A importação de dados automática é realizada em duas etapas, e neste documento vamos abordar os passos necessários para migração dos dados do cliente para o Linx Farma Cloud.

Primeira Etapa: Importando Dump

Através do Importador Linx FarmaCloud é possível importar o dump gerado no cliente que está em implantação. 

O acesso ao Importador de Dados é realizado pelo usuário e senha de acesso a rede Linx.

Figura 01: Importador Linx FarmaCloud


Antes de realizar a importação, é necessário verificar se o cliente possuí cadastro no sistema, na tela inicial pesquise pelo número de CNPJ do cliente, caso não encontre  clique em  e realize o cadastro informando o CNPJ, Razão Social e Nome Fantasia da loja.


Figura 02: Cadastro de Loja


Ao salvar o cadastro, selecione o arquivo do dump  clique em  para que o sistema realize o upload do mesmo.  

Figura 03: Importando arquivo


O dump é identificado pelo número do CNPJ da loja e a data e hora da movimentação: CNPJ_ddmmaaaahhmmss. Serão apresentados os logs de status do processamento do arquivo, e. ao clicar no registro será direcionado a uma tela que será possível visualizar cada etapa:

Figura 04: Processando arquivo


Ao  clicar em  iniciará o tratamento do arquivo para subir os dados para o servidor, esse processo é efetuado em background, pois dependendo do tamanho do dump pode apresentar lentidão, o status é alterado para "Iniciado processamento do arquivo".

Após processado o sistema apresenta uma mensagem que o dump foi carregado na base e que setá pronto para ser utilizado prossseguir na importação de dados no Linx Farma Cloud, e o status é alterado para "Processamento finalizado".

Figura 05: Processamento finalizado


Além dessas ações também é possível:

  • Cancelar processamento: permite ao usuário cancelar manualmente o processo do arquivo de dump.
  • Permitir reprocessar: essa ação somente estará disponível quando o processamento do arquivo foi realizado com sucesso, o processamento atual ficará como cancelado e o sistema reiniciará todo o processo de importação do arquivo. 

Quando houve erros no processamento, serão armazenados nos logs o status "Processado com erro. <o retorno do erro>", por exemplo SQL inválidos, arquivo inválido e dentre outros.

Segunda Etapa: Processando informações

Após realizar a importação do dump mencionada na primeira etapa, no Retaguarda acesse a tela Importação Automática, localizada no menu Configurações,  clique em 

Figura 06: Processando dump

Na sequência selecione o banco criado e  clique em , desta forma o sistema dará início a importação dos dados, e será possível acompanhar os passos de execução. 

O agendamento do processo é realizado a cada 5 minutos.

Figura 07: Processando dump


Após finalizado ao  clicar <editar> na linha do registro, será possível visualizar as Steps Executadas com as observações para cada etapa conforme imagem abaixo.

Figura 08: Etapas executadas


E, ao  clicar em detalhes, o usuário poderá visualizar o resultado do processamento por tipo de dado e situação (pendente, sucesso e/ou erro).

Figura 09: Resultado do processamento.

Configurações

O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade.

Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Controle de Acesso (Configurações) no Retaguarda selecione o perfil de usuário que deseja configurar:

  • CONFIGURACAO_IMPORTACAO_AUTOMATICA: Ao marcar o parâmetro indica que o usuário terá acesso as Configurações de Importação Automática.