Esse erro é referente ao arquivo “Rpt”, que é um arquivo importante para gerar os relatórios do sistema.
Se o arquivo “Rpt” não for localizado na pasta "Relats", e no caso de relatórios customizados na pasta "Custom", o sistema irá apresentar a mensagem de erro conforme a imagem acima.
Isso também ocorre se no seu sistema a busca de algum relatório está apontando para o Humanus 7.7.
Relatórios Padrões
Caso o relatório que esteja tentando gerar seja um relatório padrão do sistema (não é de nenhum customizado) acesse o "Módulo Cadastro Gerais – cadastros - Documentos e Relatórios de Usuários".
Selecione a categoria do relatório dando um "Clique" sobre a categoria desejada, após isso, clicar em "Relatórios".
Veja o exemplo:
Se o apontando do relatório estiver direcionado para a pasta "Relats" do Humanus 7.7, deve-se alterar o caminho, apontando para o “Rpt“ da pasta "Relats" do Humanus 8.0.
Acima temos a imagem de exemplo, no qual foi selecionado uma categoria de relatórios e dentro dessa categoria temos o relatório de denominação GPS – esse relatório em específico tem como nome do arquivo de “rrgps_o.rpt."
Esse arquivo tem o mesmo nome tanto para a versão 7.7 quanto para a versão 8, mas se você estiver usando o Humanus 8.0 e verificou que o apontamento está para a versão 7.7, basta pegar o nome do arquivo rpt e localizar o mesmo arquivo na pasta "Relats" do Humanus 8.0.
Para isso, dê dois cliques sobre o código do relatório e depois clique no botão "Procura".
Navegue até a pasta de instalação do Humanus 8.0 – Abrir a pasta "Relats" e localizar o arquivo "Rpt", depois clicar em "Abrir".
O caminho deve ficar apontando para a pasta do Relats do Humanus 8.0 + o Nome do Arquivo.
Clique em gravar ocorrência (ícone de disquete) para "Salvar" as alterações feitas.
Relatórios customizados
Dentro do arquivo zip que é baixado o arquivo completo do customizado, vem também os arquivos rpt’s. Exemplo:
Deve ser verificado se os arquivos rpts dos customizados se encontram na pasta "Relats" dentro da subpasta "Custom".
ATENÇÃO: Os relatórios customizados devem ficar sempre na pasta "Relats" na subpasta "Custom".
Nesse caso, não é necessário verificar o apontamento do rpt como no caso dos relatórios padrões, apenas coloque o arquivo dentro da pasta "Custom". Caso você não tiver mais o arquivo rpt do customizado, solicite na área de suporte do Humanus abrindo um chamado.