Essa melhoria estará disponível a partir da versão 3.0.3.16.

Configurações no Linx Big Farma

Para ativar o processamento automático de pedidos vá ao menu Configurações > Filiais na aba Sugest. de Compras na seção PharmaLink e ative o checkbox "Ativar processamento automático de pedidos", desta forma o sistema fará o processamento automaticamente sem necessitar que o usuário faça esse processo manualmente.


Figura 01 - Configurações Filiais

Na informação "Realizar o processamento automático de pedidos a cada X minuto(s)", o usuário poderá incluir o tempo que desejar, o padrão que já virá configurado é 5 minutos, mas o usuário poderá configurar até 60 minutos.

Este processamento é para o sistema realizar automaticamente o envio dos pedidos.

Ao ativar o checkbox será apresentada a seguinte mensagem:


Figura 02 - Ativar Funcionalidade


Para ativar a funcionalidade clique em .

Lembrando que o processamento automático será válido apenas para os fornecedores configurados com os softwares homologados: BigFTP.exe e Pharmalink.exe.

Para os fornecedores que não utilizam esses softwares a rotina continuará a mesma (manualmente).

Para saber mais como baixar e configurar o Pharmalink - Pedido eletrônico acesse o artigo Pedido Eletrônico Pharmalink.

Utilização do Pharmalink

Para gerar um pedido eletrônico basta ir ao menu Gerencial > Entradas/Compras > Sugestão de compra/remanejamento.

Escolha os filtros para o pedido, marque através da tecla de atalho F5 e vá em .


Figura 03 - Sugestão de Compras


Marque os itens para gerar o pedido e vá ao botão .


Figura 04 - Sugestão de Compras - Pedido


Abrirá a tela para escolher o tipo de pedido que deseja, basta selecionar Gerar Pedido Eletrônico e cliquem em .


Figura 05 - Gerar Pedido


Abrirá a tela para selecionar os fornecedores disponíveis.


Figura 06 - Fornecedores Disponíveis

Nesta tela só aparecerão os fornecedores que estiverem com a configuração de pedido eletrônico correta.

Selecione o fornecedor desejado e vá ao botão , aparecerá a tela para inserir uma descrição e/ou observação do pedido.


Figura 07 - Descrição e Observações do Pedido de Compras

Nesta tela não é obrigatório inserir informações, cabe ao usuário decidir se deseja inserir ou não.

Após solicitará para o usuário selecionar os distribuidores.


Figura 08 - Distribuidores


Selecione o(s) distribuidor(es) através da tecla de atalho F5, escolha qual a sequência dos distribuidores que deverão receber o pedido através do campo Ordem , caso o usuário queira mudar a ordem dos distribuidores basta utilizar as teclas de atalhos da Ordenação.

Essa ordenação é para os casos onde o 1º distribuidor não realize o pedido por completo, ou seja, faça cortes no pedido, então o sistema enviará os pedidos faltantes para o 2° distribuidor e enquanto estiver com cortes e com distribuidores selecionados disponíveis, o sistema continuará enviando automaticamente para suprir todo o pedido solicitado.

E clique no botão .

Abrirá a tela de pedidos de compra.


Figura 09 - Pedidos de Compra


Ou para o usuário que deseja apenas verificar os pedidos de compra basta ir diretamente na tela inicial de sugestão de compras na aba Pedidos clicar em e ir na opção Retorno Pedido Eletrônico.


Figura 10 - Retorno de Pedido Eletrônico


Após abrirá a tela de Pedido de Compra (Figura 09).


Para acompanhar os pedidos vá ao menu Gerencial > Entradas/Compras > Acompanhamento de Pedidos e clique em para pesquisar o Status dos pedidos em andamento.


Figura 11 - Acompanhamento de Pedidos


Legenda

  • Envio Pendente - Quando ainda não foi realizado o envio do pedido aos fornecedores;
  • Aguardando Retorno - Quando o pedido já foi enviado para o fornecedor mas ainda não houve retorno;
  • Faturado Totalmente - Quando o pedido foi faturado integralmente ou seja não houve corte;
  • Faturado Parcialmente - Quando o fornecedor faturou apenas parte do pedido;
  • Não Faturado - Quando não houve faturamento de nenhum item.


Nesta tela também é possível filtrar os pedidos de acordo com o que o usuário precisar, basta ir ao botão e escolher o filtro desejado.


Figura 12 - Acompanhamento de Pedidos - Filtros


Os botões , e têm as mesmas funcionalidades das telas já existentes.

Caso o ainda existam pedidos que não foram faturados totalmente o usuário poderá gerar pedido de corte manualmente através do botão mas se acontecer do usuário tentar gerar para um pedido que já foi gerado pedido de corte aparecerá a mensagem:


Figura 13 - Confirmação


Esta mensagem é para informar que o usuário pode estar gerando um pedido duplicado, para gerar o pedido de corte novamente basta clicar no botão .