Atualmente o sistema possui duas integrações como a Vannon, a 1ª via Plugpharma que contempla apenas a parte de importação de pedidos e cadastro de clientes e uma 2ª diretamente com a Vannon que só está enviando cadastro e estoque de produtos. A partir deste release, será implementado a importação de pedidos e cadastro de clientes para essa segunda integração com a Vannon, completando dessa forma o ciclo da integração.

No programa “Gerenciador e-Commerce” acesso no menu Importação/Exportação, na aba “Manter Lista Produtos”, foi criado um processo para permitir “N” listas de produtos para o e-commerce. Para isso basta preencher as informações dos campos abaixo para realizar o filtro desejado.

 Os campos abaixo serão utilizados para realizar a filtragem da melhor forma possível para geração da lista, de acordo com a necessidade do usuário. São eles:

  • Nome da Lista: Insira aqui um nome para fácil identificação da lista;
  • Publicar: Obrigatoriamente deve estar marcado para que a lista seja enviada para o e-commerce;
  • Atualização Automática: Nesse menu apresentará as seguintes opções:
    • Não atualizar nenhuma informação: Será gerada a lista porém não realizará nenhuma alteração no itens do filtro;
    • Atualizar apenas “Preço de venda”, sem alterar % de desconto: Permitirá atualizar apenas o preço de venda dos produtos, porém não alterará a % desconto aplicada no mesmo;
    • Atualizar “Preço de venda”, sem alterar “Preço promocional”: Atualizará apenas o preço de venda do produto, porém não alterará a informação de preço promocional aplicada ao produto;
    • Atualizar “Preço de venda e Promoção”: Selecione essa opção quando desejar que seja realizado a alteração tanto do preço de venda quanto a promoção aplicada ao produto.
  • Tipo de Produto: Informe o intervalo de Tipo de Produto que deseja gerar a lista. Também é possível utilizar a tecla “F2” para localizar o tipo de produto desejado;
  • Incial(is) do Produto: Informe aqui a inicial do nome do produto pertencente ao tipo selecionado anteriormente que deseja gerar na lista. Por exemplo, se for digitado a letra “C”, serão listados todos os produtos que iniciam com “C” no início do nome, pertencente ao tipo de produto indicado no campo anterior;
  • Laboratório: Você também pode filtrar ainda mais indicando os produtos de um único laboratório. Pressionando a tecla “F2”, localize o Laboratório que deseja gerar a lista de produtos. Caso deixe esse campo em branco, serão listados de todos os laboratórios cadastrados no sistema;
  • Seção: Caso utilize “seções” para separação dos produtos, também será possível aplicar o filtro de seção nesse campo. Basta pressionar a tecla “F2” e localizar a seção em que os produtos estejam localizados para realizar a geração da lista;
  • % Desconto: Além das opções anteriores, o usuário também poderá indicar a “% Desconto”, dessa forma, somente serão listados os produtos que possuam essa % Desconto em seu cadastro;
  • Data Última Venda: O usuário também poderá inserir aqui uma data indicando os produtos que possuem como data de última venda de acordo com a informada nesse campo.

Logo mais abaixo na área de visualização (grid), serão exibidos os produtos de acordo com o preenchimento dos campos anteriores. Esse espaço esta composto com as seguintes colunas:

  • Descrição do Produto;
  • Tipo de Produto;
  • Laboratório;
  • Seção;
  • Custo Médio;
  • Custo Atual;
  • Margem;
  • Preço Venda;
  • Custo Fábrica;
  • % Desconto;
  • Preço com Desconto;
  • Código Interno;
  • N.

Uma vez tudo pronto, basta clicar no botão “Salvar” e a mesma será salva exibindo na sequência a seguinte mensagem:

 “Lista salva com sucesso. Para que as alterações sejam realizadas no e-Commerce será necessário que o envio da lista seja feito manualmente”.

Para criar uma nova lista com um novo nome, basta clicar no botão “Novo” situado na parte superior do programa. A tela ficará limpa com o cursor em foco no campo “Nome Lista”.

Para abrir uma lista já existente, basta clicar no botão “Abrir” na parte superior da janela. Em seguida, será aberta uma nova tela solicitando os seguintes dados:

  • Filial: Selecione de qual filial será aberta a lista gerada;
  • Situação: Selecione aqui qual a situação em que a lista se encontra. As opções nesse menu são:
    • Manutenção: Lista que o usuário está editando, que não é enviada para o e-commerce;
    • Publicada: Lista que está ativa e comunicando com o e-commerce.
  • Lista: Serão listadas todas as listas apresentada de acordo com a Filial e a Situação selecionada anterior.

Ela será carregada na tela principal onde o usuário poderá realizar as alterações necessárias, como por exemplo, alterar o nome da lista, dentre outros.

Para deletar (apagar) uma lista, desde que a mesma já esteja aberta na tela principal, basta pressionar as teclas de atalho “CTRL + Del” no seu teclado. Será exibida a seguinte mensagem: “Deseja excluir esta Lista? Não será possível recuperar as informações. [Sim/Não]”. Uma vez confirmado em “Sim”, a lista será excluída.

Observação


Também será permitido a inserção de um mesmo produto em mais de uma lista. Se isso acontecer, o sistema não validará o “preço bruto” ou o “% de desconto”, mas ao ser enviado para o site, sempre prevalecerá o produto com o menor preço final ao consumidor.

 Para o envio das informações para o e-commerce, permanecerá apenas uma lista, ou seja, será agrupado todos os itens de todas as listas, seguindo a regra citada acima para itens repetidos, e essa será enviada para o site. O processo de divisão em listas foi criado apenas para controle da loja, sem vínculo com o e-commerce.

Na área de visualização dos itens listados após a filtragem (grid), é possível apagar mais de um item ao mesmo tempo. Para isso, basta clicar sobre o primeiro item desejado na lista, manter pressionado a tecla “CTRL” do teclado e ir clicando sobre os demais desejado (perceba que os itens ficarão na cor azul, indicando que foram selecionados). Na sequência ao pressionar a tecla “Del ou Delete” do seu teclado, será exibida a seguinte mensagem: “Confirma exclusão do(s) produto(s) selecionado(s)? [Sim / Não]

Ao confirmar no botão “Sim”, os itens serão apagados da lista pesquisa.

Na aba “Configuração”, no grupo de opções “Configurações Gerais Pedidos”, será possível configurar a modalidade de pagamento a ser utilizada. Pressionando a tecla “INSERT” do teclado, será aberta uma nova janela.

Aqui você vai informar qual a modalidade de pagamento utilizada na Vannon e com modalidade de pagamento do sistema ela ficará vinculada. No caso da imagem anterior, foi informado nos primeiros campos “Código, Descrição, Tipo e Situação” qual será a modalidade de pagamento na Vannon, enquanto nos campos abaixo “Código, Descrição, Bandeira (quando Cartão)”, serão vinculadas a modalidade de pagamento do sistema. Ao retornar a janela principal, perceba que exibe no (grid) os dados inseridos.

Um recurso que foi adicionado aqui está relacionado quando for inserir uma nova modalidade de pagamento (executando o INSERT). Se o usuário digitar o código de alguma modalidade já cadastrada, a mesma será carregada automaticamente, permitindo assim que seja realizado alteração no item e não permitindo que a mesma condição seja cadastrada novamente.

Também foi criado um novo parâmetro chamado “Controlar entregas e-commerce”, que quando marcado, o sistema automaticamente selecionará as vendas e-commerce como tele-entrega. Caso este campo esteja desmarcado, será uma venda normal, que não irá gerar registro para tele-entrega.

Observação


Para todos os clientes esse campo virá por padrão marcado. Caso o usuário deseje trabalhar de forma diferente, terá que acessar essa tela e desmarcar essa opção.

No que diz respeito as guias “Pedidos” e “Log Pedidos”, ambas foram liberadas e também mantidas as mesmas funcionalidades atuais. No caso da aba “Pedidos”, serão mantidos os seguintes processos:

  • Obter pedidos: Comunicação e Importação dos pedidos do E-commerce;
  • Valida Status Pedidos: Ajusta status do e-commerce conforme sistema;
  • Verifica pedido: Altera status do sistema conforme e-commerce.

Outro ajuste está relacionado ao processo de importação dos pedidos. Será importado para o sistema apenas os pedidos com status “Pagamento Confirmado”, ou que a forma de pagamento seja “Dinheiro”. Isso vai acontecer pois já que o site fará a gestão e controle de pagamento, o sistema realizará o controle das vendas confirmadas o pagamento, onde a condição é “Dinheiro” e o cliente pagará o produto na entrega (tele-entrega online).

Após a baixa da pré-venda, o sistema comunicará com o E-commerce e realizará a alteração de seu status para “Separado para Postagem”.

No caso de que seja controlado a entrega dos pedidos pelo sistema, será aplicado as seguintes regras abaixo:

  • 1. Na tela de tele-entregas será possível informar o código de rastreamento. Nesse momento o sistema mandará esse código para o site e alterará o status do pedido para “Postado”;
  • 2. Quando realizado a baixa do pedido, o sistema mudará o status do pedido como “Entregue”.

Agora ao importar o cliente o e-commerce, caso a informação importada seja maior que o limite de caracteres do campo no sistema, será realizado ao ajuste da mesma para se adequar ao registro.

  • Sem rótulos