Atualmente o cadastro de fornecedores possui uma configuração por plano de contas, ao reconfigurar um plano de contas por fornecedor, ao realizar um novo lançamento para este (programas Movimento de Contas a Pagar e Lançamento de Despesas), somente pode ser utilizado os planos de contas configurados para este fornecedor. Além deste bloqueio de plano de contas, se o usuário configurado para estes programas, os mesmos somente podem realizar lançamentos para fornecedores que possuem esta configuração.

Sendo assim, a partir deste release, será possível realizar o controle por fornecedores além do plano de contas, os tipos de documentos e locais de pagamentos a serem utilizados para o fornecedor para os usuários com restrição de acesso nos lançamentos de duplicatas.

Observação


O novo processo de auditoria de caixa diário por confirmação de posse por usuário, o usuário gerente realizará alguns lançamentos. Estes lançamentos estão relacionados a fundo fixo, onde este usuário não deve possuir acesso a todos os fornecedores, plano de contas, tipos de documentos e local de pagamento. Com esta configuração, poderá ser restrita as informações a serem prestadas durante lançamentos de duplicatas de fundo fixo, não permitindo que o usuário gerente visualize informações desnecessárias e evitando erros de lançamentos.

Foi alterado a configuração de plano de contas por fornecedor e o primeiro ajuste foi no nome do atalho de “F6-Plan.Contas” para “F6-Configurações” exibido no rodapé do programa (barra de status) que chama a tela de configuração de plano de contas.

 Quando pressionado “F6-Configurações” será aberta a tela de “Configurações por fornecedor” que antes era chamada de “Plano de contas por fornecedor”. Além da configuração de plano de contas que já existe, foi incluso outras funcionalidades como “Tipo de documento” e “Local de pagamento”.

Quanto ao “Tipo de documento”, este conterá os campos de “código” e “descrição”, sendo somente como leitura. Nele poderá executar as seguintes ações:

  • O usuário poderá selecionar um tipo de documento pelo código ao pressionar a tecla “F2” de pesquisa;
  • Será permitido utilizar somente os tipos de documentos com situação ativa;
  • No campo de listagem será exibida na coluna “Tipo Documento” o código do tipo do documento e na coluna “Descrição” a nome cadastrado para o tipo de documento. Para apagar um item inserido na listagem, basta selecionar o item e em seguida pressionar a tecla “Del ou Delete” no teclado para removê-lo;
  • Não é obrigatório informar um tipo de documento nesta configuração e se caso ocorrer de algum tipo de documento exibido na listagem estiver com situação cadastral inativa, será exibido o seu texto com a fonte de cor vermelha;


Quanto ao “Local de pagamento”, este conterá os campos de “código” e “descrição”, sendo somente como leitura. Nele poderá executar as seguintes ações:

  • O usuário poderá selecionar um Local de pagamento ao pressionar a tecla “F2” de pesquisa;
  • Será permitido utilizar somente os locais de pagamentos com situação ativa;
  • No campo de listagem será exibida na coluna “Local Pagamento” co código do local de pagamento cadastrado e na coluna “Descrição” o nome cadastrado para referenciar o local de pagamento. Para remover um item inserido na listagem, basta selecionar o item e em seguida pressionar a tecla “Del ou Delete” no teclado;
  • Não é obrigatório informar um local de pagamento nesta configuração e se caso ocorrer de inserir algum local de pagamento que esteja com situação cadastral inativa no sistema, o mesmo será exibido com a fonte de texto na cor vermelho;


Após preencher as informações dessa janela basta clicar no botão “OK” para confirmar as configurações para esse fornecedor. Se solicitado para fechar esta tela e não houver nenhuma configuração (Plano de contas, Tipo de documento e Local de Pagamento) ou todas as possuir pelo menos um item configurado, a tela será fechada normalmente. Agora se existir pelo menos uma configuração preenchida na tela, ao clicar sobre o botão “Fechar”, será exibida a seguinte mensagem: “Ao deixar de configurar <plano de conta / tipo de documento / local de pagamento> para o fornecedor poderá ser utilizado qualquer um destes cadastros para os lançamentos de duplicatas a pagar para este fornecedor. Deseja continuar? [Sim/Não]”.

  • Sem rótulos