Após adquirir o produto, o primeiro passo será realizar as configurações para a comunicação entre o Softpharma e o Cyberlog.

      No menu "Importação/Exportação", disponibilizamos o programa "Integração Cyberlog", onde serão realizadas estas configurações. Além disso, o usuário também poderá acompanhar o histórico de cada arquivo enviado e recebido do Cyberlog nos últimos 60 (sessenta) dias. Por isso, este programa será separado por duas guias: Log e Configuração.

      A guia "Configuração", é composta pelos seguintes campos:


 

  • Filial Centralizadora: permitirá selecionar a filial que será a centralizadora do depósito. Somente serão apresentadas as filiais que possuem o produto liberado e marcado o parâmetro "Esta filial é depósito" (Parâmetros > Controle de Filial). Se nenhuma filial possuir este parâmetro marcado, será apresentada uma mensagem informando e pelo menos uma filial deverá ser definida como Depósito. Se apenas uma filial possuir o parâmetro marcado, ela será carregada automaticamente e não será possível alterar o campo. Mas, se houver mais de uma filial definida como depósito, será necessário selecionar uma como centralizadora. É nessa filial que ocorrerá todo processo de integração.

  • Diretório de Requisição (escrita): Aqui, deve ser definido a pasta onde o serão armazenados os arquivos que serão enviados ao Cyberlog. Ao pressionar o botão "...", será possível selecionar o diretório da pasta. 

  • Diretório de Reposta (leitura): Neste campo, deve ser definido em qual pasta estarão os arquivos retornados do Cyberlog. Da mesma forma que o anterior, ao pressionar o botão "...", será possível selecionar o diretório da pasta. Após o retorno e leitura do arquivo, o mesmo será copiado para uma pasta denominada "LogImportação", que será criada automaticamente dentro da pasta selecionada aqui.

  • Nome Terminal: Neste campo, será sinalizado o terminal que fará o envio automático de informações ao Cyberlog. Apenas este terminal, gerará os arquivos que serão armazenados na pasta definida em "Diretório de Requisição". Pressionando o botão ao lado, "Adic. Terminal", o nome da máquina será carregada automaticamente.

 

      Já mencionamos, que esta integração envolverá o processo de conferência dos itens comprados e dos romaneios solicitados. Logo, será de suma importância que no Cyberlog contenha os mesmos produtos e fornecedores cadastrados no Softpharma. No caso dos romaneios, o Cyberlog também precisará ter as informações das filiais.

      Sendo assim, nesta guia, teremos o botão "Carga Inicial", que o usuário deverá utilizar para gerar os arquivos com as informações que precisam ser exportadas para o Cyberlog. São elas:

  • Todos os cadastros de produtos ativos;

  • Todos os cadastros de fornecedores ativos;

  • Os cadastros de clientes, cujo CNPJ seja igual ao das filiais cadastradas no programa "Parâmetros Filiais".

      Ao pressioná-lo, será solicitado confirmação para gerar a carga inicial e, se confirmado, os arquivos serão gerados na pasta de Requisição, para serem enviados posteriormente pelo Softpharma.

 


 

   

     Na guia "Log", estarão registradas todas as movimentações de troca de arquivos com o Cyberlog, que poderão ser buscadas pelo intervalo de datas dos envios e recebimentos. Por padrão, serão carregados 500 registros por busca, mas caso haja necessidade, no campo "Limite de Registros" esta quantidade poderá ser aumentada.

      Em tela, aparecerão os arquivos enviados e recebidos do Cyberlog, com as seguintes informações: Data/Hora em que foi gerado; nome; o Tipo do Arquivo, se foi envio ou recebimento; o Usuário que realizou o processo e o Terminal onde a comunicação foi realizada. A coluna 'Mensagem' informará se o arquivo foi gerado com sucesso, se houve erro na geração, ou se foi importado com inconsistência (no caso dos arquivos recebidos).

 


 

      Como dissemos no início, será possível visualizar os arquivos enviados e recebidos dos últimos 60 dias, isso porquê após esse período as movimentações serão deletadas automaticamente, para evitar lentidão na busca.

      O log também será gerado para os registros que receberam retorno do Cyberlog, mas a informação não existe mais no Softpharma, como, por exemplo, quando o pedido de compra for finalizado antes de receber o retorno do Cyberlog. Ou ainda, quando for alterada alguma informação de um arquivo já enviado para o Cyberlog.