Foram realizadas algumas adequações/melhorias neste relatório para permitir uma melhor filtragem e visualização das informações para o usuário. Dessa forma, a partir deste release, os filtros do programa “Relatório do Caixa Financeiro” acesso no menu “Relatórios > Financeiro”, serão apresentados da seguinte forma:

Com o ajuste e a inclusão de novos filtros nesse programa, o sistema permitirá que o usuário realize um melhor controle, auxiliando assim a encontrar diferenças no caixa financeiro da loja. Os campos que foram ajustados/adicionados são:

  • Selecione as Filiais: Foi substituído o Intervalo de Filiais por um campo de multi-seleção, onde o usuário poderá selecionar uma ou mais filiais. Aqui será exibido somente as filiais em que o usuário possui acesso;
  • Intervalo de Datas Movimento: Informe aqui o período de data que deseja realizar o filtro;
  • Data de entrega: Nesse campo será exibida as seguintes opções:
    • Geral: Esta vem selecionada por padrão;
    • Não informada: Ao selecionar essa opção, serão filtradas somente as duplicatas que não possuem o campo de data de entrega preenchido;
    • Especificar: Ao selecionar esta opção, serão consultadas as duplicatas com data de entrega preenchida. Perceba que será habilitado outros dois campos a frente para que seja informado um “intervalo de datas”. Este campo não é de preenchimento obrigatório, porém se informado somente data inicial, será consultado os movimentos com data maior ou igual a data informada. Agora se informado somente data final, será consultado os movimentos com data menor ou igual a data informada. Assim, será retornado as duplicatas que se enquadrem nestas datas.

Observação


Com este novo processo, o gerente indicará as duplicatas de fundo fixo através da marcação de duplicatas entregue e informando a data de entrega. Desta forma, ao incluir este filtro no relatório, o gerente poderá verificar as duplicatas que já foram entregues e as que não forem entregues, diminuindo assim a possibilidade de erros quanto a “passar” estas duplicatas para a filial administrativa.

  • Selecione os tipos de documento: Este campo exibirá uma lista de seleção múltipla contendo os tipos de documentos com situação ativo, mostrando assim “Código” e “Descrição” do tipo de documento. O usuário poderá selecionar mais de um tipo de documento e o seu preenchimento não é obrigatório. No caso de não informado, será consultado todos os tipos de documentos.

Observação


Neste processo, recomenda-se que seja cadastrado um tipo de documento chamado (Fundo Fixo). Ao incluir o filtro por tipo de documento, o gerente ou administrativo, poderá verificar os lançamentos realizados para este tipo específico de documento, facilitando assim o processo de conferência dos movimentos financeiros do fundo fixo

  • Agrupar por tipo de documento: Ao selecionar essa opção, será agrupado as informações por tipo de documento. Permitirá ao usuário, tanto com perfil gerente quanto com perfil administrativo, visualizar os gastos realizados em cada tipo de documento, facilitando assim a leitura dos dados para o usuário;
  • Botão Exportar: Ao clicar sobre esse botão será gerado um arquivo na extensão “.csv” que pode ser lido por programas como Excel e Calc. O mesmo será gravado no diretório do sistema (...\exportação\duplicatas\), com o nome padrão “Relatorio_caixa_financeiro_[dia][mês][ano]_[timestamp].csv”. As informações serão ordenadas por data de lançamento e filial;

Para o relatório no formato “tradicional”, foi incluído um “Resumo Tipo de Documentos”, com seus respectivos valores, localizado logo após o resumo de plano de contas.

Também foi incluído um “Controle de acesso” aos filtros “Especificar algum Grupo/Conta?” e “Tipo de documento”. Para esse caso, será utilizado a tabulação 1 para controlar acesso a estes dois filtros conforme descrito abaixo:

  • Se a tabulação 1 estiver marcada, o usuário possuirá acesso a estes filtros;
  • Se a tabulação 1 estiver desmarcada, o usuário não possuirá acesso a informar estes filtros, sendo utilizado todos os planos de contas e todos os tipos de documentos. Neste caso, os filtros ficarão bloqueados em tela, sem opção de o usuário visualizar/filtrar os planos de contas e os tipos de documentos existentes.


  • Sem rótulos