Sumário

1. Conceito

A Curva ABC na logística é empregada no controle de estoque para classificar e identificar a quantidade dos produtos e quais deles mais contribuem no faturamento ou que têm maior fluxo de movimentação. Alguns produtos são mais importantes que outros e, por isso, precisam de maior atenção.

Para adotar a curva ABC na gestão de estoque, deve-se classificar os produtos em três categorias.

  • Classe A: 20% dos produtos referem-se a 80% do valor do estoque;
  • Classe B: 30% dos produtos referem-se a 15% do valor do estoque;
  • Classe C: 50% dos produtos referem-se a 5% do valor do estoque.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Para acessar a posição de estoque é necessário que o usuário tenha acesso ao menu de Matriz no Retaguarda.


3. Relatório Posição de Estoque

3.1 Acesso e Aplicação

  • Para isso, acessar no Retaguarda o menu MATRIZ -> CURVA ABC - COMPARATIVO;
  • Selecione os campos desejados contidos no quadrante "Filtros";
    • Visualização: Parâmetros visualização do relatório.
      • Exibir:
        • Detalhes;
        • Totalizadores;
        • Fórmulas;
      • Curca ABC:
        • Valor;
        • Margem.
    • Filtros: Parâmetros de tempo para pesquisa e geração do relatório.
      • Período por:
        • Data;
        • Dia Fiscal;
      • Tipo de Período: 
        • Personalizado: 
          • Data e Hora Inicio;
          • Data e Hora Fim;
        • Predefinido:
          • Hoje
          • Ontem
          • Esta Semana
          • Este Mês
          • Mês Passado
          • Trimestre
          • Semestre
      • Agrupador de Estabelecimentos: Exibe todos os Estabelecimentos que pertencem a uma Empresa para seleção que serão exibidas no relatório. Por padrão o sistema trás todas selecionadas. Para desmarcar clicar no ();
      • Agrupador Produtos: Caso contenham agrupadores de produtos criados nos Estabelecimentos os mesmos serão exibidos pela seleção. Caso não contenha ou nenhum item seja selecionado o sistema carregará todos na geração do relatório;
      • Estrutura Mercadológica: Exibe a estrutura mercadológica/almoxarifado para seleção. Para selecionar clique ou expanda os agrupadores () (). Caso nenhum item seja selecionado o sistema carregará todos na geração do relatório;
      • Setor: Exibe os setores disponíveis na estrutura dos Estabelecimentos. Caso nenhum item seja selecionado o sistema carregará todos na geração do relatório;
      • Fornecedor: Exibe os Fornecedores cadastrados nas bases dos Estabelecimentos. Caso nenhum item seja selecionado o sistema carregará todos na geração do relatório;
    • Parâmetros: Ajuste dos percentual que deseja ser aplicado na classificação dos produtos tipo A, B e C;


    • Comparativo: Parâmetros para comparação de a nível de totalizadores por produtos ou classes:
      • Tipo de Período: 
        • Personalizado: 
        • Data e Hora Inicio;
        • Data e Hora Fim;
      • Predefinido:
        • Hoje
        • Ontem
        • Esta Semana
        • Este Mês
        • Mês Passado
        • Trimestre
        • Semestre
      • Tipo de Comparativo:
        • por Classes
        • por Produtos
      • Classes:
        • A - B - C
      • Exibir:
        • Detalhes
        • Gráficos
        • Fórmulas
      • Tipo de Gráfico:
        • Barras;
        • Linhas.







  • Sem rótulos