Assunto

Como gerar uma nota de venda de ativo e imobilizado?

Melhor Solução

O ativo imobilizado, é algo que seja de propriedade da empresa e não tem circulação, mas o cliente quer repassar para um terceiro por não fazer mais uso ou por motivos de encerramento da empresa, queira vender esses itens.

Exemplos de ativos imobilizados

  • Imóveis (Terrenos e edifícios);
  • Móveis e utensílios;
  • Veículos;
  • Máquinas e equipamentos.

Para emissão desse tipo de nota é preciso seguir alguns passos dentro do sistema, conforme listados abaixo.

1º Passo: É necessário ter o cadastro do destinatário para quem a nota será emitida, para isso acesse:  CRM > Cadastro Cliente/Fornecedor > Na aba tipo, marcar como cliente

2º Passo: É necessário cadastrar uma natureza de operação, para isso acesse: Faturamento > Cadastros Auxiliares > Natureza de Operação > O nome da natureza de operação deverá ser a que a contabilidade indicar, pois é uma informação gerencial e contábil.

DICAS

No campo "Operações" marcar a opção SAÍDA

Caso não queira que a nota some nos relatórios de venda, no campo OUTROS, deixar a opção somar em relatórios "DESMARCADA"

No campo "OUTROS" é importante deixar marcada a opção "Exibe NF-e (Determina a exibição incondicional da Nota na listagem do mód da NF-e)" as demais opções são todas de preenchimento gerencial por parte do cliente.


 3º Passo: Realizar o cadastro do produto a ser usado na nota de ativo imobilizado, para isso acesse: Suprimentos > Estoque > Produtos > Prosseguir e realizar o cadastro.

NOTA

Todo o preenchimento é gerencial e de responsabilidade do cliente.


4º Passo: É necessário ter uma configuração tributária que foi criada, para isso acesse: suprimentos > estoque > cadastros auxiliares > configuração tributária > localize a contribuição tributária do produto (que você pesquisou) > clique em assoc.nat. (lápis em cima de um bloco de notas) > informe a natureza de operação a ser utilizada e clique fora para carregar e aguarde carregar a classe fiscal do cliente/fornecedor > clique no lápis para editar > irá abrir a tela para cadastro de Detalhamento de Configuração Tributária - associar classe fiscal > alterar/ inserir alíquotas e enquadramentos de acordo com a orientação de sua contabilidade.

5º Passo: Após seguir todos os passos acima hora de emitir a nota, para isso acesse: Faturamento > Nota Fiscal > Emitir nota fiscal de saída.

  • Sem rótulos