- Criado por Carolina Weiss Deiques em jan 20, 2023
Baixa de Consumo
A finalidade deste recurso é realizar a baixa de produtos no estoque que são utilizados pela própria empresa, ou seja, quando a fonte de consumo não é uma venda.
Antes da utilização desta rotina, será necessário realizar a configuração dos parâmetros globais de baixa de consumo, para tanto, deve-se acessar o menu Empresa > Parâmetros Globais > Faturamento-Bx. Consumo, e configurar as informações que ali constam, como: cliente, natureza de operação, série, vendedor e plano. Além disso, a operação padrão "Baixa de Consumo (38)" deve estar previamente configurada (Menu Adm./Financeiro -> Contabilidade -> Operações Padrões).
Dica
Para que seja possível selecionar a série disponível para a Baixa de Consumo nos Parâmetros Globais, ela deverá ser previamente cadastrada em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Série Própria, com as opções "Disponível para NF-e" marcada como "Não" e "Modelo" com o item "Nota Fiscal 1/1A".
Na primeira página basta informar a data da baixa e o depósito onde o produto sairá (Esta opção será exibida somente se o parâmetro "Utilizar depósito na reserva de estoque" no Menu Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento-Orçamentos estiver marcado). A empresa para a baixa do produto sempre será a empresa de trabalho atual.
Baixa de produtos consumidos
Em seguida deverão ser inseridos os itens e quantidades a serem baixadas (em uma página muito similar a inclusão de itens na venda).
Ao inserir os itens na baixa de consumo e estes possuírem ICMS/ST será realizada uma averiguação para verificar se o CST (Código da Situação Tributária) de cada item é compatível com ICMS/ST. Caso não seja, ao confirmar a inserção do item será exibida uma mensagem informando quais itens possuem CST incompatível e quais são os códigos válidos, conforme figura a seguir.
Alerta sobre produtos com CSTs incompatíveis com ICMS/ST
Ao clicar no link "Voltar", a página será redirecionada para a inserção de itens onde aqueles que foram exibidos na mensagem poderão ser excluídos para que o sistema permita a finalização da baixa de consumo.
A correção do CST do item deverá ser realizada na configuração tributária do produto em Suprimentos -> Estoque -> Cadastros Auxiliares -> Config. Tributária (Maiores informações, vide manual Estoque, item Configuração Tributária). Se a correção for efetuada no momento em que a baixa de consumo estiver sendo cadastrada, os itens incorretos deverão ser excluídos e inseridos novamente para assumirem o novo código da situação tributária.
Ao prosseguir com a baixa de consumo, após inserir os itens, será possível alterar o "Centro de custo" e em seguida confirmar a baixa de consumo clicando no botão "Confirmar Baixa de Consumo e Financeiro >".
Contabilidade e financeiro da baixa de consumo
Por fim, será exibida uma mensagem de confirmação e um link para a impressão do comprovante da baixa. Para a confirmação do novo saldo pode ser realizada a consulta na pesquisa de produtos (Menu Suprimentos -> Estoque -> Produtos).
Confirmação da baixa de consumo
Dica
A baixa de consumo está protegida pelo gerenciamento de segurança do sistema e somente estará disponível se o usuário em questão tiver permissão para acesso (Grupo Faturamento, Subgrupo Permissões gerais do grupo Faturamento, permissão: "Lançar baixa consumo").
Nota
- Esta rotina estará disponível apenas para as empresas que estiverem com o parâmetro global "Ativar rotina de baixa de consumo" marcado (Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento-Bx.Consumo).
- Na Baixa de Consumo é desconsiderado o parâmetro "Empresa -> Parâmetros Globais -> Faturamento-Gerais -> Exibir componentes nas pesquisas de venda", isto é, sempre serão listados os componentes (quando houver).
- Quando não existir nenhum CSTs definido como compatível com ICMS/ST o sistema não fará a validação dos itens. Para que a configuração de CSTs compatíveis seja realizada é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx.
- Em Parâmetros Globais -> Faturamento-Gerais -> grupo Nota Fiscal, encontra-se a opção "Alterar ordem dos itens de notas fiscais por", contendo os modos:
- Nenhum: Não permite alteração da ordem dos itens.
- Seleção itens pedido: Permite a alteração dos itens oriundos de pedido de compra, definindo a ordem de listagem de acordo com a ordem de seleção do item, utilizado somente em entrada de compras com pedido (esse modo é exclusivo para rotina de Entrada de compras (manual)).
- Ordenação Dinâmica: Permite alterar a ordem dos produtos após a inclusão dos itens na nota (ao lado do código de cada produto serão apresentadas setas para possibilitar a ordenação). A ordem estabelecida será impressa na Nota Fiscal.
- Ainda em Parâmetros Globais -> Faturamento-Gerais -> grupo Nota Fiscal é possível definir a ordem de inserção dos itens, que irá refletir na impressão da Nota Fiscal. Para realizar tal configuração é necessário selecionar no parâmetro "Ordem de Impressão dos Itens" uma das opções abaixo:
- Inserção Ascendente: Em que o primeiro item inserido será o primeiro a ser mostrado, e assim por diante.
- Inserção Descendente: Em que o último item inserido será o primeiro a ser mostrado, e assim por diante.
- Posição Manual: Segue a sequência de inserção dos itens, sendo possível alterar a posição de todos os itens inseridos através dos ícones (mover item para baixo) e (mover item para cima).
- Referência + Grade: Os itens inseridos serão ordenados por referência e grade.
- Código do Produto: Os itens inseridos serão ordenados pelo código do produto.
- Referência: A ordenação ocorrerá através da referência cadastrada para o item inserido.
- Descrição básica: A ordenação ocorrerá através da descrição básica cadastrada para o item inserido.
- Setor + Código do produto: A ordenação ocorrerá pelo setor mais o código do produto do item inserido.
- Marca + Código do produto: A ordenação ocorrerá pela marca mais código do produto do item inserido.
A configuração realizada neste parâmetro somente será respeitada quando o parâmetro "Alterar ordem dos itens de notas fiscais por" estiver selecionado com a opção "Nenhum".
Para cada Nota Fiscal lançada o parâmetro é revalidado, por exemplo: Ao lançar uma NF 1 com o parâmetro configurado com a opção "Código do Produto", na impressão os itens serão ordenados por esta configuração, caso o parâmetro seja modificado para "Descrição Básica" a NF 1 continuará sendo exibida com a configuração que constava no ato do lançamento, isto é, a modificação realizada para "Descrição Básica" somente será considerada no lançamento de uma próxima nota.
Suporte Técnico
INFORMAÇÕES DE MANIPULAÇÃO EXCLUSIVA DO SUPORTE TÉCNICO/CONSULTORES LINX
Para que este recurso esteja disponível é necessário configurar o parâmetro "CSTs compatíveis com ICMS/ST", que se encontra em "Empresa -> Parâmetros Globais -> Acesso Restrito -> Fiscal", no grupo "Gerais". Neste parâmetro devem ser selecionados os CST's que devem ser compatíveis para o cálculo de ICMS/ST nos cadastros de baixa de consumo.
- Sem rótulos