Ajustar Saldos" e "Desabilitar" estejam marcadas. Também é possível definir quais colunas deverão ser listadas no relatório, as opções são: Máx., Mín. e Config. Trib. (opções fixas). 


Filtros


  • Origem da Mercadoria;
  • Cód. do beneficio fiscal;
  • Produzido em escala não relevante/CNPJ produtor;
  • Produto Supérfluo;

A cor poderá ser alterada somente se estiver marcado o parâmetro global de estoque: "Alterar cor do produto pela manutenção". No grupo "Manipular Produtos" quando habilitada uma das opções: "Integrados, Não Integrados ou Ambos" também será possível alterar a quantidade mínima ou máxima dos itens. Para isso, é necessário que no grupo "Colunas" as opções: Máx. (quantidade máxima) e Min. (quantidade mínima) estejam habilitadas.

No relatório de Manutenção, há duas formas de reajustar custo: por Preço de venda ou Markup. Esta opção indica qual dos dois valores será alterado quando ocorrer modificação no valor do custo dos produtos. 

  • Preço de venda: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo valor de markup e o preço de venda que será alterado;
  • Markup: ao alterar o custo, sempre manterá o mesmo preço de venda e o markup que será alterado

Ao alterar umas das opções citadas a cima, o sistema atualizará o cadastro do produto e será gerado um log da alteração, que poderá ser consultado através da rotina de pesquisa de logs (Empresa > Segurança > Pesquisar Logs). Mais informações sobre a pesquisa de logs vide manual Manual de Empresa, tópico Pesquisar Logs.

Ao marcar uma das opções, ou as duas:

  • Listar somente produtos sem Config. Tributária (ou em uma configuração que a empresa não esteja habilitada);
  • Listar somente produtos sem NCM;

Os campos "NCM" e "Configuração tributária" não poderão ser informados e terão uma mensagem informando que os campos foram desabilitados.

De acordo com os filtros definidos a listagem de produtos será apresentada, poderá ser realizada a manutenção dos itens conforme as colunas descriminadas.


Listagem para manutenção


Ao visualizar a listagem serão exibidas as informações de estrutura mercadológica considerada para geração das informações, a quantidade de páginas geradas e o botão "Alterar listagem de página" que permite salvar as alterações da página em questão.


Estrutura mercadológica e paginação


É possível reajustar o custo atualizando preço de venda ou markup, sendo que:

  • Ao alterar o custo considerando o preço de venda, o markup não será alterado.
  • Ao alterar o custo considerando o markup, o preço de venda não será alterado.


Reajuste de custo


As colunas disponíveis para alteração serão as selecionadas na página de filtros, abaixo algumas observações importantes:

  • Não será possível alterar o código principal, código auxiliar ou código de barras de um produto para um código igual ao código principal, auxiliar ou de barras de um outro produto ou ficha técnica;
  • Ao clicar os links da descrição das colunas será possível replicar a informação da primeira linha para as demais;
  • Se o saldo do produto for ajustado, um lançamento contábil será realizado conforme as operações padrões 25 – Entrada para Ajuste de Estoque (caso o saldo seja ajustado para uma quantidade maior) ou 58 – Saída para Ajuste de Estoque (caso o saldo seja ajustado para uma quantidade menor);
  • A descrição básica de produtos já movimentados poderá ser alterada somente se o sistema não estiver configurado para bloquear a alteração de descrição, para verificar é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.
  • Caso os campos: CEST, NCM e/ou o código de barras sejam alterados, ao clicar no botão "Salvar" será realizada uma validação, e em caso de divergência nos dados será exibida uma mensagem de alerta. Ao clicar em "Não, obrigado!" a mensagem será fechada, caso contrário, ao clicar em "Sim, desejo!" o campo que foi informado incorretamente será destacado para que os dados sejam corrigidos. 

Mensagem de alerta


Estes campos serão validados somente se os parâmetros "Ativar validação de GTIN""Ativar validação de NCM" e "Ativar validação de CEST" estiverem habilitados em Empresa > Parâmetros Globais > Grupo Obrigações Fiscais > Subgrupo Classificação dos Produtos. Esta validação respeitará os filtros selecionados na tela anterior, caso o usuário opte por exibir somente NCM, a validação ocorrerá somente para este campo, o mesmo ocorrerá com CEST e código de barras. 


Colunas


Nota

Dependendo a quantidade de colunas definidas para manutenção o relatório poderá criar uma rolagem lateral para definição das informações.

Através da opção "Colocar todos os produtos listados em..." é possível alterar a estrutura mercadológica dos produtos, alterando as informações de Setor, Linha, Marca, Coleção, Fornecedor, Espessura, Classificação e Comprador.


Alterar estrutura mercadológica


Nota

  • As nomenclaturas da estrutura podem ser alteradas de acordo com a legenda dinâmica adotada pela empresa. Para mais informações consulte o Suporte Técnico Linx Microvix;
  • É possível alterar a cor definida para os produtos, no entanto é necessário que em Empresa > Parâmetro Globais > Estoque > Grupo Outras Configurações, o parâmetro "Alterar cor do produto pela manutenção" esteja habilitado;
  • Será possível exportar os dados que foram listados para uma planilha Excel através do botão "Gerar arquivo Excel".


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

  • Para definir as legendas dinâmicas é necessário acessar Empresa > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Legendas Dinâmicas;
  • Para que seja possível alterar a descrição básica de produtos já movimentados é necessário que em Empresa > Acesso Restrito > Estoque > Grupo Cadastro de Produtos, o parâmetro "Não permite fazer alteração na descrição do produto/serviço" esteja desmarcado.


Dica

Todas as regras de negócio do relatório de Manutenção são condizentes com o cadastro de produto, para mais informações clique aqui.


Para portais que trabalham integração de produtos é possível manipular Produtos Integrados, Não Integrados ou Ambos, para tanto é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix e solicitar a configuração dos seguintes parâmetros:


Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para definir a parametrização de alteração de produtos integrados acesse Empresa > Acesso Restrito > Estoque> Grupo Cadastro de Produtos, itens:

  • Bloquear cadastro/alteração de produtos integrados;
  • Bloquear cadastro de promoção de produtos integrados;
  • Bloquear cadastro/alteração de produtos não integrados.

Manipular Produtos


Além disso, é possível definir as colunas que serão exibidas e apresentadas já marcadas no relatório quando esta parametrização estiver configurada, no entanto é preciso novamente entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix.



Suporte Técnico

INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX

Para definir os campos que serão exibidos/marcados no relatório de Manutenção acesse Empresa > Acesso Restrito > Estoque> Grupo Cadastro de Produtos e marque a opção "Utilizar configuração manual dos campos (exibidos/marcados) nos filtros e relatório de manutenção de produtos". Em seguida, clique em "Configurar" no item "Campos exibidos/marcados nos filtros e relatório de manutenção de produtos".


Parametrização


Ao clicar em "Configurar" poderão ser definidos os campos que serão exibidos e/ou marcados no relatório, para mais informações clique aqui.


Configuração dos campos exibidos/marcos

  • Sem rótulos