Sumário

1. Conceito

O IBPT desenvolve estudos setoriais e empresariais de maneira a identificar a carga tributária dos diversos setores da economia brasileira ou de uma empresa, especificamente. Eles fornecem um diagnóstico da tributação que incide sobre determinadas atividades, com dados suficientes para implementar uma gestão tributária e aumentar a competitividade. 

A Tabela IBPT é uma planilha que contém a carga tributária média aproximada de produtos e serviços. O IBPT usa como base a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e a Nomenclatura Brasileira de Serviços (NBS) para chegar nesses números. Uma das vantagens em usar a Tabela IBPT é que a responsabilidade pelo cálculo é do IBPT. Assim, ao usar a tabela (e citar a fonte) qualquer problema é responsabilidade do instituto e a empresa se exime. Desse modo, a única preocupação da empresa é atualizar a tabela quando necessário. A metodologia do IBPT leva em conta a alíquota média de todos os regimes tributários e varia de acordo com região. Depois de uma série de ponderações, o instituto chega às cargas tributárias médias e seus valores por Estado.

Tenha atenção para sempre usar dados da UF correta. Outro ponto importante é que a Tabela IBPT é atualizada periodicamente. Portanto, fique atento!

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.


2. Premissas

Para realizar a importação da Tabela IBPT é necessário primeiramente baixar o arquivo através do site https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/ e se direcionar ao Emporio PRO para realizar a importação.

3. Funcionalidades

Para realizar a importação da Tabela IBPT é necessário acessar ao menu Operações > Ferramentas > Importação Tabela IBPT


Escolher o arquivo conforme a UF do estabelecimento e selecionar.


Clicar na lateral direita em "Importar Arquivo".



Será apresentada a mensagem de sucesso na operação.



Logo após a importação os valores de impostos serão ajustados para produtos pertencentes ao NCM da tabela importada.