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Linx Mobile > Pré-requisitos





Linx POS

Atenção

O Linx Mobile não é compatível com ambientes que utilizem banco on-line.

A utilização do Linx Mobile com MF-e no Estado do Ceará só está disponível para clientes que utilizam o PDV Linx OmniPOS.

  • Linx POS 7.7 com versão mais recente liberada pela Linx.
  • Linx ERP ou Linx ERP Franquia com versão mais recente liberada pela Linx.
  • Datasync ou Linx ETL com versão mais recente liberada pela Linx e Mid-e Client compatíveis com o Linx POS 7.7 com versão mais recente liberada pela Linx (veja os requisitos na documentação da versão 7.7).
  • Microsoft .NET Framework 4.5 ou superior.
  • NFC-e e/ou SAT previamente configurados (não é homologado para ECF, apenas para NFC-e e/ou SAT).

O Linx Mobile é considerado um PDV móvel, nesse sentido é necessário que ele atenda as configurações mínimas do Linx POS, dispostas a seguir:


IMPORTANTE

As configurações aqui apresentadas sãos as mínimas para a utilização do Linx POS, Linx ETL e Linx Datasync. O tamanho do banco de dados e o número de transações efetuadas simultaneamente em cada ambiente são fatores que podem requerer incrementos nessas configurações, devendo ser analisados individualmente pela equipe de infraestrutura do cliente Linx.

A Linx recomenda que sejam sempre aplicadas ao ambiente as atualizações disponibilizadas pela Microsoft para a versão de SQL utilizada (Service Packs e Hotfixes).



Linx POS 7.7 ou superior
SERVIDOR LOJA (5)ESTAÇÕES LOJA
Até 2 PDVsDe 3 a 5 PDVsDe 6 a 10 PDVsDe 11 a 20 PDVsAté 10 PDVsDe 11 a 20 PDVs





H
ardware


Processador

Intel Core I3 (3.10 Ghz) ou equivalenteIntel Core I5 (3.30 Ghz) ou equivalenteIntel Core I7 (3.60 Ghz) ou equivalenteIntel Xeon E3-1220 v2 (3.10 Ghz), Quad Core ou equivalenteIntel Core I3 (2.20 Ghz) ou equivalenteIntel I5 (2.20 Ghz) ou equivalente
Memória8 GB8 GB16 GB32 GB4 GB8 GB


Disco


300 GB


500 GB


500 GB

1 TB, 7.200 RPM, Serial ATA de 3 Gbit/s, 3,5", com cabo ou superior


300 GB


500 GB

OutrosPlaca de rede de 10/100 MbitsPlaca de rede de 10/100 MbitsPlaca de rede de 10/100 MbitsPlaca de rede de 10/100 Mbits

Internet

ConexãoConexão de banda larga








Software





SQL


Express

Express

Standard

Standard ou superior



ExpressExpressStandardStandard ou superior

ExpressExpressStandardStandard ou superior



Sistema Operacional

Windows 10 Pro, Windows 10 Enterprise

Windows 11 Pro, Windows 11 Enterprise

Windows 10 Pro, Windows 10 Enterprise

Windows 11 Pro, Windows 11 Enterprise

Windows 10 Pro, Windows 10 Enterprise ou Windows Server

Windows 11 Pro, Windows 11 Enterprise ou Windows Server

Windows Server 2016

Windows 10 Pro, Windows 10 Enterprise

Windows 11 Pro, Windows 11 Enterprise

Windows 10 Pro, Windows 10 Enterprise

Windows 11 Pro, Windows 11 Enterprise

.Net Framework4.84.84.84.84.84.8

ATENÇÃO!


(1) Versões compatíveis com o SQL 2014/2016/2017/2019: Linx POS 7.7 ou superior, Linx POWS 6.5.2 SPK 10 ou superior.

O SQL 2012 foi descontinuado pela Microsoft. Para mais informações acesse Suporte SQL 2012(clique aqui)Microsoft SQL Server 2012(clique aqui).
A parametrização da instância do SQL e do banco de dados necessita estar conforme a documentação: Configurações - Collation da instância do SQL e do banco de dados do POS.

(2) No caso de mais de 10 terminais o servidor deverá ser exclusivo; não poderá ser utilizado com o PDV.

(3) A versão mínima 4.8 do .Net Framework é requerida para a instalação do Linx POS e para a emissão do CF-e-SAT, NF-e e NFC-e.   
     .Net Framework 4.8: Instalação requerida também pelo MID-e-Client e pelo Linx ETL, em ambientes que os utilizem, na máquina em que esses aplicativos forem instalados.

(4) Caso a loja utilize Linx Mobile, é importante considerar na conta dos PDVs o número de dispositivos com Linx Mobile também.

(5) Os clientes que utilizam "autenticação do Windows" como forma de conexão com o banco de dados, deverão criar o usuário "AUTORIDADE NT\SISTEMA" para utilização dos serviços de validação do Linx POS, a partir da versão Linx POS 7.9 Service Pack 3.

A Microsoft comunicou que o suporte foi encerrado para o Sistema Operacional Windows 8.1 conforme informação contida na página da própria Microsoft (clique aqui).

IMPORTANTE


Configurações - Collation da instância do SQL e do banco de dados do POS

Para o correto funcionamento do Robô de reprocessamento de notas fiscais, é necessário que a Collation da instância do SQL e do banco de dados estejam devidamente corretas.

Configurações

1.A collation deve estar como LATIN1_GENERAL_CI_AS, pois qualquer valor diferente disso, o robô de notas não funcionará na loja.

 


2. É necessário que o idioma do SQL esteja em inglês US_ENGLISH. Para validar o idioma execute o seguinte comando no SQL: SELECT @@LANGUAGE@@LANGID. 

O resultado dessa consulta deve ser conforme a imagem:


3. Caso o resultado da consulta for diferente de “US_ENGLISH”, será necessário executar os comandos para realizar a alteração.

a.  Execute o comando EXEC SP_CONFIGURE 'DEFAULT LANGUAGE', 0

b.  Execute o comando RECONFIGURE

c.  Execute o comando EXEC SP_DEFAULTLANGUAGE 'SA', 'US_ENGLISH'

Importante

O comando executado no passo ‘C’, deve ser aplicado para o usuário ‘SA’ e também para todos os demais usuários do banco de dados que, eventualmente tenham sido criados para que o LinxPOS faça o login na base de dados.

4. Reinicie a instância do SQL por meio do próprio SQL Management Studio, conforme exemplo:


5. Após reiniciar a instância, execute novamente o comando: SELECT @@LANGUAGE@@LANGID. O resultado dessa consulta deve ser US_ENGLISH.

Prossiga com os procedimentos seguintes.


6. O Linx POS Manager deve ser executado como Administrador, para que sejam registradas as DLLs: LINX.NFCE.FOXPRO.DLL e LINX.PROCESSAR.NOTAS.DLL

Nota

Este procedimento deve ser efetuado para todos os terminais da Loja.

Linx Omni POS

  • Linx Omni POS com versão mais recente liberada pela Linx.
  • Linx Omni POS Services com versão mais recente liberada pela Linx.
  • NFC-e e/ou SAT previamente configurados.

Microvix POS

  • Microsoft Windows 7 (x86 e x64) - Service Pack 1 ou superior com todas as edições, exceto Starter Edition.
  • Microsoft Windows 8 Pro e Enterprise, exceto RT.
  • Microsoft Windows 8.1 Pro e Enterprise, exceto RT.

Nota

Consulte a documentação completa e os pré-requisitos no manual Mobilidade Microvix.

Framework

  • .NET Framework 4.5 ou superior.
  • Internet Explorer 11 ou superior
  • Microsoft SQL Server Express 2008 R2* ou superior

*Para clientes Linx Microvix, estes aplicativos são disponibilizados junto do instalador do Linx Microvix | POS

  • O cliente/loja/franqueado deverá possuir as últimas versões dos sistemas de PDV e respectivos Service Packs instalados em seu ambiente.
  • Versão mínima: 5.0.2 ou mais recente liberada pela Linx.
  • O cliente/loja/franqueado deverá liberar um usuário que tenha acesso de administrador para instalação de software.
  • NFC-e e/ou SAT previamente configurados.

Atenção

Em todos ambientes é necessário realizar a liberação de portas e URL:

Portas: 1700, 1710 (para todos os ambientes) e 1979 (para Linx OmniPOS).

*.linx.com.br
*.linxsaas.com.br

Dispositivos homologados (Smartphones)

  • Dispositivo móvel com Sistema Operacional Android ou IOS, com comunicação BluetoothVeja os requisitos mínimos na tabela mais adiante.
  • É necessário ser fidelizado ou ter cadastrada as seguintes adquirentes: Rede, GetNetLac, Elavon, Stone, BIN (FirstData) ou Cielo.

SmartPOS

  • Ingenico APOS A8

Atenção

  • Os SmartPOS estão em fase piloto e para utilização desses equipamentos, é necessário entrar em contato com o seu Gerente de Relacionamento. Vale reforçar que neste momento o equipamento não deve ser comprado diretamente com o fabricante.
  • O Ingenico APOS A8 está disponível apenas para Android e DTEF .

Atenção

  • Consulte a disponibilidade para novos equipamentos.

Pinpad Bluetooth

  • PAX D180

  • PAX D200
  • Ingenico ICM122

  • Ingenico LINK/2500 

  • Gertec MOBI PIN 10
  • Gertec MP5

Atenção

  • O pinpad deve estar com as devidas chaves de adquirentes gravadas.
  • O pinpad Gertec MP5 está disponível a partir da versão 3.17.1
  • O pinpad Ingenico LINK/2500 opera apenas em ambientes que utilizem smartphones com sistema Android.
  • O pinpad Gertec MP5 opera apenas em ambientes que utilizem smartphones com sistema Android.

Impressora sem fio e não fiscal

  • EPSON TM-T88V
  • EPSON TM-T20

Impressora não fiscal

  • Sweda SI-300s
  • Macaf perfecta

Nota

  • É necessário que o servidor que forem instalados os serviços do Linx Mobile ("LinxMobServiceService") tenha IP fixo, caso contrário, se houver a mudança de IP o Linx Mobile não se comportará corretamente.
  • Caso já tenha impressora não fiscal na loja, não é necessário adquirir uma nova.

VPN - Para Linx Microvix e Linx POS

Orientações

Atenção

  • Ambientes que utilizam SiTef (Conectividade Linx) deverão solicitar o Certificado Mobile para conexão com o Sitef e será necessário instalar o aplicativo Open VPN Android e Open VPN IOS + Itunes para importação do certificado.
    Contate seu Gerente de Relacionamento para obter acesso ao Certificado Mobile.
  • É necessário que cada aparelho tenha o seu certificado.
    Para geração do certificado, envie uma solicitação com o CNPJ da loja e a quantidade de aparelhos para [email protected].

A seguir, veja o procedimento necessário para realizar a instalação do aplicativo OpenVPN no Android e importação deste certificado.

Importação Certificado de TEF no Android

Extraia os arquivos do certificado em uma pasta na raiz do SD do Smartphone.

Neste exemplo, foi criada a pasta Open Vpn e o conteúdo de dentro dela foi extraído.



Baixe o aplicativo OpenVPNConnect no Play Store e após o download selecione Abrir.

Clique no Menu conforme a seta indicativa na figura ao lado.

Selecione a opção Import conforme a seta indicativa na figura ao lado.

Pressione a opção ImportProfile FronSD conforme a seta indicativa na figura ao lado.

Acesse o diretório onde os arquivos foram salvos. No exemplo ao lado, foi criada uma pasta chamada Open Vpn na raiz do SD do Smartphone

Selecione o arquivo vpn.ovpn e em seguida a opção select.

Selecione Connect.

Certifique-se que o status foi alterado para Connected.

Atenção

  • Ambientes que utilizam SiTef (Conectividade Linx) deverão solicitar o Certificado Mobile para conexão com o Sitef e será necessário instalar o aplicativo Open VPN Android e Open VPN IOS + Itunes para importação do certificado.
    Contate seu Gerente de Relacionamento para obter acesso ao Certificado Mobile.
  • É necessário que cada aparelho tenha o seu certificado.
    Para geração do certificado, envie uma solicitação com o CNPJ da loja e a quantidade de aparelhos para [email protected].


A seguir, veja o procedimento necessário para realizar a instalação do aplicativo OpenVPN no IOS e importação deste certificado.

Importação Certificado de TEF no IOS
1. Instale o aplicativo OpenVPN.
2. Abra o iTunes e navegue em Compartilhamento de arquivos > OpenVPN > Adicionar arquivos

3. Selecione os arquivos, conforme exemplo ao lado e, depois, clique em OK para importar.

4. Abra o aplicativo OpenVPN e clique em Incluir "+".

5. Verifique se será listada na tela a VPN.

6. Depois, mova o flag para a opção Connected.

Para todos os Ambientes

  • Aplicativo leitor de QRCode instalado no dispositivo móvel.
  • Aplicativo APK Installer instalado no dispositivo móvel.

Nota

Caso tenha problemas no arquivo APK, utilize o aplicativo APK Installer.

Para saber mais sobre o aplicativo, acesse o site do desenvolvedor aqui.

  • NFC-e e/ou SAT previamente configurados.



Aviso

O D-TEF está homologado apenas para aparelhos com sistema Android. Usuários com IOS, aguardar liberações futuras.

Para acessar a documentação completa do D-TEF, clique aqui.


Requisitos Mínimos

Tipo

Descrição

RAM4GB
Processador1.5 GHz
Wi-Fi

2.4 GHz

Atenção

Recomenda-se uma rede wi-fi dedicada para a utilização do Linx Mobile.

Posição da antenaBalcão do caixa no fundo do salão de vendas ou, em alguns casos, centralizada no teto.
TamanhoAparelho com no mínimo 4 polegadas
CâmeraCâmera com no mínimo 8 megapixels com autofoco.
Sistema Operacional

Android 5.1 ou superior e IOS 11 ou superior

Restrições

Alguns dispositivos submetidos aos testes apresentaram algumas irregularidades quando em uso com o Linx Mobile que valem ser comentadas. São elas:

Dispositivo

Problemas identificados

Samsung J1

Oscilações frequentes no uso do Wi-FI.

Leitura de código de barras dificultada pelo tipo de câmera. Obs.: Bateria com duração aproximada de 3 horas.

Sony Z3+


O Linx Mobile não funciona neste aparelho.

Tablet

Ipad (todos)


Não homologado.

LG K4 Novo X230DS

Baixa disponibilidade de memória e processamento.

Oscilações frequentes no uso do Wi-FI.


Veja também o tópico Instalação do Servidor.


  • Sem rótulos