Big Retail - P&D > Documentações > Documentações - Portal Big Retail > Portal Big Retail - Rotinas Operacionais > PBR - Tratamento de Logs > PBR - Transação Fechamento X e Z





Objetivo


Consultar as transações contidas nos Fechamentos X e Z e realizar as manutenções necessárias (inclusão, alteração e exclusão).


Caminho de Acesso


No menu do Portal Big Retail, selecione o caminho Rotinas Operacionais > Tratamento de Logs > Transação Fechamento X e Z. 


Dica:

O acesso à tela Transação Fechamento X e Z também pode ser feito através do campo Pesquisa. Para isto, preencha o box com "fechamento" ou "transação".


Botão Pesquisar


Permite a consulta das Transações Fechamento X e Z.


1. Para consultar o cadastro de Transação Fechamento X e Z, informe no minimo a loja e a data. Para refinar a pesquisa, é possível informar também o PDV e/ou Tipo de fechamento (Todos, X ou Z).

2. Clique no botão Pesquisar. 

Nota: Ao clicar somente no botão Pesquisar, sem preencher os dados, os campos loja e data ficarão sinalizados em vermelho indicando a obrigatoriedade de preenchimento.

2. Será exibida uma lista com todas as transações referentes aos filtros informados. Se não, será exibida a mensagem "Nenhum registro encontrado".

3. Posicione o cursor sobre a Transação desejada e clique 2x sobre a mesma. 

4. A Transação será exibida permitindo que sejam alteradas as informações das abas Pagamentos e Sangria. A aba Outros é exclusivamente para consultas.



Botão +Novo



1. Para cadastrar uma nova Transação, informe os campos obrigatórios:

  • Loja (Código ou Nome)
  • Data
  • PDV
  • NSU
  • Selecione um Tipo de Fechamento:
    • Transação Fechamento X
    • Transação Fechamento Z

2. Clique no botão + Novo e serão habilitadas as abas Pagamentos e Sangria para preenchimento.

Nota: Ao clicar somente no botão + Novo, sem preencher os dados, os campos ficarão sinalizados em vermelho indicando a obrigatoriedade de preenchimento.






Aba Pagamentos


Esta aba permite a manutenção dos dados de pagamentos referente à transação. 


1. Informe no campo Fundo de Troco o valor do fundo de troco do componente naquela data.

2. Informe no campo Quantidade total de clientes a quantidade total de clientes do componente naquela data.

3. Informe/selecione no campo Tipo de pagamento o tipo de pagamento da transação: Ajuste Mercadoria, Anulação Venda, Compra Vale Presente, etc.

4. Informe/selecione no campo Forma  de recebimento a forma de recebimento da transação: Dinheiro, Cartão de Crédito, Voucher, etc.

5. Informe no campo Valor o valor da transação. 

6. Informe no campo Quantidade a quantidade de pagamentos naquela combinação (Tipo de pagamento + Forma de recebimento) na transação.

7. Clique no botão + Adicionar para incluir na lista.

8. Adicione quantos pagamentos desejar, desde que a combinação de Tipo de pagamento e Forma de recebimento não se repita.

9. Clique no botão Remover para excluir o pagamento ao lado.







Aba Sangria


Esta aba permite a manutenção dos dados de sangria referente à transação. 


1. Informe/selecione no campo Forma  de recebimento a forma de recebimento da transação: Dinheiro, Cartão de Crédito, Voucher, etc.

2. Informe no campo Valor o valor daquela Forma de recebimento na transação. 

3. Informe no campo Quantidade a quantidade de sangrias daquele tipo de Forma de recebimento na transação.

4. Clique no botão + Adicionar para incluir na lista. 

5. Adicione quantas sangrias desejar, desde que a Forma de recebimento seja diferente.

6. Clique no botão Remover para excluir a sangria ao lado.


Aba Outros 


Esta aba permite a consulta de informações relacionadas a itens, cupons, descontos e encargos. Somente o botão Pesquisar exibe a aba Outros.


1. Exibe a Quantidade de cupons e a Quantidade de cupons cancelados.

2. Exibe a Quantidade de itens, a Quantidade de itens cancelados e o Valor de itens cancelados.

3. Exibe o Valor Desconto.

4. Exibe o Valor Encargos.

  


















Salvar/Remover/Cancelar


Ao concluir o preenchimento dos campos para cadastro ou alteração, acione o botão Salvar.

Ao selecionar uma transação que deseja excluir, acione o botão Remover. 

Acione o botão Cancelar para limpar todos os campos e retornar para o ponto inicial do cadastro.


  • Sem rótulos