Para que os eventos do eSocial possam ser enviados pelo Humanus, se faz necessário a assinatura digital do lote (arquivos XMLs), que é feita utilizando dados do certificado digital A1. Obrigatoriamente a empresa precisa do certificado configurado corretamente no servidor e também nas estações de trabalho.

Neste tutorial abordaremos a forma com que deve ser feita a atualização do certificado no servidor do eSocial (WebService), para as estações de trabalho importar da maneira comum, podendo utilizar o guia nativo do Windows.

Pergunta Frequente:
"O Humanus funciona com o certificado digital A3?"
- Não, o Humanus somente funciona com a utilização do certificado digital A1.



PROCESSO DE ATUALIZAÇÃO

1. Importação do Certificado Digital


Execute o console de gerenciamento do servidor.
C:\Windows\System32\ mmc.exe


Se faz necessário adicionar a “Snap-ins” de certificado, para isso selecione no menu do Console: 

Arquivo > Adicionar/remover Snap-ins

 

Selecione “Certificados” após clique em adicionar, para que o mesmo seja passível de configuração.

 

Selecione a opção “Conta do computador

Será exibida uma lista de opções para configuração do certificado, vamos excluir o certificado vencido da empresa.

Selecione: Pessoas confiáveis >  Clique no certificado vencido, e na aba superior um “X” habilitará, clique nele e  aparecerá a mensagem de confirmação da exclusão do certificado.

Confirme a exclusão.

Agora vamos importar o novo certificado. 

Clique com o botão direito sobre Pessoas confiáveis > Selecione: Todas as tarefas  > Importar

 

O assistente para adicionar o certificado será exibido.

Clique em avançar e vá até a pasta onde se encontra o certificado da empresa, escolha a opção de visualização *todos os arquivos (*.*) para exibição do certificado.

 

Informe a senha referente ao seu certificado e clique em avançar.

Feitos todas as etapas, e conclua o assistente.

 

Após o certificado importado, clique sobre o mesmo: Vá até a aba Detalhes > Requerente selecione o “CN” após pressione as teclas CRTL+C

Clique no botão abaixo “Editar Propriedades...” caso o campo “Nome amigável” esteja vazio conforme modelo abaixo.

 


Pressione as teclas CRTL+V para preencher a informação do nome como no “CN”.

No final do nome adicione a TAG (eSocial) ficando conforme modelo abaixo.

 


Caso o nome da empresa com o CNPJ fique extenso truncando o campo, pode abreviar o nome a empresa, o importante é ao final do nome respeitar a TAG (eSocial)

Confirme se o nome amigável ficou parametrizado corretamente, voltando para a aba “Detalhes”

 

** ATENÇÃO: Os procedimentos a seguir são de suma importância a execução seguindo detalhadamente conforme instruído, pois caso o certificado não seja registrado adequadamente pode ocorrer trava de envio na mensageria.


2. Registro do Certificado no servidor


Execute o “Prompt de comando (CMD)” como Administrador

 

No prompt seguir até o caminho “Program Files (x86)\Windows Resource Kits\Tools

Execute o comando:

winhttpcertcfg.exe -g -c local_machine\TrustedPeople -s "CN DO SEU CERTIFICADO" -a todos

Veja o nome correto do CN do certificado da empresa, no seguinte caminho.

C:\Windows\System32\ mmc.exe

Selecione:  Pessoas Confiáveis >  Certificado > Selecione o certificado da empresa com um duplo clique > Aba detalhes  > Campo Requerente > Opção CN

 


No exemplo o nome do nosso certificado é “CR SISTEMAS LTDA:07716820000123”

Obs. Selecione e copie o nome CN com cuidado, para não ficar com espaçamento no início e no final do nome.

Agora que sabemos o nome CN o comando fica dessa maneira:

winhttpcertcfg.exe -g -c local_machine\TrustedPeople -s "CR SISTEMAS LTDA:07716820000123" -a todos

Caso o idioma do sistema operacional esteja em inglês, substituir todos por everyone:

winhttpcertcfg.exe -g -c local_machine\TrustedPeople -s "CR SISTEMAS LTDA:07716820000123" -a everyone

Caso o comando seja executado com sucesso a mensagem abaixo é exibida.

 

 Esse processo é necessário para habilitar os usuários do autenticado do Windows a utilizar o certificado.

 É possível visualizar a lista de usuários já autenticados com o seguinte comando:

 winhttpcertcfg.exe -l -c local_machine\TrustedPeople -s " CN DO SEU CERTIFICADO "


3. Vinculação do Certificado no Humanus

Acesse o módulo Processos legais > Cadastros > Parâmetros de Filial > Parâmetros Auxiliares > Clique sobre o botão “Certificado Digital”

* Caso tenha algum certificado vinculado, deve-se excluir:

 

E incluí-lo novamente.

 

Ao clicar em “Buscar Certificados” será aberta a janela:

 

Então você seleciona o certificado que será vinculado para empresa (Caso você possua mais de uma, deve-se logar em todas e vincular os certificados correspondentes).

 

 Grave, clicando no disquete.

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