No relatório de lucratividade, assim como em outros relatórios do sistema, exibe todas as vendas realizadas e que estão ativas, ou seja, não canceladas e sem retorno de cliente. No caso de lojas com base de CNPJ diferentes não se pode realizar a transferência, precisando assim fazer a venda do produto e consequentemente não gerando lucro para a rede.

Quando falamos do relatório de Curva ABC de produtos, por padrão a partir do release 170, o mesmo não gera demanda para itens que foram vendidos entre lojas pois a validação de loja é feita pelos CNPJ cadastrados. Sendo assim, não se pode interpretar o lucro gerado no relatório como real, mesmo sendo apenas a diferença entre o valor de venda e o de custo médio na hora da venda (CMV). O que acontece é que muitas lojas acabam por realizarem vendas erradas, ou seja, para um cliente “normal”, mas no seu cadastro está o CNPJ de uma das lojas. 

Sendo assim, visando facilitar o entendimento e o manuseio desse recurso ao usuário, a partir deste release, será permitido no relatório de lucratividade ignorar vendas realizadas para clientes com o mesmo CNPJ de algumas das filiais configuradas no sistema. Foi incluído um parâmetro “checkbox” chamado “Não considerar vendas entre filiais” que deverá ser marcado pelo usuário quando esse recurso for necessário. Ao marca-lo, o sistema irá desconsiderar as vendas realizadas para clientes, onde em seu cadastro tenha um CNPJ igual a uma das filiais cadastradas em “Parâmetros > Filiais”.


Assim será possível validar qual a sua “real” lucratividade e também identificar possíveis divergências. Além de também ficar mais claro a diferença para os usuários.

Também foram realizados alguns ajustes nessa tela visando aprimorar a interação do usuário com a mesma. A primeira alteração foi no campo “Filial” que a partir desse release se chamará “Selecione as Filiais”. A segunda alteração foi no menu “Opção de Filtro” onde foi aumentado a caixa de seleção de opções com o intuito de não ser necessário utilizar a barra de rolagens, conforme apresentado na imagem abaixo.



  • Sem rótulos