Assunto

Este documento irá ensinar como fazer uma entrada de nota fiscal emitida por um fornecedor com Regime Simples, contendo ST (Substituição Tributária) para empresas com regime estadual do tipo Simples.

Informações e Procedimentos

Importante

Estamos utilizando como modelo uma empresa de Regime Tributário Simples.


Iremos aprender fazer entrada de nota fiscal com Substituição Tributária em uma operação interestadual, em 2 etapas.

ETAPA 1

Efetuar os cadastros necessários para que a entrada gere os mesmos valores de ST que estão na nota fiscal do fornecedor.


Passo 1: Em Utilitários > Empresas > Empresa > Manutenção - janela Dados, o Regime Estadual deve ser Simples e Recuperação de ICMS para ST deve ser Recuperação pela alíquota do produto.



Passo 2: Em Produtos > Manutenção > Cadastro a origem deve ser de terceiros quando estiver no Easy Linx Produção e no Administrativo, no Frente de Loja não há esta opção porque todos os produtos são automaticamente de terceiros e marque aquisição Estrangeira 1 - Importado Diretamente.


Passo 3: Ainda no cadastro de produto, na guia Tributo o NCM e CEST devem estar preenchidos corretamente conforme informado pelo setor fiscal da empresa ou contador e na grade de ICMS de estar selecionado FF para UF de entrada de acordo com seu cadastro de EMPRESA, com suas alíquotas e o MVA preenchidos.


Passo 4: Em Tabelas > CFOP, na guia Imposto, deve estar marcado conforme tabela e figuras abaixo


CampoPreenchimento
Tipo de ICMSPadrão
Gerar Imposto Estadual (ICMS, ST, SN)Sim
Destacar STSim
Material de Uso e Consumo(BC ICMS com IPI)Não


Passo 5: Em Cadastros > Fornecedor, na guia Complemento deve estar marcado Tipo Empresa Microempresa-ME (Regime Simples).


ETAPA 2

Efetuar o lançamento da nota fiscal.

Para dúvidas referente à configuração tributária e cálculo de ST verifique com seu contador.


Passo 1: Para dar entrada na nota fiscal, vá em Produtos > Compras > Padrão. Digite a chave de acesso da NF-e, o CFOP da operação de compra, o código do fornecedor, Data de Emissão e Entrada, série e modelo da nota fiscal, os demais campos poderão ser preenchidos conforme sua necessidade. Clique em F12.


Passo 2: Informe o produto, preço e quantidade. Avance em F12.


Passo 3: Se as configurações estiverem corretas os valores dos impostos estarão iguais os da nota fiscal. Veja o exemplo:

Cálculos

entrada com ST simples

Assuntos Relacionados

Não existe conteúdo com a etiqueta especificada