A Pré-Venda é um tipo de documento não fiscal, que pode ser utilizado para operações como orçamento, pedido, ou seja, operações entre Balcão e Caixa. Ou seja, trata-se de um documento de controle interno da empresa antes de concretizada a operação de venda com a geração da Nota Fiscal.

Lembrando que para utilizar essa função é necessário que nas Configurações do Venda Fácil no campo preferências da loja esteja marcada a opção Utiliza Pré-Venda.

Para utilizar, acesse Faturamento > Venda Fácil no menu e seguir os próximos passos.

Criando uma Pré-Venda

1. Informe o cliente (se desejar). Caso não informe, a pré-venda ficará registrada para consumidor final.

2. Insira o produto, você pode informar o código, pesquisar o produto através do catálogo ou importar o arquivo;

3. O campo Dados Adicionais permite o preenchimentos dos dados de transporte e informações adicionais. O preenchimento é opcional;

4. Após inserir as informações, clique em Pré-Venda.

Ao clicar em pré-venda, o sistema abrirá a tela de Pagamento.

Número de Ficha Manual no Venda Fácil

Será permitido que o usuário insira um número de ficha de maneira manual, podendo criar ou procurar DAVs/Pré-Vendas novas ou que já existem, facilitando o fluxo de trabalho das lojas que trabalham com o processo de números de ficha. É possível definir o número de ficha na opção "Ficha" na tela inicial de vendas.



Após informar um número de ficha, ou remover o foco do componente de ficha, o sistema realizará uma busca sobre o número de ficha, para verificar se existe alguma pré-venda já existente com esse número, pois não pode haver mais de 1 pré-venda em aberto com tal número de ficha, sendo assim um campo com número único. Quando não houver pré-venda relacionada com o número de ficha, o sistema possibilitará a criação de uma nova, apenas informando o número de ficha no campo correto e seguindo o fluxo de pré-venda já existente. Caso seja encontrada uma pré-venda com o número de ficha inserido, o sistema exibirá a tela de detalhamento da pré-venda, junto com seus dados para visualização.


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Pagamento

Nessa etapa o preenchimento do pagamento é opcional, caso queira informar apenas na efetivação da venda, clique em finalizar.

Se preferir preencher as informações, será necessário selecionar:

1. Tipo de pagamento;

2. Plano de pagamento.

Após, clique em adicionar para incluir o pagamento na pré-venda.

Dica

Caso tenha dúvida na edição da pré-venda, clique aqui e saiba mais Como consultar ou editar uma pré-venda?.

Depois de inserir as informações do pagamento, clique em finalizar. O sistema irá gerar a pré-venda com a numeração da ficha, para consultar ou finalizar acesse a rotina de Vendas em Aberto ou no PDV (POS).

Acesse as dúvidas frequentes sobre essa rotina e saiba mais.

Erros na Pré-Venda e Suas Soluções

Caso a pré-venda falhe em alguma etapa, será exibida uma mensagem de erro explicando o motivo, assim como possíveis soluções.


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Salvar como Pré-Venda

Ao clicar no botão "Salvar como Pré-Venda" e seguir com o procedimento, o sistema armazenará todos os dados preenchidos como uma pré-venda, apresentando uma tela de confirmação, com as opções de ver as vendas em aberto ou de voltar para a tela principal.

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Emitir NF-e

Ao clicar no botão "Emitir como NF-e", uma nova janela será exibida, onde será apresentado o tipo de documento NF-e a ser utilizado, onde o usuário poderá utilizar o tipo de série desejado.


Caso o documento seja corretamente emitido, serão exibidas todas as opções já existentes ao finalizar uma venda com NF-e. No caso de erro, será apresentado a mesma tela de erro quando há um erro de pré-venda.


Voltar Para Tela de Produtos e Iniciar Outra Venda

Ao selecionar "Voltar para a tela de produtos", o usuário será redirecionado para a tela de vendas com os produtos recarregados. Ao selecionar a opção "Iniciar nova venda", será apresentado um novo aviso com o seguinte texto: "Todos os produtos dessa venda serão perdidos. Deseja continuar?". Se sim, o sistema retornará para a tela de produtos, sem os produtos carregados.

Cancelamento de Reserva do Produto

Caso haja algum aspecto que impeça o produto de ser comercializado em algumas regiões, será possível cancelar a reserva do produto. Para cancelar a reserva de um produto é necessário que a permissão "Remover reserva de estoque de produtos em pré-vendas em aberto" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Venda Fácil esteja habilitada.


Opção de cancelar reserva de produto


Na tela de detalhamento de uma Pré-Venda, o botão "Cancelar Reserva de Estoque", onde estará disponível apenas se a pré-venda não possuir nenhum valor pago. Caso a permissão não esteja habilitada, será exibida uma mensagem alertando.


Permissão não habilitada para usuário


Ao realizar o cancelamento da reserva, será exibida a mensagem de concluída.


Reserva cancelada

Como Conferir Reservas de Estoque

Para conferir a reserva de estoque de um produto acesse Suprimentos > Estoque > Produtos > Buscar um Produto > Selecionar Produto >Ir ao menu Lateral em Saldo > Visualizar Saldo.


Conferir Reservas de Estoque

Ao selecionar será possível visualizar tanto o Estoque Físico (quando o produto possui saldo) quanto o Estoque Virtual (quando o produto não possui saldo). No ramo ótico, haverá tela para escolher qual tipo de estoque deseja realizar a reserva de estoque.

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Detalhes do estoque


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Detalhes do estoque ótico


Filtro de Cancelamento de Reserva

Na rotina de Vendas em Aberto será possível visualizar a revisão de itens que tiveram suas pré-vendas canceladas, para que sejam possível buscar/encontrar tais pré-vendas que tiveram suas reservas de estoque canceladas. Para isso, nos filtros de busca, selecione o campo "Reserva de estoque cancelada".


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Filtro para visualizar reserva de estoque cancelada


Pré-Venda com reserva de estoque cancelada




  • Sem rótulos