Visando melhorar a experiência do usuário com o sistema, foram realizados alguns ajustes quanto ao processo de Venda (Cupom Fiscal/M1) no qual serão descritos abaixo:

      Atualmente quando o usuário acessar em [ Parâmetros > Parâmetros > guia Tele-Entrega ], o mesmo poderá marcar ou desmarcar a opção checkbox “Não solicitar lote/vencimento na pré-venda”. Essa opção quando marcada, ao realizar uma pré-venda, não será mais solicitado a informação de tele-entrega, porém obriga que usuário trabalhe com conferência de vendas, pelo menos se for do tipo tele-entrega.

      Essa configuração existe devido ao fato de na venda tele-entrega o vendedor não ter o item em mãos o produto para realizar a validação, então é feito a venda e o responsável pelo estoque vai em busca dos itens e depois é realizado a conferência da pré-venda.

      Outro caso que também ocorre quando a loja trabalha com o tipo delivery, onde além de fazer tele-entregas, também fazem venda balcão, e o vendedor não tem acesso aos itens, é apenas impresso a venda, separado os produtos no estoque e depois o cliente pega no caixa.

      Para esse último processo foi identificado algumas dificuldades por parte do usuário ao realizar a procedimento, e para evitar possíveis erros por parte do usuário, a partir deste release, foram realizados ajustes nessa operação, de forma a permitir que aloja configure se na pré-venda será solicitado lote/vencimento para todas as vendas, apenas vendas tele-entregas ou nenhuma venda. No caso quando essa informação não for informada, a loja precisará trabalhar com conferência da venda para assim garantir a integridade do estoque.

      O primeiro ajuste foi a mudança do comando “Não solicitar lote/vencimento na pré-venda” que antes estava localizado na guia “Tele-Entrega” e agora será localizada na guia “Vendas” com o nome “Informar lote na pré-venda” como menu de opções.

 


      Ao clicar sobre esse menu, será apresentado as seguintes opções:

  • Sim: Sempre será solicitado e terá o mesmo funcionamento quando antiga opção “Não solicitar lote/vencimento na pré-venda” estava desmarcada. Com isso, se este parâmetro estiver desmarcado, ao realizar atualização, ela virá por padrão marcada;
  • Não, se T.E.: Não será solicitado lote/vencimento, desde que a venda seja do tipo tele-entrega (checkbox de tele-entrega marcado na hora de informar o item). O funcionamento será igual ao atual se o “Não solicitar lote/vencimento na pré-venda” estiver mercado. Tanto que se tiver marcado, ao atualizar, esta opção já virá selecionada. Assim como na opção “Não”, esta opção irá validar se a loja trabalha com conferência de itens (guia Caixa > menu Conferir Itens na Pré-Venda). Porém, além da opção “Sempre”, também será aceito a opção “Somente Tele-Entregas”;
  • Não: Nunca será solicitado lote/vencimento na pré-venda, independente se for ou não tele-entrega.
    • Observação: Para marcar este parâmetro a opção “Conferir Itens na pré-Venda” da aba “Caixa” deverá estar como “Sempre”. Já que se não informar na pré-venda deverá ser informado na conferência do caixa online.
      • Caso não estiver configurado, ao tentar gravar, será abortado o processo e a seguinte mensagem será exibida: “Somente será possível deixar de informar o lote/vencimento na pré-venda se a mesma tiver conferência, revise a configuração da aba Vendas/Caixa [OK]”.
      • Caso estiver configurado para não solicitar lote/vencimento na pré-venda e alterado a configuração de conferência para uma não permitida, também será abortado o processo e exibido a mesma mensagem citada anteriormente.
      • Caso a opção selecionada seja “Sim”, não será validado a conferência de itens na pré-venda, pois a conferência é um processo a parte e não depende da solicitação de código de barras.

      Com esse ajuste, todas as vendas e conferência de itens vão levar em consideração o novo parâmetro e não mais apenas as tele-entregas. Assim será possível saber se deverá ser informado ou não os lotes/vencimentos na pré-venda.

      Quanto ao comportamento em Orçamentos, o mesmo não foi alterado, uma vez que o orçamento não é uma garantia de venda, logo, não será solicitado a informação.

      Outro ajuste realizado foi quanto a dispensa de lotes mais antigos na venda. Se a loja estiver com essa parametrização (guia Estoque checkbox No controle de lotes, forçar a dispensa dos itens mais antigos), se o usuário selecionar um diferente, é solicitado senha de liberação. Porém foi identificado que se inserir o mesmo item novamente ou tentar alterar a quantidade, é solicitado a mesma senha novamente. Onde o gerente/supervisor já liberou o item para a venda terá de fazer o processo novamente.

      Sendo assim, a partir deste release, caso este parâmetro estiver marcado, será solicitado a senha de liberação. Porém, se o usuário informar novamente o mesmo item para a mesma venda, não mais será solicitado novamente a senha.

      Observação: Caso seja informado na pré-venda, não será solicitado novamente na pré-venda. Mas se a pré-venda for editada ou finalizada, então a senha será solicitada novamente.

      A respeito da realização de “Orçamento”, como não é uma venda “garantida”, algumas informações não são solicitadas, entre elas, a de lote/vencimento. Com isso na hora de faturar, caso o usuário não trabalhar com conferência de pré-venda, é solicitado lote/vencimento na finalização da venda. Porém foi identificado que é aberta uma tela perguntando ao usuário se deseja informar, e caso selecionado “Não”, o processo é abortado, mas ao tentar finalizar novamente, é apresentada a mesma pergunta novamente. Outra situação também é se um item não controlava lote/vencimento e passou a controlar depois da conferência do caixa.

      Diante dessas situações, a partir deste release, quando obrigatório informar lote, não será realizado pergunta ao usuário, apenas exibirá mensagem de confirmação. Essa confirmação do “OK”, será a mesma confirmação do comando “Sim” da pergunta que era realizada anteriormente.

      Na tela de “Consulta Nota – Itens da Pré-Venda” acionada quando pressionado a tecla “F2” no programa “Caixa On-line”, era exibida uma coluna de Lote onde era informado apenas o Lote e o Vencimento, e este com o dia. Foi identificado que em caso de uma venda tiver mais de 2 unidades e mais que um lote, o usuário que está separando os itens, acabava por não saber as quantidades de cada item. Podendo assim, nesse exemplo, vender uma unidade correta e ter divergências de estoque de lotes, o que para o SNGPC pode implicar em problemas junto a Anvisa e a Vigilância Sanitária.

      Dessa forma, para auxiliar o usuário, a partir deste release, foi realizado um ajuste nessa coluna para deixar mais claro a exibição dos lotes e informar também a sua respectiva quantidade.

      Hoje está exibindo as informações da seguinte forma:

Lote         Vencimento

LOTE001    01/12/2017

LOTE002    01/12/2018

LOTE003    01/09/2020

 

      A partir de agora exibirá da seguinte forma:

Lote                 Vencimento              Quantidade

LOTE001            12/2017                    1

LOTE002            12/2018                    2

LOTE003            09/2020                    3



      Também quanto ao Controle de Expedição, foi realizado ajustes na forma em que os itens serão impressos. Hoje a ordem dos itens é a mesma que o vendedor informou no pré-faturamento, mas o usuário que vai separar em estoque pode ter dificuldades, uma vez que se o estoque for separado por grupo principal ou ordem alfabética, precisará ficar pulando ordens. Para facilitar o processo para o usuário que separa os itens no estoque, a partir deste release, será permitido a configuração por loja, se a impressão será em ordem de pré-faturamento, alfabética ou agrupado por grupo principal, que no caso os itens serão em ordem alfabética.

      Para isso, ao acessar o menu Parâmetros > Parâmetros e acessar a guia “Tele-Entrega”, próximo ao menu “Layout de Impressão” do “Controle de Expedição”, foi criado um novo menu chamado “Ordenação”.



      Nesse menu será exibido as seguintes opções:

  • Pré-Faturamento: Essa é a ordem atual e será a opção padrão, tanto na atualização do sistema;
  • Alfabética: Irá ajustar a ordem dos itens para ser impressa na ordem alfabética;
  • Agrupado por Grupo: Irá exibir os itens agrupados por grupo principal. Tanto os nomes dos grupos principais como dos itens serão em ordem alfabética.

      Com esse ajuste, todos os locais no sistema onde é impresso o controle de expedição, respeitarão a nova configuração. No caso de “Pré-Faturamento” e “Alfabética”, o layout não é alterado, apenas a ordem de exibição dos itens. No caso de “Agrupado por Grupo”, o layout terá uma breve alteração pois será informado antes dos itens, qual o grupo principal que ele pertence.

      Por exemplo, no relatório sairá assim:

Grupo Principal: Medicamento

Remédio 1

Remédio 2

Grupo Principal: Perfumaria

Perfume 1

Perfume 2




 









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