Sumário

1. Conceito

Este registro tem o objetivo de identificar as contas contábeis utilizadas pelo contribuinte em sua escrituração contábil, relacionadas as operações representativas de receitas, tributadas ou não, e dos créditos apurados.

A não informação da conta contábil correspondente acarretará em:

  • Para os fatos geradores até 31 de outubro de 2017, ocorrência de AVISOS/ADVERTÊNCIAS (Não impedindo a validação do registro e entrega do arquivo).
  • Para os fatos geradores a partir de 01 de novembro de 2017, ocorrência de ERRO (Impedindo a validação e entrega do arquivo do SPED Contribuições).


1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Para realizar as configurações de contas contábeis para o SPED é necessário que o usuário possua permissão de acesso ao menu: Cadastros-> Financeiro-> Contas.


3. Cadastro de contas

O menu de criação das contas contábeis para o Sped Pis e Cofins, encontra-se em: Cadastros-Financeiro-Contas .



A tela que será apresentada, é a tela referente as contas financeiras do estabelecimento cadastradas. Nesta estruturação de contas, teremos a nova conta cadastrada com o nome de “Conta Contábil para o Sped”:

 Nesta conta, é onde serão incluídos os “Sub-Itens”, estes que serão as contas contábeis do Sped Pis e Cofins.

Clicando com o botão direito do mouse, o menu de cadastramento será apresentado, onde vamos na opção “Incluir Sub-Item”

Com esta operação, será iniciado a inclusão da conta, com a tela de cadastramento:

Para o preenchimento basta o setor contábil do estabelecimento, informar o preenchimento dos campos do cadastramento da devida conta, para que a inclusão seja efetuada com sucesso. Vale ressaltar que, estes campos deverão ser preenchidos com auxilio contábil.  Após preenchido estes campos, basta salvar a conta contábil no botão a direita no canto superior.

Cadastrando a conta referente as vendas e compras, e estrutura ficará como esta de exemplo:


As contas “CONTA CONTÁBIL COMPRA” e “CONTA CONTÁBIL VENDA” são as referências que serão vinculadas nos produtos, e consequentemente apresentadas nos registros de Compras/Vendas do Sped Pis e Cofins.

4. Vínculo das contas contábeis com os produtos

Após cadastramento das contas contábeis, vamos efetuar a vinculação em lote, ou seja, em uma gama maior de produtos ao mesmo tempo.Acessando o menu de ajuste em lote em: “OPERAÇÕES > PRODUTOS > AJUSTE EM LOTE”

A tela de ajuste em lote será apresentada, onde primeiramente vamos utilizar a opção de “Filtros” para identificar os produtos e em sequência vamos aplicar os ajustes. 

Recomendamos efetuar o processo por setor, para que seja aplicado com mais otimização, basta no campo “Setor” selecionar um:

Neste caso selecionamos o “Loja” primeiramente, após basta clicar em  para que a listagem dos produtos “Loja” seja apresentada, como no exemplo abaixo:

Ao lado do campo “Código” no “grid” de resultados, temos o “Check-box”, onde basta selecionar ele para que todos os produtos sejam selecionados automaticamente:

Já selecionado todos os produtos, vamos utilizar o quadro acima dos “Filtros”, o “Ajustes”, onde lá selecionaremos as contas de “Venda” e “Compra” e aplicaremos o ajuste.

No menu de “Ajustes” vamos marcar o “Check-box” de “Código do Plano de Contas (0500-PIS/COFINS)” , ela marcada o menu será liberado e sim podemos marcar as duas contas, segue exemplo:

No exemplo acima, marcamos os Planos de Contas de Compra e Venda, após efetuada a marcação, basta salvarmos no botão a direita no canto superior , que a regra selecionada será aplicada aos produtos “Loja”. Com a aplicação efetuada no exemplo setor “Loja”, basta efetuar aos outros setores caso sejam utilizados e aplicadas as Contas Contábeis conforme exemplos acima. Após efetuado todo ajuste, basta gerar um novo Sped Pis e Cofins, onde nele já constará o registro 0500, e nos demais registros de Venda e Compra as contas aplicadas. 


Importante: Todas essas informações são passadas pela contabilidade, pois somente eles tem esses dados contábeis.