No programa de Movimento de Contas a Pagar, atualmente existe a configuração da guia 6 que quando marcada, limita o usuário a realizar lançamentos somente para fornecedor que possuírem configuração de plano de contas, porém é listado todos os fornecedores existentes e permite selecionar qualquer tipo de documento e qualquer local de pagamento.

Foi identificado a necessidade de liberar o lançamento de novas duplicatas para usuários com perfil gerente, porém limitando os dados que estes poderão utilizar.

Também se verificou que para o usuário indicar que a duplicata é para fundo fixo, tinha que marcar o campo “Duplicata entregue” e informar “Data de entrega”, sendo esta data de entrega utilizada para determinar qual o dia de movimento será descontado este valor.

Em posse dessas informações, a partir deste release, será limitado o conteúdo a ser utilizado para o campo de fornecedor, tipo de documento e local de pagamento. Foi incluído um campo para indicar que a duplicata é de fundo fixo e quando na configuração do programa estiver marcada a guia 6, o usuário com perfil de gerente visualizará somente os fornecedores que seu usuário pode utilizar, assim como o plano de contas, tipo de documento e local de pagamento que pode ser utilizado para o fornecedor.

Ao acessar o programa “Movimento de Contas a Pagar” no menu “Lançamentos > Contas a Pagar > Movimento”, serão apresentados os seguintes ajustes:

Quando o usuário for realizar um “Novo Lançamento” clicando no botão de mesmo nome, será possível visualizar o novo campo de marcação chamado “Fundo fixo”, que deve ser marcado quando for para indicar que a duplicata movimentará o fundo fixo, sendo esta exibida no processo de auditoria de caixa.

Em caso de usuário somente poder realizar o lançamento da duplicata do tipo fundo fixo, a guia 7 de configuração do programa deve estar desmarcada. Quando isso ocorrer, este campo já será apresentado marcado por padrão e sem a opção de edição, não sendo obrigatório necessário neste caso, o preenchimento dos campos restantes (“Duplicata Entregue?” e “Data Entrega”).

Esse campo de “Fundo Fixo” também será visível nas telas de “visualização/alteração” de duplicatas, levando em consideração a regra a “guia 7” citada anteriormente.

Ainda na tela de “Novo Lançamento”, se o usuário possuir em sua configuração de acesso a esse programa a guia 6 desmarcada, o sistema se comportará da seguinte forma:

  • Ao solicitar a consulta de um Fornecedor, será listado somente os fornecedores que o usuário possui acesso. Se informado um fornecedor através do código e o usuário não tenha acesso a ele, será exibida a seguinte mensagem:
    • “Este fornecedor não está com configuração de fornecedores, impossibilitando que seu usuário o utilize, entre em contato com o setor financeiro/contábil para efetuar a configuração. (Botão F6-Configuração, do cadastro do fornecedor).”.
    • O usuário possuirá acesso ao fornecedor se na configuração de fornecedor, este possuir pelo menos um campo de configuração informando (plano de contas, tipo de documento ou local de pagamento);
    • Quando selecionado o fornecedor, o sistema verificará se existe alguma configuração para o mesmo (plano de contas, tipo de documento ou local de pagamento), preenchendo os campos conforme configurado e deixando o foco do cursor no próximo a ser preenchido.
  • Ao solicitar a consulta de um “Local de pagamento”, será permitido a seleção somente de locais de pagamento configurado para o fornecedor selecionado.
    • Se possuir mais de um local de pagamento, o usuário deverá selecionar qual será utilizado. Quando solicitado listagem através da tecla de pesquisa “F2”, será exibido somente os locais de pagamento configurados para o fornecedor, considerando somente os que estiverem com a situação cadastral “ativo”;
    • Se não possuir nenhum local de pagamento com situação ativo configurado para o fornecedor, serão listados todos os locais de pagamento e permitido selecionar qualquer um;
    • Caso o usuário tente informar um “Local de Pagamento” antes de informar um “Fornecedor”, o sistema não permitirá a ação e exibirá a seguinte mensagem: “Para consultar local de pagamento é necessário selecionar o fornecedor, para então utilizar os locais de pagamento configurados para este.”.
  • • Ao solicitar a consulta de um “Tipo de documento”, será listado apenas os tipos e documentos configurados para o fornecedor selecionado. Para isso, se o fornecedor:
    • Possuir mais de um tipo de documento, quando o usuário utilizar a tecla de atalho de pesquisa “F2”, o usuário deverá selecionar qual será utilizado no processo, considerando apenas os cadastros com a situação “ativo”;
    • Se não possuir nenhum tipo de documentos com situação ativo configurado para o fornecedor, será possível utilizar qualquer tipo de documento;
    • Se for solicitado a pesquisa do tipo de documentos sem antes ter selecionado um fornecedor, o sistema não permitirá o processo e exibirá a seguinte mensagem de aviso: “Para consultar tipo de documento é necessário selecionar o fornecedor, para então utilizar os tipos de documentos configurados para este”.
  • • Quanto ao campo “Plano de contas”, forma realizadas as seguintes melhorias:
    • Se não possuir nenhum plano de contas com situação ativo par ao fornecedor, será permitido selecionar qualquer plano de contas, inclusive os listados pela tecla de atalho de pesquisa “F2”;
    • Não será permitido consultar este campo sem ter informado um fornecedor anteriormente. Se isso acontecer, será exibida a seguinte mensagem de alerta: “Para consultar plano de contas é necessário selecionar o fornecedor, para então utilizar os planos de contas configurados para este.”.

Quanto a “Data de entrega”, o sistema realizará a verificação para a data exata e não para datas retroativas. Isso acontece, pois, o processo de auditoria é realizado por dia/filial, sendo aplicada essa regra para todos os campos de data de entrega apresentados nesse programa.

Na tela de “Vincular Código de Barras”, acionada ao clicar sobre o botão “Vincular Cód Barras”, foi incluído o campo “Data Entregue”. Este campo somente será habilitado se selecionado a duplicata como ”entregue” e seguirá a mesma regra já citada anteriormente.

É possível alterar o campo “Duplicata Entregue” e “Data de Entrega” de uma duplicata paga. Sobre isso foram realizadas as seguintes alterações:

  • Será permitido alterar estes campos “Duplicatas Entregue e Data de Entrega”, se a duplicata for do tipo “Fundo Fixo”, ou seja, se estiver com o campo fundo fixo marcado;
  • Ao informar ou alterar a data de entrega, tanto para a data anterior quanto para a nova data, não pode haver auditoria para a data e filial que a duplicata se refere.

Ao realizar a listagem de duplicatas através da opção “F12-Filtros”, e ao acessar o campo “Filtro Adicional”, a opção “Dpl Entregues” foi alterada para “Duplicatas Entregues/Fundo Fixo”. Também foi incluído nessa tela o campo “Fundo Fixo” com as seguintes opções:

  • Geral: Vem selecionada por padrão;
  • Somente fundo fixo;
  • Diferente de fundo fixo.

Observação


Ao adicionar este filtro de “Fundo Fixo” junto ao filtro de “Data Entrega”, o usuário poderá utilizá-los em conjunto.

Na listagem de duplicatas, foi incluída uma coluna para indicar duplicatas de fundo fixo com o nome de “Fundo Fixo”. Essa coluna será visível logo após a coluna “Entregue” que antes se chamada “Duplicata”. Quando essa duplicata for um movimento de fundo fixo, essa coluna apresentará a palavra “SIM”. 

  • Sem rótulos