Big Retail - P&D > Documentações > Documentações - Portal Big Retail > Portal Big Retail - Rotinas Operacionais > PBR - Tratamento de Logs       





Objetivo


Permitir a manutenção das transações de venda: inclusão, pesquisa, alteração e exclusão.


Caminho de Acesso


No menu do Portal Big Retail, selecione o caminho Rotinas Operacionais > Tratamento de Logs > Transações de Venda. 

Dica:

O acesso à tela Transações de Venda também pode ser feito através do campo Pesquisa. Para isto, preencha o box com "transações".


Nova Transação





1. Para cadastrar uma nova Transação de venda:

  • Selecione no campo Código ou nome da loja a loja.
  • Informe no campo Data a data da transação.
  • Seleciona no campo PDV o número do PDV da transação.
  • Informe no campo NSU o NSU da transação.. 

2. Clique no botão Novo.






3. Informe no campo Valor do cupom o valor do cupom da transação.

4. Informe no campo Troco o valor do troco da transação.

5. Informe no campo Valor Desconto o valor do desconto da transação.










Aba Geral


Esta aba permite a inclusão dos dados que identificam a transação: número COO, número CCF e tipo do cupom.




1. Informe no campo Número COO o número COO do cupom da transação.

2. Informe no campo Número CCF o número do CCF do cupom da transação.

3. Selecione no campo Tipo do cupom o tipo do cupom da transação:

  • Fiscal
  • Eletrônico
  • Não-Fiscal
  • Fiscal e Não-Fiscal





4. Ao selecionar o Tipo do cupom Eletrônico, serão exibidos campos adicionais para preenchimento:

  • Informe no campo Chave Acesso NFE a chave de acesso da transação.
  • Informe no campo Número da nota o número da nota da transação.
  • Informe no campo Status da nota o status da nota da transação.
  • Informe no campo Série do equipamento SAT o número de série do equipamento SAT da transação.
  • Informe no campo Descrição do status da nota a descrição que detalha o status da nota.

Aba Itens vendidos 


Esta aba permite a inclusão dos itens vendidos na transação.




1. Clique no botão + Adicionar para inclusão de um item.


















2. Será exibida a tela Adicionar Item para preenchimento dos campos. 

Geral

3. Informe no campo Código do produto o código do produto. Caso não saiba o código, clique no botão Pesquisar e será exibida uma tela para pesquisar por descrição.

  • Na tela exibida, informe a descrição e clique no botão Pesquisar e será exibida uma lista de produtos. Posicione o cursor sobre o item e clique no botão Selecionar e o campo Código do produto e a descrição serão preenchidos  automaticamente. Se não, clique no botão Cancelar para fechar a tela de pesquisa.

4. Serão preenchidos pelo sistema os campos NSU Item, Código externo, Código de Automação Mercadológico.

5. Selecione no campo Tipo de retirada:

  • Retirada loja
  • Retirada depósito

6. Informe no campo Valor Unitário o valor unitário do item.

7. Informe no campo Quantidade total de itens a quantidade total de itens.

8. Informe no campo Desconto o desconto do item.  

9. Informe no campo Valor Total o valor total (R$) do item.

10. Informe no campo Número do Pedido o número do pedido do item.

11. Informe no campo IMEI o número do IMEI do item.

12. Selecione no campo Vendedor o vendedor da transação do item.



Descontos

13. Informe no campo Desconto manual o valor (R$) do desconto manual do item.

14. Informe no campo Desconto rateado o valor (R$) do desconto rateado do item.

15. Informe no campo Desconto sobreposição o valor (R$) do desconto sobreposição do item.

16. Informe no campo Desconto regra o valor (R$) do desconto regra do item.

17. Informe no campo Código da regra de desconto o código da regra de desconto do item. Caso não sabia o código, clique no botão Pesquisar e será exibida uma tela para pesquisar por descrição.

  • Na tela exibida, informe a descrição e clique no botão Pesquisar e será exibida uma lista de regras. Posicione o cursor sobre a regra e clique no botão Selecionar e o campo Código da regra de desconto e a descrição serão preenchidos  automaticamente. Se não, clique no botão Cancelar para fechar a tela de pesquisa.

18. Marque o check-box Desconto automático para confirmar que o desconto do item deve ser aplicado de forma automática. Se não, deixe desmarcado.

19. Informe no campo Desconto campanha o valor (R$) do desconto campanha.

20. Informe no campo Código da campanha o código da campanha do item. Caso não sabia o código, clique no botão Pesquisar e será exibida uma tela para pesquisar por descrição.


  • Na tela exibida, informe a descrição e clique no botão Pesquisar e será exibida uma lista de campanhas. Posicione o cursor sobre a campanha e clique no botão Selecionar e o campo Código da campanha e a descrição serão preenchidos automaticamente. Se não, clique no botão Cancelar para fechar a tela de pesquisa.



Tributação

21. Selecione no campo Tipo de tributo o tipo de tributação do item.

22. Informe no campo Valor tributado o valor (R$) tributado do item.

23. Informe no campo Percentual PIS o percentual do PIS do item.

24. Informe no campo Valor PIS o valor do PIS do item.

25. Informe no campo CST PIS o código de situação tributária PIS do item.

26. Informe no campo Percentual COFINS o percentual do COFINS do item.

27. Informe no campo Valor COFINS o valor do COFINS do item.

28. Informe no campo CST COFINS o código de situação tributária COFINS do item.

29. Informe no campo NCM o código da Nomenclatura Comum do Mercosul do item.

30. Informe no campo CFOP o código Fiscal de Operações e Prestações das entradas e saídas de mercadorias (intermunicipal e interestadual) do item.

31. Informe no campo CST o código de situação tributária do item.

32. Informe no campo Código CEST o código Especificador da Situação Tributária do item.

33. Informe no campo Código do Benefício Fiscal o código do benefício fiscal do item.

34. Informe no campo Percentual imposto federal o percentual de imposto federal do item.

35. Informe no campo Percentual imposto estadual o percentual de imposto estadual do item.

36. Informe no campo Percentual imposto municipal o percentual de imposto municipal do item.



37.  Clique no botão Salvar para adicionar o item na aba Itens vendidos ou o botão Cancelar para fechar a tela Adicionar item.

Aba Pagamentos 


Esta aba permite a inclusão dos Pagamentos utilizados na transação.




1. Clique no botão + Adicionar para inclusão de uma forma.









2. Será exibida a tela Adicionar forma de recebimento para preenchimento dos campos. 

3. Selecione no campo Forma de recebimento uma forma da transação.

4. Os campos NSU e Data da Transação serão preenchidos pelo sistema.

5. Selecione no campo Evento de recebimento um evento de recebimento da transação.

6. Selecione no campo Plano de recebimento um plano de recebimento da transação.

7. Informe no campo Valor o valor (R$) da forma de recebimento na transação.



Para Forma de Recebimento CHEQUE serão habilitados os seguintes campos para preenchimento:

  • Número do cheque
  • Número da conta
  • Agência
  • Banco
  • Número de compensação
  • Nome do Cliente
  • Telefone



Para  Forma de Recebimento CARTÃO DÉBITO, CARTÃO CRÉDITO ou CARTÃO PRÓPRIO serão habilitados os seguintes campos para preenchimento:

  • Código de aprovação
  • Autorizadora
  • Número do cartão
  • Número de parcelas
  • NSU TEF
  • Taxa de serviços
  • Encargos
  • Desconto



8. Clique no botão Salvar para adicionar a forma na aba Pagamentos ou o botão Cancelar para fechar a tela Adicionar forma de recebimento.

Aba Cliente 


Esta aba permite a inclusão dos dados relacionados ao cliente identificado na transação.




1. Informe no campo Nome o nome do cliente identificado na transação.

2. Informe no campo CPF o CPF do cliente identificado na transação.

3. Informe no campo Telefone o telefone do cliente identificado na transação. 

4. Informe no campo E-mail o endereço eletrônico do cliente identificado na transação.

5. Informe no campo Endereço o endereço do cliente identificado na transação.

6. Informe no campo Complemento o complemento do endereço do cliente identificado na transação.

7. Informe no campo Bairro o bairro do endereço do cliente identificado na transação.

8. Informe no campo Cidade a cidade do endereço do cliente identificado na transação.

9. Selecione no campo UF a unidade da federação do endereço do cliente identificado na transação.

10. Informe no campo CEP o código de endereçamento postal do endereço do cliente identificado na transação.

Aba Informações


Essa aba permite a inclusão de informações adicionais da transação.




1. Informe no campo Data/hora a data e a hora da transação.

2. Informe no campo Operador o operador da transação.

3. Será exibido no campo Alterado por o último usuário responsável pela alteração.

4. Será exibido no campo Detalhes os detalhes adicionais da transação.

 



Pesquisa


Permite a pesquisa das transações de venda cadastradas.




1. Selecione no campo Código ou Nome da Loja a loja da transação.

2. Informe no campo Data a data da transação.

3. Clique no botão Pesquisar.

4. Será exibida um lista com as transações relacionadas ao filtro informado. Caso não hajam transações neste filtro, será exibida a Nenhum registro encontrado.


Alteração de Cadastro


Permite a alteração das transações de venda cadastradas.




1. Para alterar um cadastro de uma Transação de Venda, informe a Loja, a Data e clique no botão Pesquisar.

2. Caso seja acionado somente o botão Pesquisar, serão exibidas as mensagens de "Campo Obrigatório" nos campos Código ou Nome da Loja e Data.

3. Será exibida um lista com as transações relacionadas ao filtro informado. Caso não hajam transações neste filtro, será exibida a Nenhum registro encontrado.

4. Posicione o cursor sobre a Transação de Venda desejada e clique 1x. 

5. A Transação de Venda será exibida com informações fixas (abaixo) e com as abas livres para acesso/alteração:

  • Data da última alteração
  • Horário da última alteração
  • Operador (código e nome)
  • Autorizador (código e nome)
  • Valor do cupom
  • Troco
  • Valor do Desconto
  • Status da Venda





Salvar/Remover/Cancelar


Ao concluir o preenchimento dos campos para cadastro ou alteração, acione o botão Salvar.

Ao selecionar um usuário que deseja excluir do cadastro, acione o botão Remover. 

Acione o botão Cancelar para limpar todos os campos e retornar para o ponto inicial do cadastro.


  • Sem rótulos