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Na Promoção Farmarcas seu cliente recebe pontos para concorrer a prêmios nas compras de itens "NÃO medicamentos".

Confira o regulamento no site www.promocao.farmarcas.com.br.


Instrução sobre Termo LGPD.

1 – Com o sistema Softpharma Aberto, abra sua tela de vendas (Lançamentos / Faturamento / Vendas NFCE (Ou ainda SAT, MFE, Cupom fiscal). E clique sobre o botão de ação ;

2 – Selecione a administradora, clique em Ok e então clique em Cadastrar no site (F7).


3 – Insira o colaborador e selecione a empresa. Feito isto, clique em Ok.


4 – Será aberto em tela, o site de sua administradora, com o campo de novo cadastro aberto. Mas neste momento, iremos clicar em Pesquisar / Alterar conveniado.


Insira o CPF de seu conveniado, e clique em Pesquisar.



5 – Neste momento, aparecerá em tela uma mensagem de que o cliente não respondeu ao Termo de consentimento para uso de dados da LGPD. Clique em SIM para prosseguir com o envio do termo.


6 – Nesta tela, estará evidente o nome da pessoa física (cliente), o número de documento do cliente, a data de solicitação do termo, e deverá ser preenchido o modo de envio do termo, sendo possível o envio através de E-mail, Impressão, Whatsapp ,QRCode e ainda por leitura biométrica.


7 – Caso seja iniciado uma venda para o cliente antes dele aceitar o termo, o sistema retornará a mensagem de que o Convênio está parametrizado para solicitar o termo, e de que o cliente em questão ainda NÃO possui o termo assinado.

É essencial ressaltar, que o cliente que não aceitar o termo, não poderá realizar compras dentro da campanha.
Haja vista que a campanha promocional, exige o aceite do termo para que as vendas possam ser transacionadas pela campanha.






Instrução sobre acesso ao Web Estabelecimentos e como cadastrar o cliente.


1 - Acesse o sistema Softpharma, e abra sua tela de vendas: Lançamentos / Faturamento / Vendas NFCE (Ou ainda SAT, MFE, Cupom fiscal)



2 – Localize o ícone do Linx conecta   na tela de vendas, e clique sobre ele.


3 - Selecione sua administradora e clique em OK



4 – Pressione F7, ou então clique em CADASTRAR NO SITE, para iniciar o cadastro de seu cliente.



5 – Selecione seu Colaborador e o convênio, e clique em Ok



6 – Caso haja o cartão físico do cliente, bipe o cartão do cliente no campo 1, caso o cliente tenha apenas o número do cartão, digite o número do cartão no campo 1. Caso o cliente não tenha o número do cartão. Digite o número do CPF do cliente no campo 1. Digite o número do CPF no campo 2. Uma vez que o campo 1 e 2 estejam preenchidos, clique no botão Diretrix ON (Ilustrado pelo número 3).




7 - O sistema carregará os dados de seu cliente automaticamente. Observe se todos os campos marcados com * estão preenchidos e com os dados atualizados. Uma vez conferido tudo, clique em Gravar, ao fim da tela.



8 – O conveniado foi cadastrado com sucesso. E o número do cartão do cliente foi gerado em tela.


9 – Minimize ou feche o site de cadastro, e você retornará a tela de comunicação do Linx conecta. Procure nesta tela, seu cliente pelo número do cartão recém obtido
(Caso deseje, poderá procurar também pelo nome + sobrenome, ou ainda pelo CPF)


10 – Selecione seu cliente, e pressione ENTER e confirme a importação do cliente para o Softpharma.


11 – Seu cliente foi importado com sucesso! Clique em Ok para seguir. 


Caso deseje iniciar uma venda com o cliente recém importado, clique em SIM.



12 – Uma vez que você tenha seguidos os passos descritos, e tenha sido encaminhado para a tela de vendas, esta venda estará apta a passar pela Campanha. Importante lembrar que as próximas vendas realizadas para este cliente poderão ser iniciadas diretamente no sistema Softpharma, sem haver necessidade de cadastrar e/ou importar novamente o cliente.





Realizar vendas na empresa destinada a campanha.

1 – Abra a tela de vendas, e procure pelo seu cliente pressionando F2 no campo Matrícula. Observe que seu cliente está vinculado ao convênio da promoção. Selecione o cliente e prossiga com a venda.


2 – Ao inserir o vendedor e a condição de pagamento, observe que haverá uma comunicação rápida com o servidor do Linx Conecta para validar o cartão do cliente.


3 – Uma vez que você tenha preenchido os dados do vendedor e da forma de pagamento. Selecione o produto que será feita a venda, e prossiga


4 – Haverá uma comunicação com o Linx conecta, e os produtos vendidos serão carregados em tela. Todo produto não medicamento irá pontuar conforme o valor do produto.


5 – Nesta tela, será possível identificar (ou não) o CPF de seu cliente na venda. Caso queira que o CPF/Nome de seu cliente saia na nota impressa, clique em OK (Haja vista que o sistema já traz o CPF do consumidor que realizou a compra automaticamente para esta tela). Caso não queira identificar seu cliente na NFCE, clique em Não informar, ou pressione F12, e na nota aparecerá “Consumidor não identificado”.

6- Avance as etapas da venda.

7 – A NFCE de sua venda foi impressa!


8 – Junto a NFCE impressa, será impresso o cupom gerencial da venda pertinente a campanha. Neste cupom será possível obter informações pertinentes a venda, tais como: Nome do cliente, empresa, número da transação, valor da compra, data e hora da compra, e a pontuação gerada nesta venda. Os pontos correspondem aos números da sorte obtidos na compra. Ressaltando que os pontos são conquistados apenas na compra de não medicamentos.



9 – O cupom gerencial da venda será impresso duas vezes, e o segundo conterá as exatas mesmas informações do primeiro.





Realizar vendas em convênio de terceiros passando pela campanha.


1 – Localize o cliente que realizará a compra (O cliente já precisa ser conveniado, neste módulo de venda, venderemos para o cliente já cadastrado, contudo em outro convênio.)



2 – Uma vez selecionado o cliente, selecione também o Vendedor e a Forma de pagamento. Feito isto, pressione CTRL + O e selecione Linx Conecta – Informar Cartão.



3 – O sistema carregará uma tela para localizar o cadastro do cliente no Linx Conecta, mas antes a Administradora precisará ser selecionada. Uma vez selecionado a administradora, clique em Ok.


4 – Pesquise seu cliente pelo Número do cartão, nome + sobrenome ou CPF. Selecione o cliente e pressione enter.



5 – Perceba que mesmo sem utilizar o convênio da campanha, há uma comunicação com o Linx Conecta antes mesmo de selecionar o produto para vender, o que indica que a venda passará pela campanha. 



6 – Selecione seu produto, e avance a venda



7 – O sistema carregará a tela de comunicação do Linx Conecta, e mostrará a pontuação gerada nesta venda atrelado aos produtos não medicamentos. Pressione enter para prosseguir.



8 - Nesta tela, será possível identificar (ou não) o CPF de seu cliente na venda. Caso queira que o CPF/Nome de seu cliente saia na nota impressa, clique em OK (Haja vista que o sistema já traz o CPF do consumidor que realizou a compra automaticamente para esta tela). Caso não queira identificar seu cliente na NFCE, clique em Não informar, ou pressione F12, e na nota aparecerá “Consumidor não identificado”. 



9 – Pressione F4 para prosseguir


10 – A NFCE de sua venda foi impressa!

11 - Junto a NFCE impressa, será impresso o cupom gerencial da venda pertinente a campanha. Neste cupom será possível obter informações pertinentes a venda, tais como: Nome do cliente, empresa, número da transação, valor da compra, data e hora da compra, e a pontuação gerada nesta venda. Os pontos correspondem aos números da sorte obtidos na compra. Ressaltando que os pontos são conquistados apenas na compra de não medicamentos.


12 – O cupom gerencial da venda será impresso duas vezes, e o segundo conterá as exatas mesmas informações do primeiro.



Como inserir CPF de forma automática ou manual no cupom.


01 – Neste ponto, é importante ressaltar que indiferente do cliente estar ou não com o CPF identificado na nota, sua venda (desde que feita corretamente) passará pela campanha e irá pontuar de acordo com os não medicamentos comprados pelo cliente. O fato de identificar ou não o cliente na nota, não exercerá influência sobre a venda passar ou não pela campanha.

Em toda e qualquer venda NFCE, SAT, Cupom fiscal ou MFE, o sistema carregará esta janela durante as etapas finais da venda.

Esta tela, lhe trará duas opções, clicar em “OK”, ou clicar em “Não Informar, opção do cliente (F12). Ao selecionar a opção OK, você sinalizará que deseja que seu cliente seja identificado na venda, e neste caso, na nota, aparecerá os dados de seu cliente, tais como CPF, nome e endereço. (A nota abaixo é meramente um exemplo e não reproduz fielmente as informações impressas em uma impressora NFCE real.)



Caso a opção escolhida seja F12 (Não informar), o sistema entenderá que há um desejo em não informar as informações do cliente na venda, e neste cenário, o cliente aparecerá na NFCE como “Consumidor não identificado”. Abaixo exemplo




Como fazer a venda por um PBM e autorizá-la também na campanha

 

01 – Abra a tela de venda e selecione seu cliente, vendedor e forma de pagamento (Atenha-se a condição de pagamento exigida pelo pbm que a venda será feita).



02 – Uma vez que cliente, convênio, vendedor e forma de pagamento estejam selecionados, pressione CTRL + O e selecione seu PBM. Para nossa vendo exemplo, usarei o PBM Funcional Card.



03 – Informe o número do cartão Funcional Card de seu cliente, e prossiga.



04 – Haverá uma comunicação inicial com o PBM, para validar o cartão informado


05 – Selecione seu produto e avance



06 – Neste momento, haverá uma comunicação com o PBM para checar a aprovação da venda, caso a venda não seja aprovada, verifique o motivo da reprovação, caso a venda seja aprovada, avance as etapas



07 – Nesta tela, será possível identificar (ou não) o CPF de seu cliente na venda. Caso queira que o CPF/Nome de seu cliente saia na nota impressa, clique em OK (Haja vista que o sistema já traz o CPF do consumidor que realizou a compra automaticamente para esta tela). Caso não queira identificar seu cliente na NFCE, clique em Não informar, ou pressione F12, e na nota aparecerá “Consumidor não identificado”.


08 – Após a informação sobre o CPF, o sistema abrirá a tela de comunicação com o Linx Conecta, onde informará a quantidade de pontos gerados nesta venda. Como a venda exemplo está sendo feita com medicamentos, não há a geração de pontos.


09 – Informe os desdobramentos da venda, tais como possível entrada e etc.


10 – A NFCE de sua venda foi impressa!

11 – Logo após a NFCE, aparecerão os cupons pertinentes a venda a prazo e a venda pbm.





12 – Haverá ainda, a impressão do cupom pertinente a campanha. Contudo, como esta venda foi feita exclusivamente com medicamentos, o sistema não irá gerar pontos, haja vista que a pontuação está vinculada a venda de não medicamentos.

Neste cupom, a venda foi feita por dentro da campanha, mas a ausência de pontos faz com que a mensagem final mude, esta mensagem traz alguns informações básicas sobre a campanha, e tem o intuito de atrair a atenção do consumidor para comprar e concorrer pela campanha.


13 – Como o cupom é impresso em duas vias, este segundo cupom é igual ao anterior.



Como realizar o cancelamento da venda

Antes de iniciar o cancelamento, tenha em mente que devido a promoção, apenas o cancelamento total da venda será aceito, ou seja, não será aceito retorno parcial da venda. Caso uma venda tenha movimentado 10 itens, todos os 10 precisarão ser cancelados/retornados. Uma vez cancelado a venda, os pontos gerados por esta venda também serão cancelados.

01 – Acesse Lançamentos / Faturamento / Cancelamentos


02 – Pressione F2 para localizar a venda


03 – Procure sua venda, selecione-a e clique em Processar 


04 – Confira os produtos da venda, e clique em Ok para prosseguir


05 – Confirme o cancelamento


06 – Caso ainda haja tempo hábil para cancelar a venda, o sistema a cancelará, do contrário, o sistema lhe encaminhará para o retorno da venda.


07 – A nota foi retornada, e neste caso, o sistema gera uma NFE de retorno (A nota poderá ser encontrada posteriormente no Gerenciador NFE).


08 – Nota cancelada administrativamente.


Importante lembrar, que caso o cliente da farmácia deseje comprar um medicamento controlado + não medicamentos para passar dentro da campanha, é interessante realizar duas vendas separadas, uma para o(s) medicamento(s) controlado(s), e outra para os demais itens. A fim de se o cliente eventualmente precisar cancelar um item, como a venda toda precisará ser cancelada, você não precisará cancelar a venda do medicamento controlado, e evitará assim ajustes desnecessários em SNGPC e etc.