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Após todas as configurações e cadastros realizados no franqueado, as atualizações devem ser enviadas para as franquias, por meio do Datasync Franchising, aplicativo que tem como objetivo a troca de dados entre Franqueador e Franqueado.

Principais recursos

Para o franqueador

• Enviar e receber atualizações da sua rede de franquias.
• Enviar e receber movimentos da loja.

Para a franquia

• Enviar e receber atualizações do franqueador.

Modelos de Franquias

1. Modelo 1: A Franquia é um cliente

Neste modelo, o franqueador emite uma nota de venda para a franquia e não tem controles gerenciais da loja da franquia.

• Envia, por meio do Datasync Franchising, apenas os cadastros de produtos, tabelas de preços e algumas tabelas básicas para inicio dos cadastros.
• Controla as informações gerenciais sintéticas de vendas e estoque por meio das consultas: 300047, 300049 e 300050.

2. Modelo 2: A Franquia é um cliente e uma filial

Este modelo é utilizado por franquias que trabalham com trânsito.

Veja as operações necessárias na Retaguarda para este modelo de franquia.

• Cadastrar a franquia como cliente e como filial.
• Cadastrar a filial como loja varejo (300068).
• O franqueador emite uma nota de saída (venda) para a franquia e a saída gera uma entrada automática no estoque da franquia.
• A franquia recebe, pelo Datasync Franchising, os cadastros de produtos, tabelas de preços, tabelas básicas e a nota fiscal de entrada, evitando a digitação manual.
• Controla as informações gerenciais sintéticas de vendas e estoque por meio das consultas: 300047, 300049 e 300050.

3. Modelo 3: A Franquia é um cliente, filial e loja

Neste modelo, o franqueador controla a franquia como uma loja própria.

Veja as operações necessárias na Retaguarda para este modelo de franquia.

• Cadastrar a franquia como cliente atacado, filial e lojas varejo.
• Criar os parâmetros:
• OPERACAO_VENDA_PADRAO
• CLIENTE_VAREJO_FRANQUIA
• FORMA_PGTO_FRANQUIA
• VENDEDOR_FRANQUIA
• CODIGO_TAB_PRECO_FRANQUIA
• ADMINISTRADORA_FRANQUIA
• TIPO_ENTRADA_FRANQUIA
• TIPO_SAIDA_FRANQUIA
• LANCAMENTO_CAIXA_FRANQUIA (LOJA_CAIXA_TIPOS)

4. Modelo 4: A Franquia trabalha como se fosse uma loja própria

Veja as operações necessárias na Retaguarda para este modelo de franquia.

• Cadastrar a franquia como cliente atacado, filial e lojas varejo
• O franqueador emite uma nota de saída (venda ou transferência) para a franquia. Pode optar por trabalhar com trânsito.
• Todos os cadastros básicos são realizados pelo franqueador: Formas de pagamento, Operações de vendas, Vendedores, Naturezas de operações, Lojas varejo.
• A troca de informações é realizada pelo Datasync Retail.

Cadastros que devem ser realizados e revisados para os modelos de franquia 1, 2 e 3.

1. Tela 002007 - Tabela de preços de produtos acabados

As tabelas de preços que serão enviadas para a franquia devem ter os checkboxs Ativo e Envia Representante marcados.
2. Tela 003003 - Coleções
As coleções dos produtos devem ter o checkbox Envia Representante marcado.
3. Tela 002006 - Cadastro de Produtos
• Na página Produtos, o campo Status atual deve estar como Liberado.

O status do produto é cadastrado pela tela 002019 – Tabela de apoio do módulo de Produto Acabado. Se necessário, ajuste o campo Tipo Status configurando as colunas apresentadas.

• Na página Código de Barras, o produto deve estar configurado para código de barras.
• Na página Tabela de Preços, a tabela de preço deve estar vinculada ao produto.
• Na página Complemento, deve estar marcado o checkbox Envia Representante.
4. Utilize o Datasync Franchising para troca de atualizações entre franqueador e franqueado.

Como configurar uma franquia modelo 1

Retaguarda: Franqueador

1. Tela 001005 - Tipos de Clientes
Criar um tipo de cliente Franquia.
2. Tela 001015 - Clientes
Cadastrar a franquia como cliente atacado.
Na pasta Outras Informações, informe:
• Tabela de preço que será utilizada, pois será o preço de custo da franquia para calcular a rentabilidade,
• Matriz cliente (a própria).
• Tipo de cliente: 06-Franquia
Na pasta Ctrl. Especiais, marque o checkbox Indica Franquia.
3. Utilize o Datasync Franchising com o parâmetro Gravar os dados completos de vendas de franqueados = Não.
4. As vendas realizadas na franquia serão visualizadas pela telas 300047,300049 e 300050.

Como configurar uma franquia modelo 2

1. Tela 001005 - Tipos de Clientes
Criar um tipo de cliente Franquia.
2. Tela 001015 - Clientes
Cadastrar a franquia como cliente atacado.
Na pasta Outras Informações, informe:
• Tabela de preço que será utilizada, pois será o preço de custo da franquia para calcular a rentabilidade,
• Matriz cliente (a própria).
• Tipo de cliente: 06-Franquia
Na pasta Ctrl. Especiais, marque o checkbox Indica Franquia.
3. Transformar o cadastro de cliente atacado como filial, na tela 001013.
4. Tela 001030 - Tipos de Filiais
Criar uma filial tipo Franquia.
5. Tela 001013 - Cadastro de Filiais
Para gerar o trânsito, deixe desmarcado o checkbox Não gerar entrada automática para faturamentos e transferências para esta filial.
Vincule o tipo de filial Franquia no campo Tipo Filial.
6. 300068 - Cadastro de Lojas Varejo
Crie um cadastro de loja varejo para utilização do trânsito.

Como configurar uma Franquia Modelo 3

1. Tela 001005 - Tipos de Clientes
Criar um tipo de cliente Franquia.
2. Tela 001015 - Clientes
Cadastrar a franquia como cliente atacado.
Na pasta Outras Informações, informe:
• Tabela de preço que será utilizada, pois será o preço de custo da franquia para calcular a rentabilidade.
• Campo Matriz cliente quando a franquia tiver mais de uma loja.
Exemplo:
Imagine três franquias com o mesmo proprietário. Para isto, amarre, no campo Matriz cliente das três lojas a franquia principal. Este recurso facilita o envio de Datasync, pois é possível enviar um único Datasync Franchising para a filial que está vinculada no campo Matriz Cliente.
3. Transforme o cadastro de cliente atacado em filial, na tela 001013.
4. Tela 001030 - Tipos de Filiais
Criar uma filial tipo Franquia.
5. Criar na tabela TIPOS_PGTO o tipo Z-RECEBIDO DE FRANQUIA se for utilizar o parâmetro (Substituir os tipos de pagamentos das vendas por ‘Recebido de Franquia’.) como verdadeiro.
6. Criar os parâmetros a seguir (Tela 0140005), caso queira substituir as tabelas de apoio da franquia por uma padrão, que deve estar no campo valor atual de cada parâmetro.
7. Para cada parâmetro criado, deve ser cadastrado na tela respectiva o valor atual que será utilizado no parâmetro. Vamos verificar um exemplo da tela 300008 com o parâmetro OPERAÇÃO_VENDA_FRANQUIA
• Cadastrada na tela 300008 a operação: VENDA FRANQUIA com o código 99.
• Criado na tela 014005 o parâmetro OPERACAO_VENDA_FRANQUIA.
• Vinculado no parâmetro OPERACAO_VENDA_FRANQUIA o código da operação VENDA FRANQUIA (99). Deste modo, todas as operações de venda que as franquias criaram em suas bases serão substituídas pela operação de venda padrão vinculadas ao parâmetro, ou seja, Venda Franquia.
8. Realizar todos os cadastros respectivos aos parâmetros:
• OPERACAO_VENDA_FRANQUIA - Tela 300008 - Operações de Venda de Loja Varejo
• CLIENTE_VAREJO_FRANQUIA - Tela 300005 - Cadastro de Cliente Varejo
• FORMA_PGTO_FRANQUIA - Tela 300040 - Formas de Pagamento de Lojas Varejo
• VENDEDOR_FRANQUIA - Tela 300006 -Cadastro de Vendedores de Loja Varejo
• CODIGO_TAB_PRECO_FRANQUIA - Tela 002007 - Tabela de Preços de Produtos Acabados
• TIPO_ENTRADA_FRANQUIA - Tela 300016 - Tipos de Entradas e Saídas
• TIPO_SAIDA_FRANQUIA - Tela 300016 - Tipos de Entradas e Saídas
• ADMINISTRADORA_FRANQUIA - Tela 095010 - Administradora de Cartão
• LANCAMENTO_CAIXA_FRANQUIA - Tela 300009 - Tipos de Movimentação do Caixa
9. Para que os parâmetros criados sejam utilizados, deve-se importar um pacote (Datasync Franchising) da franquia utilizando os parâmetros a seguir com a opção SIM.
• Gravar os dados completos de vendas de franqueados.
• Substituir os tipos de pagamentos das vendas por Recebido de Franquia.
• Substituir a operação, forma de pagamento, vendedor e cliente das vendas por parâmetros.
10. Após importação, as informações serão visualizadas na tela tela 300019 - Resumo de Vendas por Data e Filial.

  • Sem rótulos