O relatório Febrafar PAI, localizado no menu Relatórios, tem como objetivo gerar o arquivo para envio com as informações requisitadas e no layout solicitado pelo Programa de Aperfeiçoamento de Indicadores - PAI da Febrafar.

Relatório

Antes de iniciar a emissão do relatório é necessário verificar se todas as linhas estão vinculadas ao Febrafar PAI, acesse o link abaixo que explicaremos como é realizada essa configuração.


Antes de iniciar a emissão do relatório é necessário verificar se todas as linhas estão vinculadas ao Febrafar PAI, caso falte alguma linha para ser vinculada é apresentada uma mensagem na tela principal do relatório.

Figura 01 - Mensagem apresentada referente pendência de configuração


As linhas que estiverem sem Febrafar-PAI selecionada serão apresentadas da seguinte maneira:

Figura 02 - Linha sem febrafar-PAI vinculada


Caso essa mensagem seja apresentada ou seja necessário alterar alguma informação na configuração de linha,  clique na aba configuração de linha e serão listadas todas as linhas cadastradas no sistema.


Figura 03 - Linhas cadastradas na configuração

Para informações sobre os cadastro de linha de produtos, clique aqui.

Para editar ou incluir as informações é disponibilizada duas opções:

  • Vincular individual: selecione a linha e  clique em  e  a linha selecionada será vinculada a linha Febrafar PAI selecionada.
  • Vincular por lote: selecione as linhas necessárias e  clique em  e todas as linhas selecionadas serão vinculadas a linha Febrafar PAI selecionada.

Figura 04 - Vincular linhas de produtos

Após selecionar a linha que será vinculada,  clique em .


Voltar ao topo


Para gerar o relatório é necessário que informe a filial, período de vendas e o regime. São disponibilizadas duas opções para seleção no regime:

  • Caixa: apropria as receitas e despesas no período de seu efetivo recebimento ou pagamento, independente do momento em que foram realizadas.
  • Competência: significa que independente da data de pagamento ou recebimento dos valores monetários de uma receita ou despesa, a mesma será registrada na data e no mês exato da transação efetuada.

Figura 05 - Filtros disponibilizados no relatório da Febrafar PAI

Para emissão do relatório inclua as informações necessárias e  clique em .


Figura 06 - Emissão do relatório Febrafar Pai - Lançamentos


Dentre as informações dos lançamentos são preenchidas de acordo com as informações do sistema, sendo elas:

  • Total de vendas realizadas: soma dos valores líquidos de venda do período.
  • Total de desconto concedido: soma dos descontos da venda do período.
  • CMV: custo de mercadorias vendidas.

Os demais campos deverão ser preenchidos pelo varejista de acordo com a sua necessidade, não sendo obrigatórios de preenchimento.

O próximo passo é verificar e caso necessário alterar as informações dos indicadores e das unidades vendidas. Todos os campos são preenchidos automaticamente, exceto a venda delivery.

Figura 07 - Emissão do relatório Febrafar Pai - indicadores e Unidades vendidas


Para finalização da emissão do relatório é disponibilizada a opção de importá-lo para que seja enviado dentro do layout solicitado pela Febrafar. Portanto, é necessário que  clique em de acordo com o formato desejado.

Configurações

O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade.

Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Controle de Acesso (Configurações) no Retaguarda selecione o perfil de usuário que deseja configurar:

  • RELATORIO_FEBRAFAR_PAI: Ao marcar o parâmetro indica que o usuário terá acesso ao Relatório Febrafar PAI.