Big Retail - P&D > Documentações > Documentações - Portal Big Retail > Portal Big Retail - Rotinas Operacionais > PBR - Tratamento de Logs       





Objetivo


Permitir a manutenção das Transações de Pagamento: inclusão, pesquisa, alteração e remoção.


Caminho de Acesso


No menu do Portal Big Retail, selecione o caminho Rotinas Operacionais > Tratamento de Logs > Transações de Pagamento. 

Dica:

O acesso à tela Transações de Pagamento também pode ser feito através do campo Pesquisa. Para isto, preencha o box com "pagamento".


Nova Transação



1. Para cadastrar uma nova Transação de pagamento:

  • Selecione no campo Código ou nome da loja a loja.
  • Informe no campo Data a data da transação.
  • Seleciona no campo PDV o número do PDV da transação.
  • Informe no campo NSU o NSU da transação.. 

2. Clique no botão Novo.




Aba Geral


Esta aba permite a inclusão dos dados que identificam a transação:  tipo de pagamento, número documento e data de pagamento.




1. Informe no campo Troco o valor do troco, se houver.

Aba Geral

2. Selecione no campo Tipo de Pagamento o tipo:

  • Pagamento de conta negociada
  • Pagamento reembolso
  • Pagamento televenda

3. Informe no campo Número documento o número do documento.

4. Informe no campo Data de Pagamento a data de pagamento.



Aba Pagamentos 


Esta aba permite a inclusão dos Pagamentos utilizados na transação.




Aba Pagamentos

1. Clique no botão + Adicionar para inclusão de uma forma.

2. Será exibida a tela Adicionar forma de recebimento.












Adicionar forma de recebimento

1. Selecione no campo Forma de recebimento a forma:

  • Dinheiro
  • Cheque
  • Associado
  • TEF-Débito

2. Selecione no campo Evento de recebimento o evento:

  • Evento débito
  • Evento com juros

3. Selecione no campo Plano de recebimento o plano.

  • A vista
  • Plano 1x
  • Plano 2x Sem Juros

4. Clique no botão Cancelar para fechar a tela ou Salvar para adicionar os dados no grid da aba Pagamentos.

5. O botão Adicionar pode ser acionado para novas inclusões no grid.


Formas, eventos e planos

As formas, eventos e planos acima são ilustrativas e podem variar por cliente.

Pesquisa


Permite a pesquisa das transações de pagamento cadastradas.




1. Selecione no campo Código ou Nome da Loja a loja da transação.

2. Informe no campo Data a data da transação.

3. Clique no botão Pesquisar.

4. Será exibida um lista com as transações relacionadas ao filtro informado.

  • Caso não hajam transações neste filtro, será exibida a Nenhum registro encontrado.


Alteração de Cadastro


Permite a alteração das transações de pagamento cadastradas.




1. Para alterar um cadastro de uma Transação de Pagamento, informe a Loja, a Data e clique no botão Pesquisar.

2. Caso seja acionado somente o botão Pesquisar, serão exibidas as mensagens de "Campo Obrigatório" nos campos Código ou Nome da Loja e Data.

3. Será exibida um lista com as transações relacionadas ao filtro informado.

  • Caso não hajam transações neste filtro, será exibida a mensagem Nenhum registro encontrado.

4. Posicione o cursor sobre a Transação de Pagamento desejada e clique 1x. 

5. A Transação de Pagamento será exibida com informações fixas (abaixo) e com as abas livres para acesso/alteração:

  • Data da última alteração
  • Horário da última alteração
  • Operador (código e nome)
  • Autorizador (código e nome)
  • Valor do pagamento
  • Troco
  • Valor do Desconto
  • Status da Venda

Aba Geral

6. Altere o Tipo de Pagamento, o Número documento ou a Data de Pagamento.







Aba Pagamentos

7. Clique no botão Detalhar ao final da linha da transação desejada no grid.

8. Será exibida a tela Alterar forma de recebimento para alteração dos dados.



Status de Venda = Excluída


Serão permitidas alterações de dados quando a transação de pagamento estiver com Status da Venda = Processada. Para os demais status (Excluída e Cancelada) os campos da tela Alterar forma de recebimento estarão desabilitados.



Salvar/Remover/Cancelar


Ao concluir o preenchimento dos campos para cadastro ou alteração, acione o botão Salvar.

Ao selecionar uma transação de pagamento que deseja excluir do cadastro, acione o botão Remover. 

Acione o botão Cancelar para limpar todos os campos e retornar para o ponto inicial do cadastro.


  • Sem rótulos