Desenvolvimento  Millen-8672_ 8746 – LGPD – Anonimizar os contatos do cadastro do cliente
Release                   88
Versão                    5
Autor                      Jaciara Silva

Processo: Vendas

Nome do Processo: Cadastros

Motivação

Anonimizar o CONTATO de Endereços do cliente e o record de Contatos do cliente. Essas informações serão substituídas por *********** (asteriscos), quando:

  • Tipo de Ação for "Eliminação de Dados (exclusão do cadastro)"
  • Status for "Fechado (Solicitação Atendida)":

Não são todos os campos que serão anonimizados do record de Contatos, apenas os que contêm informações pessoais do cliente.
Além destas alterações, foi feita a criptografia do CPF do cliente. Dessa forma, o usuário poderá fazer a consulta na Central de Atendimento LGPD, se necessário, porém somente quando o próprio cliente informar o número.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

Parâmetros

Instalar o módulo millenium!dados_lgpd.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.

Entradas

Na consulta ao cadastro, podemos ver as informações a serem anonimizadas a pedido do cliente.


Em Utilitários\Comercial\Central de Atendimento LGPD, vamos incluir uma eliminação de dados, conforme a solicitação do cliente.
No campo Cliente, digite o CPF, faça uma busca para localizar o cadastro e selecione o tipo de ação a ser tomada. Na guia Revogação / Consentimento selecione a opção Não Consentindo.

Atenção! No campo Tipo de Ação deve ser selecionada a opção Eliminação de Dados (exclusão do cadastro), para que o recurso tenha o efeito desejado no cadastro do cliente.


Alteração de Status

Importante! A seguir, faça uma nova consulta na Central de Atendimento e altere o status do atendimento realizado. Este procedimento é fundamental para registrar a conclusão da solicitação do cliente.
Selecione o atendimento feito, clique em Altera Status, selecione a opção Fechado (Solicitação Atendida) e mande executar.


Após a mensagem de comando executado com sucesso, faça uma nova consulta no cadastro do cliente solicitante e observe que os campos dos contatos foram anonimizados.


Validações e Saídas

Ao consultar novamente os dados do cliente na Central de Atendimento LGPD, informe o CPF correto e selecione Status Fechado (Solicitação Atendida), mande procurar.

Atenção! A anonimização das informações foi realizada, porém o número do CPF do cliente ficará armazenado no sistema e estará criptografado, somente o sistema conseguirá localizá-lo. Observe que o número não está exibido na tela.

  • Sem rótulos