O acerto das remessas que possuem produtos com seriais exige uma tratativa a mais para finalização, sendo preciso informar os números dos seriais. Esse processo é realizado no retorno da remessa, após a venda ou devolução dos produtos.
Para isso, acesse a rotina de Remessas e Retornos e aplique os filtros para listar e selecionar a remessa para acerto.
Nota
- Sempre que selecionado Venda Ambulante no campo Tipo de Remessa, o cliente será preenchido automaticamente com a empresa logada.
- Caso uma Nota Fiscal de Entrada que foi associada a uma remessa tenha sido excluída ou cancelada, a remessa voltará ao status de pendente na listagem.
Acertar Produtos Vendidos
Após localizar a remessa e clicar em acertar, é necessário:
1. Selecionar o produto: selecione os produtos que serão vendidos na remessa ou clique diretamente em Inserir Vendidos e bipe todos os produtos;
- Bipe os produtos e depois informe os seriais;
- Bipe diretamente o código serial.
2. Selecionar os Seriais: abaixo da descrição do produto haverá o campo para selecionar os produtos seriais. A quantidade que poderá ser selecionada é com base nos itens que foram inseridos no cadastro da remessa;
3. Inserir Vendidos: clique nesta opção após selecionar o item;
Dica
- Na listagem dos seriais são apresentados somente os seriais que pertence a remessa e que não estejam em uma venda ou devolução de venda (autorizadas);
- Para reverter ou alterar a quantidade inserida, basta clicar em Detalhar, ao acionar o ícone toda a quantidade inserida será revertida, para alterá-la basta modificar o valor;
- No detalhamento no grupo Vendidos, a pessoa poderá realizar configurações no campo Natureza Operação;
- No campo Dados Adicionais é possível inserir ou alterar os dados do transporte, bem como as informações adicionais. Já no campo Outros Valores, é possível informar os descontos, seguro, outras despesas e valor do frete.
- Para retornar o produto com serial para pendente, clique no botão detalhar situado acima do campo Inserir Vendidos/Inserir Devolvidos e selecione o serial.
4. Pagamento: após inserir os produtos, confira o valor e clique em pagamento.
Caso a empresa esteja configurada para emissão de DAV será apresentado o botão Pré-Venda que permitirá gerar um documento para que seja finalizado no Microvix POS.
5. Finalizar remessa: selecione o plano de pagamento e adicione. Clique em finalizar, o sistema gerará automaticamente a nota fiscal dos produtos vendidos.
Além disso, estarão disponíveis as opções comprovante, imprimir nota e listagem que permite acessar as remessas geradas.
Acertar Produtos Devolvidos
1. Selecionar o produto: selecione os produtos que serão devolvidos na remessa. ou clique diretamente em Inserir Devolvidos e bipe todos os produtos;
- Bipe os produtos e depois informe os seriais;
- Bipe diretamente o código serial.
2. Selecionar os Seriais: abaixo da descrição do produto haverá o campo para selecionar os produtos seriais. A quantidade que poderá ser selecionada é com base nos itens que foram inseridos no cadastro da remessa;
3. Inserir Devolvidos: clique nesse opção após selecionar o item;
4. Finalizar devolução: após inserir os itens, clique em devolver, o sistema gerará automaticamente a nota fiscal de devolução.
Vale lembrar que a opção gerar a nota de venda dos itens que não foram devolvidos somente estará disponível se nas configurações de remessa e retorno o item Permite realizar vendas no acerto estiver marcado, caso contrário estará disponível apenas a opção Devolver.