Através da funcionalidade Inventário Inicial, localizada no menu SNGPC, o Responsável Técnico da farmácia poderá gerar o inventário dos produtos controlados pelo SNGPC e posteriormente enviá-lo a ANVISA.

Os inventários possuem apresentados em três status:

  • O status (vermelho) informa que o Inventário não finalizado, ou seja está em andamento e/ou pendente de finalização. 
  • O status(azul) indica Inventário Finalizado e as quantidades de estoque dos lotes do produtos já está atualizada de acordo com o informado no inventário.
  • Quando estiver (laranja) informa que o Inventário não pode ser enviado a ANVISA devido o login e senha, sendo necessário validar os dados do cadastro do Responsável Técnico através da tela Farmacêutico (SNGPC).

Neste documento vamos abordar os passos necessários para gerar o Inventário Inicial e o envio do mesmo.

Inventário inicial

Para criar um novo inventário inicial informe a filial, a data inventário e  clique em . E, será criado um inventário com o status não finalizado.

Figura 01 - Informações a serem inclusas para criar o inventário inicial

Para a inclusão e/ou alteração dos produtos, localize o inventário gerado e  clique em , conforme imagem abaixo.

Figura 02 - Inventário criado

Então será direcionado para a tela Lista de itens do inventário.

Figura 03 - Lista de itens do inventário

Para a inclusão dos produtos  clique em  e será apresentado a tela a seguir.

Figura 04 - Tela de inclusão de itens

No campo seleção de filtros são disponibilizadas três opções para seleção:

  • Medicamento: apresenta as informações pela descrição do produto.
  • Código DCB: informações listadas pelo código DCB vinculado no cadastro do item.
  • Registro MS: serão listados os produtos pelo Registro do ministério da saúde.

Selecione a opção desejada e inclua as informações no campo buscar.

Figura 05 - Itens apresentados na busca dos produtos

Serão apresentados os produtos de acordo com as informações solicitadas pelo usuário nos filtros disponibilizados. Para inclusão do produto é necessário que   clique em  na linha que deseja incluir no inventário inicial.

Figura 06 - Inclusão de produtos no inventário

Após incluir as informações do produto é necessário selecionar o número lote.


Caso o produto não possua um lote vinculado,  clique em  e será direcionado para tela Adicione um lote.

Figura 07 - Inclusão de lote

O próximo passo é incluir as informações e na sequência  clique em  para concluir o cadastro do lote.


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Após incluir as informações do lote e confirmar as informações de validade e registro MS,  informe a quantidade  clique em  para inclusão do produto na tabela.

Figura 08 - Produto incluso no inventário inicial

Caso tenha incluído um item erroneamente poderá efetuar a exclusão do mesmo, para isso localize o produto na tabela e  clique em  para removê-lo. 

Quando houver outro inventário cadastrado, na tela Lista de itens do inventário o estoque dos itens do inventário anterior são disponibilizados na coluna Congelado da tela e podem ser utilizados para simples conferência, permitindo o usuário lançar as quantidades conferidas manualmente ou descongelar através da função Importar Estoque (acesse o link abaixo). 

É disponibilizada também a opção de Importar Estoque, ou seja, os itens serão importados da coluna congelado para a coluna quantidade, essa opção só será efetiva caso já tenham sido criados inventários anteriores.

Para que sejam importados os dados é importante que o inventário não esteja com situação finalizada. É necessário que o usuário encontre a linha na qual o inventário não esteja com o status finalizado e  clique em  e as informações serão importadas,

Figura 10 - Inventário após uso da função importar estoque


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A funcionalidade Importar Estoque transportará o estoque congelado do inventário anterior para o novo, ressaltamos que as quantidades inclusas manualmente durante a conferência serão sobrescritas.


Após incluir todos os itens no inventário inicial  clique em , o status continuará como Não Finalizado, até que o usuário  clique em . Ao finalizar o Inventário Inicial o sistema automaticamente atualizará o estoque comercial dos itens informados no inventário.

Para inventários Finalizados somente será permitida visualização de itens.

Envio

Para fazer o download do relatório e envio do inventário à ANVISA   clique em .

Essa função somente é permitida quando o inventário está com o status diferente de inventário não finalizado.

Configurações

O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade.

Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Controle de Acesso (Configurações) no Retaguarda selecione o perfil de usuário que deseja configurar:

  • SNGPC_INVENTARIO_INICIAL: Ao marcar o parâmetro indica que o usuário terá acesso ao Inventário Inicial.