• Como configurar o retaguarda pra trabalhar com fichas?
  • Como funciona o fluxo operacional com fichas?


Configurando a utilização de fichas

O uso das fichas na contagem de estoque veio para auxiliar comerciantes de grandes eventos e festas a realizarem o controle das suas vendas com fichas.

Para configurar o Degust One Retaguarda para trabalhar com fichas, é necessário primeiramente habilitar a flag "Habilitar controle de ficha na contagem de estoque"

Essa configuração é realizada em (Cadastro > Configuração > Configuração do franqueador) com perfil ADMINISTRADOR.



Ao habilitar a flag, será apresentada uma coluna de fichas nas contagens mensais e parciais que devem ser preenchidas. As quantias lançadas serão exibidas nos relatórios de "Apuração do inventário""Kardex".


Fluxo operacional

No operacional com fichas, o ideal é utilizar as contagens parciais. Dessa forma, devemos seguir as etapas abaixo:


1 - Criar um modelo de contagem Parcial com os itens que serão considerados no controle de estoque, determinando um nome, ex: "Contagem diária". 


  • Para criar o modelo devemos acessar o seguinte menu (Cadastro > Estoque > Modelo de contagem parcial de estoque).
  • Após criar o modelo com o nome desejado, é necessário acessa-lo através do botão "visualizar", será apresentada a listagem dos itens, onde deverão ser marcados todos que fazem parte do controle. 
  • Depois de selecionados todos os itens, clicar em "Salvar".


2 - Realizar as transferências entre os departamentos de estoque para que o estoque inicial esteja correto ao gerar os relatórios.


O lançamento deve ser feito em: (Estoque > Transferência de estoque).



3 - Incluir uma contagem parcial com o modelo criado, informando as fichas contabilizadas ao final do dia de operação. 


  • No lançamento da contagem, devem ser preenchidas as fichas contabilizadas no final do dia e a quantidade em estoque do item. 

OBS:  Devemos considerar as seguintes orientações no preenchimento da contagem:

Quando uma contagem do dia 10/11/2021 é realizada, significa que ela será tanto o "Estoque final" do dia 10/11/2021, quanto o  "Estoque inicial" do dia 11/11/2021.

Essa contagem pode ser realizada no dia 10/11/2021 após a operação, ou no dia 11/11/2021 antes de começa-la, porém nas duas maneiras deverá ser lançada como 10/11/2021.


Exemplificando: para gerar um relatório da apuração do inventário, considerando o  período (10/11/2021 até 20/11/2021), deveremos ter uma contagem no dia 09/11/2021, pois será o "Estoque inicial' do dia 10, e deveremos ter uma contagem do dia 20/11/2021, pois será o "Estoque final" do dia  20.



4 - Gerar o relatório de apuração do inventário com o tipo "período".


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