Nesta seção, introduziremos o universo do StoreX Custom. Serão abordados seus conceitos básicos, quais as motivações por trás de sua criação, diferenças entre Versão Standard e Versão Custom e também alguns pontos que são customizáveis na versão Custom. 

O que é o StoreX Custom



O StoreX Custom possui as versões Standard e Custom. O Standard é uma versão que funciona sem estar presa a regras de negócio específicas de clientes. A aplicação Custom é um refinamento ou especialização de funções padrão, pensando segundo a necessidade do cliente.

StoreX Custom é uma solução separada do StoreX Standard, que surgiu para permitir a customização de funcionalidades e layout, conforme as necessidades específicas do negócio. É um refinamento ou especialização de funções padrão, pensando conforme a necessidade do cliente. Assim é possível criar repositórios separados para cada aplicação (controle de versão individualizado).

Motivações



Surgiu da necessidade de se manter separadas as customizações solicitadas pelos clientes das operações que são consideradas Standard. Desta forma, evita-se que as customizações interfiram no funcionamento do produto Standard. Se uma solicitação feita por um cliente não faz sentido para a aplicação Standard, essa solicitação é implementada em uma versão Custom para aquele determinado cliente.

Exemplificando: Como é atualmente a operação de sangria hoje no StoreX Standard? Na Sangria imprimir uma única via no comprovante não fiscal e você pode, se quiser, imprimir mais de uma via. Mas se um cliente pedir uma operação de sangria totalmente diferente da operação que o Standard faz? Nesse caso que entra o Custom. Customizaremos essa operação em um módulo separado do “kernel” Standard.

Anteriormente o StoreX era um único bloco de acumulando os módulos principais em um único.jar como mostra a Figura 1. Para permitir que o Custom nascesse, foi necessária fazer uma transformação desse bloco promovendo o desacoplamento desses módulos do StoreX Standard. 



Figura 1 — Aplicação única X Aplicação distribuída



O StoreX EP, StoreX SP, StoreX Integrador de Transações e StoreX POS se tornaram aplicações independentes como mostra a Figura 2, o que facilita a manutenção e atualização desses módulos, dado que a atualização de um desses módulos separadamente não interfere no funcionamento dos demais.


Figura 2 — Desacoplamento dos módulos do StoreX.


Outra razão para essa separação dos componentes, é a de que como o StoreX Custom foi pensado para ser customizado de forma específica para cada cliente. Muitas das modificações realizadas no projeto Custom vão ser específicas para aquele cliente, e com isso o ele pode necessitar modificar e atualizar recorrentemente apenas alguns dos módulos, digamos o StoreX POS e o StoreX SP, e com a separação, essas modificações não afetariam no funcionamento individual dos outros módulos.


Todos os componentes dependem do “kernel” do StoreX. O “kernel” do StoreX é composto por uma série de bibliotecas do StoreX Standard, que possuem funcionalidades comuns a todos os projetos, evitando que caso seja necessária a atualização de alguma biblioteca presente no “kernel”, essa atualização não precise ser feita em cada componente individual do StoreX Custom.


Diferenças



Como exemplificado, a versão Standard serve de base para as customizações, os incrementos ficam disponíveis para todos e não há necessidade de reimplementar para cada cliente. A partir da base do StoreX Standard, que agora está cada vez mais desacoplada, o StoreX Custom pode ficar direcionado ao cada cliente específico, como mostra a Figura 3.

Figura 3 — Exemplificando diversidade de clientes StoreX.


O que pode ser customizado?



Vários módulos podem ser customizados, em diversos campos que o StoreX Custom ser editável. A Figura 4 mostra alguns exemplos do que pode ser customizável pelo cliente.


Figura 4 — Possibilidades de customização do StoreX.


  • Sem rótulos