Sumário

1. Introdução

O Empório Pro possui integração com o Smart POS possibilitando realizar a venda de combustíveis e produtos disponíveis nas lojas de conveniência através do aplicativo. O processo de venda se dá desde a escolha dos produtos ou abastecimentos, até a finalização através das opções de pagamento dinheiro, á prazo, cartões de crédito e débito além de voucher. Possibilita ainda a impressão de documento fiscal nos modelos 59 - Cupom Fiscal Eletrônico e 65 - Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Permite a consulta de crédito de clientes e operações de sangria e suprimento.

DICA

  • Para saber mais sobre as configurações e funções da Integração Smart POS, clique aqui.
  • Para saber mais sobre Integração de Comandas com Smart POS, clique aqui.
  • Para ver um "Case de Sucesso" utilizando o SMART POS na prática, clique aqui.


2. Premissas

2.1 Integração Empório Pro com Smart POS

Para que a Integração do sistema Postos Empório Pro(PDV7) com o Smart POS funcione corretamente, será necessário possuir:

  • Equipamentos Ingenico APOS A8 para Linx Pay e Getnet e Gertec GPOS 700 para REDE.
  • DTEF instalado e configurado;
  • Módulo Smart POS  liberado na intranet para uso da integração. 
  • NFC-e ou CF-e habilitados no cliente.
  • Módulo TEF Direção liberado para o produto SmartPOS.


3. Cadastro de Periférico

Para que a integração realizada na retaguarda seja recebida pelo PDV e depois enviadas ao Smart POS, é necessário efetuar o cadastro de periférico. Para isso, acessar no retaguarda Empório Proo menu CADASTRO -> ESTABELECIMENTO -> PERIFÉRICOS:

  • Para incluir um novo Periférico:
    • Clique na na aba Periférico ();
    • Clique em Incluir no menu lateral direito (), para preenchimento das informações necessárias;
      • Descrição: Nome do equipamento (descrição livre);
      • Tipo de Equipamento: Selecionar “SMART POS”;
      • Equipamento: Selecionar “SMART POS”;
      • Porta de Comunicação: Número da porta para comunicação com a estação PDV local (alinhar com Time do PDV a sequência), se tiver mais de um SMART deve-se aplicar a próxima numeração em sequência (9000, 9001, 9002..);
      • Número de Série: Informar o número de série contido na etiqueta do Equipamento; SMART;
      • Código de Ativação: Este campo se refere a ativação do "Stonecode do Cliente" para que o SMART seja integrado com a Plataforma Stone. O Estabelecimento deve obter este código via plataforma da Stone  - http://partnerhub.stone.com.br;
    • Clique em Salvar no menu lateral direito ().







4. Cadastro de Máquina

Para concluir o processo de integração também se faz necessário realizar o cadastro de maquina na retaguarda para que seja recebido pelo PDV e depois enviadas ao Smart POS, é necessário efetuar o cadastro de maquina. Para isso, acessar no retaguarda Empório Proo menu CADASTRO -> ESTABELECIMENTO -> MÁQUINA:

  • Para incluir um nova Máquina:
    • Clique em Incluir no menu lateral direito (), para preenchimento das informações necessárias;
      • 1) ABA - DETALHES ()
        • Itens: Selecione "Integração Smart POS" e "É PDV", caso seja necessário pode selecionar os demais itens;
        • Almoxarifado: Selecione o tipo de almoxarifado conforme a utilização do Estabelecimento;
      • 2) ABA - PERIFÉRICOS ()
        • Tipo de Equipamento: Selecione "Smart POS";
        • Dados Complementares: Selecione o equipamento cadastrado em periféricos (item 3 acima) e clique em adicionar ();
        • Periféricos Cadastrados: Será exibido o Smart POS com as informações de (Porta, Num. Série e Nome);
      • 3) ABA - CONFIGURAÇÕES PDV ()
        • Mobile Payment: Selecionar "Pagamento Mobile" e "Abrir/Fechar Turno Automaticamente";
        • Responsável Padrão: Selecione um Colaborador indicado pelo Estabelecimento;
      • 4) ABA - PERFIL DE BICOS ()
        • Bomba/Bico: Caso o Smart POS seja utilizado em Pista, selecionar as opções conforme o Estabelecimento;
      • 5) ABA - SMART POS ()
        • Opções: Selecione as opões disponíveis, com foco nas principais:
          • Habilitar Abrir/Fechar Turno Automaticamente + Seleção do Responsável (indicado na aba Configuração PDV);

          • Habilitar a validação de estoque ao lançar o item no carrinho;

          • Habilitar o lançamento de produtos;

          • Habilitar o lançamento de abastecimento (caso a opção Vendo Combustível for informada na aba Detalhes);

          • Habilita forma de pagamento (NOTA: Caso não seja selecionado nenhuma forma de pagamento, os pagamentos serão feitos somente com Cartão de Débito e Crédito, nativos do próprios do Smart POS.):
            • Dinheiro

            • QR Linx

            • Voucher

    • Clique em Salvar no menu lateral direito ().



1) ABA - DETALHES


2) ABA - PERIFÉRICOS 


3) ABA - CONFIGURAÇÕES PDV


4) ABA - PERFIL DE BICOS


5) ABA - SMART POS

5. Relatório de Venda 

Para consultar as vendas realizadas via Smart POS, acessar no retaguarda Empório Pro o menu AUDITORIA -> VENDAS POR DOCUMENTO FISCAL:

  • Para exibir a origem da venda no relatório será necessário fazer a parametrização de Delivery.
    • MENU - Cadastros -> Estabelecimento -> Estabelecimento;
    • Selecione o Estabelecimento;
    • Clique em Configurar;
    • Selecione a opção "Integração Delivery" e Clique em "Salvar";


  • Selecione as opções conforme os filtros disponíveis em tela e/ou a Origem da Venda "Smart POS".