- Criado por Usuário desconhecido (angelica.carvalho), última alteração por Fernando Simoes em ago 06, 2021
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Essa melhoria estará disponível a partir da versão 3.0.4.5.
Essa funcionalidade é um serviço contratado, para maiores informações entre em contato com o nosso Departamento Comercial.
A integração com a Conta Digital Stone permite uma melhor gestão dos pagamentos do contas a pagar.
Com o processo automatizado a conta digital permite criar agendamentos, efetuar pagamentos e processar baixas, tudo de forma prática e eficiente.
Configurações no Linx Big Farma
Para que a opção Open Banking seja habilitada será necessário liberar a permissão no grupo de usuários, para isso vá ao menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários na aba "Módulos" e selecione a categoria "Configurações", localize a opção "Configuração Conta Stone" troque o "N" pelo "S" para habilitar a permissão e clique em outra linha para salvar a alteração realizada.
Figura - Configuração Conta Stone
Para inserir uma Conta Financeira e vincular a sua conta Stone vá ao menu Financeiro > Controle Financeiro na aba Arquivo e procure Contas Financeiras, ao abrir a tela inclua sua conta Digital Stone clicando no botão e insira todas as informações corretamente.
Figura - Controle Financeiro
Se por eventualidade o usuário não tiver uma conta Stone basta criar uma conta através do botão (Figura 00).
Configurações da Integração
Para ter acesso a essa funcionalidade vá no menu Configurações > Integração Bancária > Configuração Conta Stone.
Inicialmente deverá ser configurado o produto, através da tela abaixo será possível realizar essas configurações.
Figura - Vincular Conta Stone
clique no botão e abrirá a tela de boas vindas.
Figura - Stone
Caso o usuário não tenha uma conta Stone precisará criar uma, então clique no botão e abrirá o portal da Stone para criar a conta.
Figura - Portal Stone
A criação da conta Stone não é simultânea, precisa de uma aprovação da Stone e confirmação de dados do usuário.
Para usuários que já possuem uma conta Stone para vincular basta clicar .
Nesta etapa o sistema realizará uma busca de todas as contas incluídas para o CNPJ e mostrará em tela.
Figura - Conta Stone Vinculada
Legenda
- (F5) Marcar - Para Marcar a conta desejada;
- (F6) Marcar todos - Para Marcas todas as contas que estão na tela;
- (F7) Desmarcar todos - Para desmarcar todas as contas;
- (F2) Definir conta principal - Para definir a conta como principal, ou seja, o sistema sempre pegará ela em primeiro momento;
- (F4) Configuração do sistema - Para configurar uma conta digital Stone;
- Registros Marcados - Quando a linha estiver vermelha significa que estes registros estão marcados;
- Conta principal - Quando a conta for definida como principal aparecerá na frente do registro este símbolo;
- Sistema configurado - Quando o usuário tem uma conta digital Stone configurada, e
- Sistema não configurado - Quando o usuário não tem a conta digital Stone configurada.
Se o sistema não encontrar a conta desejada clique no botão e abrirá a tela com a verificação.
Figura - Conta Stone Não Encontrada
Para cadastrar uma conta vá ao botão ou caso tenha a conta e não encontrou é necessário realizar o consentimento.
Para isso vá ao botão que direcionará para o portal Stone e o usuário poderá dar o consentimento para utilizar a conta.
A criação da conta Stone não é simultânea, precisa de uma aprovação da Stone e confirmação de dados do usuário.
Para marcar a conta (Figura 00) selecione a tecla de atalho F5 e clique no botão .
Figura - Incluir Filial
Selecione a(s) filial(is) desejada(s) utilizando a tecla de atalho F5 e clique no botão .
Figura - Conta Configurada.
Para saber como utilizar basta clicar em ou se desejar sair da tela clique em , voltará para a tela de configuração da conta mas agora com as informações que foram vinculadas.
Figura - Configuração da Conta Digital
- Para vincular outra conta basta clicar no botão ;
- Para excluir a conta selecione a mesmo através da tecla de atalho F5 e clique em , aparecerá uma mensagem.
Figura - Excluir Conta
Para excluir clique em , caso contrário clique em .
- Para alterar qualquer dado informado basta clicar no botão , abrirá a tela para alteração dos dados.
Figura - Alteração Conta Stone
Se ainda desejar alterar clique no botão .
Figura - Configuração Conta Financeira
Para configurar outra conta no lugar basta clicar e abrirá com as opções das contas.
Feito isso, clique no botão ou para voltar clique em .
Para usuários que NÃO utilizam o módulo financeiro ativado a única diferença é que ao invés de selecionar uma conta financeira (Figura 00) o mesmo terá que selecionar o caixa que saíra a despesa.
Figura - Conta Stone Sem Financeiro
Feito isso, clique em .
Configurações no Contas a Pagar
Para utilizar o agendamento vá ao menu Financeiro > Contas a pagar, busque o(s) título(s) que deseja realizar o agendamento/pagamento e marque-os através da tecla de atalho F5.
Figura - Contas a pagar
Status dos Títulos:
- O registro que estiver com na frente indica que este arquivo está pendente, ou seja, será necessário ainda a confirmação ou recusa do pagamento do título;
- O registro que for agendado e confirmado (o agendamento) ficará com os símbolos ;
- Já os que já as contas que foram pagas e confirmadas com os símbolos ;
- E as contas que foram rejeitadas e não foram agendadas ficam com o símbolo .
Feito isso, vá ao botão (Figura acima) e escolha a ação desejada.
- Para agendar vá em Agendar pagamentos(Ctrl + F10) ou utilize a tecla de atalho Ctrl + F10, abrirá a tela de agendar pagamentos.
Figura - Agendar Pagamentos
Nesta tela serão visualizadas todas as informações sobre o boleto.
- Os campos que estão em amarelo são editáveis, ou seja, pode-se inserir descontos e acréscimos desde que estejam informados no boleto;
- Também existe a possibilidade de agendar o pagamento antes da data de vencimento;
O botão ou a tecla de atalho F9 é utilizado para definir uma data de pagamento para um ou mais boletos que o usuário deseje sem precisar inserí-las manualmente, basta selecionar os títulos e clicar no botão, abrirá a tela Definir data de pagamento.
Figura 05 - Definir Data de Pagamento
Nesta tela pode-se inserir:
- Uma data específica, ou seja, uma data antes ou após o vencimento fixa para todos os boletos selecionados;
E também escolher a opção "Para a data de vencimento dos títulos ou o próximo dia útil subsequente", que o sistema enviará no dia do vencimento ou no próximo dia útil, por exemplo, caso a data inserida caia em algum final de semana ou em algum feriado, o sistema envia o agendamento para o próximo dia útil.
Para que o sistema leve em consideração os feriados é necessário cadastra-los no Linx Big Farma, para cadastrar feriados vá ao menu Cadastros > Feriados e insira as informações.
Quando o vencimento do boleto cair em algum dia como fim de semana ou feriado, após o usuário ter configurado os feriados, o Linx Big Farma automaticamente altera a data para o próximo dia útil.
Para visualizar os feriados entre os boletos selecionados, basta clicar no botão e aparecerá quais feriados existem neste intervalo de tempo.
O botão é para o caso do usuário ter mais de uma conta e ter a opção de escolher em qual conta o boleto será debitado.
Figura - Selecionar Conta Stone
Selecione a conta desejada e clique no botão ou utilizar a tecla de atalho F3.
Após ter realizado todos os procedimentos e estiver concluído o agendamento clique no botão ou utilize a tecla de atalho F3, aparecerá a mensagem:
Figura - Mensagem Agendamento
Para criar o agendamento clique em para não criar clique em .
- Para visualizar retorno vá em Visualizar Retorno (Ctrl + F11) (Figura 00) ou utilize as teclas de atalhos Ctrl + F11, abrirá a tela do Retorno Open Banking.
Assim que abrir aparecerá a mensagem:
Figura - Registros Pendentes
A consulta dos registros pendentes é realizado no próprio Open Banking.
Para consultar clique em .
A tela retornará todos os boletos com pendências.
Figura - Retorno Open Banking
Para verificar se o Status irá mudar basta selecionar o boleto desejado com a tecla de atalho F5 e clicar no botão , com isso o sistema irá iniciar a busca e mostrar o Status do boleto.
- O Status significa que o boleto está pendente de pagamento;
- O Status significa que o boleto está confirmado o pagamento.
Lembrando que o próprio usuário que deverá aceitar ou recusar o pagamento do título via App Stone.
No Campo Status Stone (Figura acima) aparecerá quando o registro for Finalizado, Rejeitado ou Criado.
Os próximos passos só estarão disponíveis para os usuários que estiverem com o módulo Financeiro habilitado.
Para visualizar os detalhes da baixa do título, basta clicar duas vezes no título desejado e abrirá os dados, no campo Dados da Baixa terá as informações.
Figura - Dados do Título
Para visualizar os dados da baixa, clique em e abrirá a tela com os dados do título.
Figura - Baixa Financeiro
Se desejar mais detalhes sobre a baixa do título, basta ir ao menu Financeiro > Controle Financeiro e procurar os títulos que deseja, pois todos os títulos que são baixados via Open Banking aparecerão nesta tela.
Figura - Controle Financeiro - Informações Baixa de Títulos
- Sem rótulos