• Migrar para 38
  • Erro na migração?

Migração de versões 36 para a 37 e 38

MIGRAÇÃO PARA 38

Antes de qualquer coisa, sempre que precisar atuar em casos que migração não deu certo, realizar a abertura de ISSUE para documentação. Mesma que resolva em FCR, precisamos dessas ISSUE para termos evidencias do porque não migou de forma automática.

Informações básicas que precisa saber:

Quando uma loja que esta em versão 36.x migra para versões 37 e 38.x ela SEMPRE vai fazer um backup do banco de dados (Degust2_5.FDB)

Degust2_5.FDB - Antigo banco, 2_5 é por causa do FIREBIRD 2.5

Versão 38 o que precisa ter inicialmente em TODOS os computadores da loja (SERVIDOR, TERMINAL, KDS, PAINEL DE SENHA e AA): Compartilhado C: e também na aba segurança também tudo ativado .FIREBIRD 3.0 instalado em todas as maquinas.


Verificações básicas em caso de problemas de migração para a versão 38:


1 - Pasta Back UP dentro da Desgust Win, verificar se o sistema esta criando arquivos de back up, quando temos base corrompida uma das evidencias seria esta pasta ele não estar criando os arquivos de back up

2 - Quando se migra o sistema para 38, sempre irá ter um backup na pasta dados Degust2_5.FDB, caso nao tenha este arquivo na pasta dados, provavelmente não migrou.

3 - O banco novo criado esta com a "metade" do tamanho do banco antigo (Degust2_5.FDB), provável que deu erro quando estava migrando.


1 - Desinstalar Firebird 3.0 e “EXCLUIR” a pasta Firebird em Arquivos e Programas.

      Apagar GDS32.dll nas pastas SysWOW64 e System32

2 - Renomear a migração.exe

3 - Reinstalar Firebird 2.5

4 - Caso tenha sido criado o arquivo na pasta dados "DEGUST_2.5.FDB", renomeie para "DEGUST.FDB" e por segurança crie uma pasta "bkp_xxxxxxxx" onde xxxxxxxx é a data e coloque a cópia da base dentro dela.

5 - Verificar e corrigir permissões no C:\

6 - Apagar na DegustWin o arquivo "migrar_firebird.txt"

7 - Após a verificação de 1 a 5, vá até a DegustWin e execute como administrador o arquivo "MIGRAR.EXE".

8 - Caso após iniciar o Degust na 37, e apresente o SHUTDOWN, abra o CMD caminhe ate encontrar a pasta do FIREBIRD 3.0: cd C:\Arquivos de Programas\Firebird\Firebird_3_0

Execute este comando:

gfix -online C:\degustwin\Dados\degust.fdb -user SYSDBA -pass masterkey

8 - Acompanhar os outros PDV após migrar SERVIDOR, pois alguns computadores não tem C: compartilhada.

9 - Erro calllcmufd.dll ao iniciar o sistema. Veja na pasta do SERVIDOR se tem o arquivo calllcmufd64.dll, se for WINDOWS 64 BITS só renomear o arquivo calllcmufd.dll e iniciar o sistema, tambem temos estes arquivo no http://utilitarios.degust.com.br/


Casos que o Banco esteja corrompido e dê problemas na migração. Será necessário usar o replicador de dados.

Como replicar o banco corrompido:


Caso não resolva com esses passos, triangular no grupo informando que é problema na migração e colete as informações abaixo:

Quantos PDV's, TRP's, Painel de Senha e AutoAtendimento.
Sempre enviar acesso do servidor e TP na fila do analista que assumiu.


OBS: N1 Quando abrir ISSUE, e mesmo seguindo os passos e não deu certo. Com a ISSUE aberta avise seu capitão ou N2 para assumir o caso e assim acionar nossa equipe do P&D.

Está com alguma dúvida?

Consulte todos nossos guias na busca de nossa página principal clicando aqui.