Através desta opção no menu da rotina do Venda Fácil ou do cadastro rápido na seleção de um cliente na tela de vendas, será possível realizar o cadastro de um cliente para efetuar vendas.


Ao selecionar a opção, serão necessárias algumas informações do cliente para o cadastro:


Identificação

  • CPF/CNPJ: deverá inserir o CPF se for pessoa física ou CNPJ se for jurídica;
  • Tenho inscrição estadual: deverá selecionar para clientes caracterizados como "Pessoa Jurídica (CNPJ)", é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual;
  • Nome/Razão social: corresponde ao nome de identificação do cadastro.
  • Classes: é possível determinar se o cliente pertence a uma ou mais classes;
  • Classe Principal: poderá definir uma classe principal para o cliente;
  • Aceita programa fidelidade: marcando esta opção definirá que o cliente em questão aceita participar dos programas de fidelidade;



Nota

  • No campo "Classes", o usuário poderá selecionar mais de uma classe para determinado cliente, indicando se o mesmo pertence a uma ou mais classes;
  • O usuário poderá selecionar apenas uma classe principal, no campo "Classe Principal";
  • Se o usuário selecionar uma classe principal que não esteja selecionada no campo "Classes", automaticamente essa classe será selecionada no campo "Classes", ou seja, obrigatoriamente a classe principal deverá ser alguma das classes selecionadas no campo "Classes";
  • Somente estarão disponíveis para a seleção as classes e subclasses devidamente cadastradas;
  • A partir da classe/subclasse selecionada, o cliente possuirá um percentual de desconto nas vendas. Ou seja, ao marcar a classe preferencial, o usuário indicará a classe que concederá desconto na venda ao cliente; 
  • Um cliente internacional (opção RNE) também poderá ter classes/classe principal e subclasses associadas ao seu cadastro. Então, caso a opção "RNE" seja marcada, os campos deverão ser exibidos para seleção;
  • O campo "Subclasse" apenas será exibido se a classe principal selecionada possuir uma subclasse associada. Nem toda classe principal possuirá uma subclasse associada, então quando o usuário selecionar uma classe principal que não possua uma subclasse, o campo não será exibido para seleção. Mas caso exista essa associação, o usuário poderá selecionar uma única subclasse;
  • Somente será permitido cadastrar a classe e a subclasse de um cliente se a permissão "Permite alterar Classe/SubClasse do cliente" disponível em Empresa >  Segurança >  Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões >  Grupo CRM >  Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM estiver marcada. Caso contrário, os campos ficarão bloqueados para edição, pois o usuário logado não possui permissão para realizar essas alterações.

Validação de Permissões CRM

É possível marcar permissões dentro do sistema do Venda Fácil, nos quais bloqueiam alguns campos no momento de realizar o cadastro do cliente, indo no caminho: Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo CRM > Subgrupo Permissões Gerais do Grupo CRM

  • Bloquear campo Cônjuge para alteração;
  • Bloquear campo CPF/CNPJ para alteração;
  • Bloquear campo Data Nascimento para alteração;
  • Bloquear campo Identidade/RG para alteração;
  • Bloquear campo Mãe para alteração;
  • Bloquear campo Nome Fantasia para alteração;
  • Bloquear campo Nome/Razão Social para alteração;
  • Bloquear campo Pai para alteração;
  • Bloquear campo Referências Pessoais para alteração;

Com estas permissões ATIVADAS os campos estarão BLOQUEADOS para alteração no cadastro de cliente.

Endereço

  • CEP: inserindo um CEP válido para o endereço, os campos Logradouro, Bairro, Cidade e UF serão preenchidos automaticamente;
  • Número: poderá informar o número do endereço do cliente ou fornecedor. Este campo será obrigatório caso o parâmetro "Número" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Campos Obrigatórios esteja habilitado;
  • Complemento: através deste campo é possível informar pontos de referência ou características que facilitem a localização do endereço cadastrado.
  • Endereços Adicionais: caso o cliente tenha mais de um endereço a vincular, poderá clicar em  para adicionar ao cadastro.  Todos os endereços adicionais ficarão salvos e poderão ser vistos em listagem no campo.



Endereço Adicional

  • CEP: inserindo um CEP válido para o endereço, os campos Logradouro, Bairro, Cidade e UF serão preenchidos automaticamente;
  • Número: poderá informar o número do endereço do cliente ou fornecedor. Este campo será obrigatório caso o parâmetro "Número" disponível em Empresa > Parâmetros Globais > CRM > Campos Obrigatórios esteja habilitado;
  • Complemento: através deste campo é possível informar pontos de referência ou características que facilitem a localização do endereço cadastrado.
  • CPF/CNPJ: deverá inserir o CPF se for pessoa física ou CNPJ se for jurídica;
  • Razão Social: corresponde ao nome de identificação do cadastro.
  • Inscrição Estadual: este campo será exibido para clientes caracterizados como "Pessoa Jurídica (CNPJ)", é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual;
  • Telefone principal;
  • Telefone secundário;
  • E-mail;
  • Endereço de entrega principal;



Contato

  • Telfone;
  • Celular;
  • Email;
  • Site/Rede social;



Foto

Será possível inserir uma foto de perfil do cliente ou fornecedor para ficar salvo no cadastro, basta clicar sobre o link "Clique ou arraste para adicionar foto" para selecionar a foto nos arquivos da máquina ou arrastar a foto até o espaço indicado. Também será possível adicionar a foto através da captura da WebCam do computador, clicando em "Abrir câmera".

É importante se atentar ao tamanho máximo da foto permitido de 2MB.



Político de Tratamento dos Dados



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