Crediário Fácil

Através do crediário fácil será possível analisar o limite de crédito para cada cliente que irá definir o limite de pagamentos com crediário ou cheque.


Através desta rotina poderá ser realizada uma análise de crédito por meio de uma tabela de pontos, e cada campo analisado terá um "peso". Com o resultado dessa pontuação deve ser realizado uma média ponderada para então chegar na pontuação geral.


Nota

  • O Crediário Fácil não faz parte do produto padrão do Microvix, para utilizá-la é necessário contratar o módulo através do Setor Comercial da Linx.
  • Somente o supervisor pode ter acesso a rotina de Configurações do Crediário;

Executando a Rotina

Para definir as configurações acesse Faturamento > Crediário > Configurações. Para iniciar as configurações de crediário, deve selecionar as empresas para qual as configurações serão replicadas.


Replicar Configurações


A configuração do contrato também deve ser definida para a análise de crédito, inserindo algumas informações necessárias.

  • Nome do Contrato: poderá definir o nome que irá aparecer no contrato a ser impresso, geralmente utiliza-se promissória, contrato ou compromisso;
  • Juros: poderá informar os juros mora no atraso das parcelas. O valor informado será apresentado no contrato e também utilizado para calcular os juros no pagamento em atraso da parcela;
  • Multa: poderá informar o valor da multa mora por atraso das parcelas. O valor informado será apresentado no contrato e também utilizado para calcular a multa no pagamento em atraso da parcela;
  • Texto Adicional: poderá definir um texto livre a ser impresso no contrato.


Configurações do Contrato


Em seguida deve atentar se os parâmetros de análise de crédito estão ativados. Se habilitada a integração com o SERASA, deve ser respeitado o tempo mínimo da ultima consulta para não ocasionar muitas consultas em um curto período de tempo. Este tempo mínimo deve ser definido e ativado com a inserção de usuário e senha.


Habilitar Parâmetros


Nota

Quando o parâmetro "Habilitar análise de crédito" estiver habilitado, a opção "Análise de Crédito" disponível em CRM > Crédito > Análise de Crédito será desabilitada.


Após habilitar os parâmetros, deve ser definida as configurações do status de renda dos clientes. Nesta configuração o usuário poderá definir o limite máximo de crédito para uma classe respectiva para que seja analisado posteriormente se será aprovado ou não.

Por exemplo: para a classe de Ouro, o limite máximo será R$500,00.


Configurar Status de Renda


No último grupo das configurações deverá selecionar quais planos de pagamentos estarão disponíveis para as vendas com crediário na rotina de Venda Fácil. O usuário poderá marcar um ou mais planos de pagamentos.

Selecionar Planos de Pagamento

Através desta rotina será possível visualizar um resumo de alguns dados do cliente e do resultado de sua Análise de Crédito.


Nota

O Crediário Fácil não faz parte do produto padrão do Microvix, para utilizá-la é necessário contratar o módulo através do Setor Comercial da Linx.

Configurações da Rotina 

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

  • A permissão de usuário "Acesso à ficha do cliente" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo Crediário Fácil deve estar marcada;
  • A permissão de usuário "Solicitar analise de crédito" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo Crediário Fácil deve estar marcada; venda

  • A permissão de usuário "Relatórios" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo Financeiro - Contas a Receber > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo Financeiro - Contas a Receber > Relatórios deve estar marcada.

Executando a Rotina

Para visualizar a ficha do cliente, acesse Faturamento > Crediário > Ficha do cliente.

Tela de Ficha do Cliente



Para acessar a ficha de um cliente será necessário realizar a busca através do nome, código ou CPF. 

Pesquisar Cliente


Após encontrar o Cliente, clique em "Acessar Ficha". Caso o Cliente pesquisado não tenha passado por uma análise de crédito, será alertado com a possibilidade de solicitar a análise.

Solicitar Análise de Crédito


Se o cliente já obter um crédito aprovado, será exibido os detalhes de sua ficha.


DETALHES DA FICHA

Será possível visualizar todos os detalhes referentes a Ficha de Crédito do Cliente, exibindo:

  • Situação da análise do cliente, podendo refazer caso esteja vencida;
  • Nome  do Cliente;
  • CPF do cliente;
  • Data da última análise realizada;
  • Classificação do cliente; 
  • Limite de crédito disponível para utilizar; 
  • Informar se há pendências no Serasa; 
  • Informar se há pendências na loja.


Detalhes da Ficha do Cliente


CÁLCULO DE PONTUAÇÃO

Todas as informações cadastradas do cliente são transformados em pontuação, que após calcular tudo, é definido qual será a classificação do cliente. Esta classificação é o que definirá o limite de crédito.


Pontuação para Classificação


DETALHES

No grupo de detalhes o usuário poderá visualizar o detalhamento das seguintes informações:



Parcelas em Aberto/Atraso

Nesta opção serão exibidas as parcelas que o cliente tem em Aberto ou Atrasadas. Assim, será possível acessar o carnê das parcelas para realizar o pagamento.


Parcelas em Aberto ou Atraso


Selecionando a opção "Carnê", o usuário será questionado se deseja imprimir ou compartilhar.

Opções do Carnê


O compartilhamento pode ser por meio de cópia do link, WhatsApp ou por e-mail.

Compartilhar Carnê


Nota

Serão listadas todas as faturas em aberto do cliente, sejam faturas geradas manualmente ou através de vendas pelo POS ou por emissão de Nota Fiscal. Porém, apenas as faturas que são geradas de vendas com crediário no Venda Fácil terão a opção "Carnê". As demais faturas não terão esta opção.

Parcelas em Aberto/Atraso - Portal

Nesta opção o usuário poderá visualizar as parcelas que existem em Aberto ou em Atraso por Empresa.


Parcelas por Empresa


Nota

  • Serão listadas todas as faturas em aberto do cliente, sejam faturas geradas manualmente ou através de vendas pelo POS ou por emissão de Nota Fiscal. Porém, apenas as faturas que são geradas de vendas com crediário no Venda Fácil terão a opção "Carnê". As demais faturas não terão esta opção.

Usuário com Cadastro Incompleto

O limite de crédito do cliente é liberado conforme a quantidade de informações contidas em seu cadastro. Quanto mais informações, maior o limite. Caso não tenha informações o suficiente, será notificado em tela sempre que acessar a Ficha do Cliente.



Para acessar o cadastro e completá-lo, o usuário poderá ir pelo link em "Acessar Cadastro do aviso, ou em "+detalhes" da opção de detalhes ao final da página. Assim será exibido o cadastro do cliente onde poderá completar.


Cadastro do Cliente


Conforme os dados são alterados, o usuário poderá visualizar o recalculo do crédito imediatamente.

Analisar Crédito




Acessar Recebimento de Parcelas

Nesta opção o usuário vai ser redirecionado para a rotina do Venda Fácil onde poderá faturar o(s) carnê(s) do cliente. Serão exibidas todas as parcelas que o cliente tem em aberto com todos os seus detalhes e valores para pagamento. Caso tenha mais de uma parcela, poderá selecionar quais irá pagar e depois basta clicar em "Confirmar".


Selecionar Parcela para Pagamento


Em seguida deverá selecionar a forma de pagamento.

Forma de Pagamento


Caso selecione crédito ou débito será necessário inserir o plano do pagamento, o NSU e o Cód. Autorização.

Plano do Pagamento


Também é possível selecionar um carnê inserindo ou realizando a leitura do código de barras.

Leitura do Código de Barras

Através desta rotina será possível cobrar (receber) uma parcela a pagar do Crediário do Cliente.


Nota

O Crediário Fácil não faz parte do produto padrão do Microvix, para utilizá-la é necessário contratar o módulo através do Setor Comercial da Linx.

Configurações da Rotina

Neste tópico serão descritas as configurações necessárias para a disponibilização e execução da rotina.

Permissão de Usuário

  • A permissão de usuário "Baixa de parcelas" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo Crediário Fácil deve estar marcada;

  • A permissão de usuário "Valor máximo de desconto permitido" disponível em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Grupo Crediário Fácil deve estar marcada;


Executando a Rotina

Para realizar o recebimento de uma parcela, acesse Faturamento > Crediário > Recebimento de parcelas.


Tela de Recebimento de Parcelas


As parcelas podem ser buscadas pelo cliente ou pelo código de barras.

Buscando as Parcelas


Nota

Através do ícone  poderá imprimir o carnê.

Caso tenha mais de uma parcela, poderá selecionar quais irá pagar e depois basta clicar em "Confirmar". Em seguida deverá selecionar a forma de pagamento.

Forma de Pagamento


Caso selecione crédito ou débito será necessário inserir o plano do pagamento, o NSU e o Cód. Autorização.

Plano do Pagamento


Nota

Cálculo de multa e juros mora

  • Os juros sobre o atraso de um título são chamados juros de mora e significam que o cliente pagará um acréscimo por não ter feito o pagamento dentro do período estipulado;

  • O cliente também pode pagar uma multa referente ao atraso. De acordo com a lei, a multa por atraso pode corresponder em até 2% do valor do boleto, enquanto os juros de mora devem representar no máximo 1% ao mês, um valor fracionado que será aplicado sobre o número de dias que se passaram desde o vencimento;

Regras:

  • Caso o vencimento seja em um feriado o sistema deve passar a cobrar o juros um dia após o vencimento;

  • Após o vencimento os juros devem ser cobrados em dias corridos, considerando o final de semana ou feriados que ocorram;

  • A multa é fixa, sempre terá o valor informado independente dos dias em atraso;

  • Serão listadas todas as faturas em aberto da forma de pagamento Crediário para baixa, inclusive POS e avulsas;

  • Multa e Juros: se não tiver contrato gerado, serão pegas as informações de multa e juros da configuração do Crediário Fácil;

  • Se a fatura for gerada pelo Venda Fácil, serão utilizadas as configurações gravadas na venda;

  • Caso a data de vencimento da fatura seja nos finais de semana (sábado ou domingo), será considerado o vencimento como a segunda-feira seguinte (próximo dia útil). Não serão considerados feriados, pois não existem tais cadastros;

  • Caso a data de vencimento da fatura seja nos finais de semana (sábado ou domingo), e o pagamento ocorra na terça-feira, o cálculo de juros e multa deverá considerar, como base, a data de vencimento original como data de "partida" para o cálculo, e não o próximo dia útil.

  • Sem rótulos