Introdução
A Conciliação Bancária 2.0 é uma nova funcionalidade do sistema, para realização da Conciliação de forma automática através do arquivo de extrato bancário diário gerado pelo Banco. O sistema identifica os movimentos do extrato compatíveis com os que consta no sistema com possibilidade de criar automaticamente registros que ainda não existem. Assim possibilitando maior agilidade no processo e deixando o cliente cada vez mais satisfeito com o sistema.
Ficou interessado nesta funcionalidade?
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Ativando a Funcionalidade
Para ativar a funcionalidade, é preciso ativar o parâmetro da Conciliação Bancária 2.0 nos Parâmetros da Empresa.
Caminho: Gerencial → Sistema → Parâmetros Empresa
LEMBRE-SE: É preciso habilitar na licença do sistema, para obter o acesso.
Assim que tiver liberado, entrar no Parâmetros Empresa e selecionar a FLAG da imagem abaixo.
ATENÇÃO
Após clicar em Confirmar, fechar o sistema e abra novamente para carregar o parâmetro.
Funcionalidades
A Conciliação Bancária 2.0 estará disponível no menu Financeiro → Banco, e terá 5 funcionalidades como mostra na imagem
Importar os arquivos do extrato bancário.
Cadastro Filtro Consulta Conciliação 2.0
Cadastro dos filtros que o sistema fará em cada tipo de tipo de consulta.
Parâmetro Lançamento Conciliador Bancário 2.0
Parametrizar os tipos de receita, tipos de despesa e centro de custo que será usado em cada categoria de lançamento.
Cada função é controlada por Controle de Acesso para os usuários, possibilitando o cliente definir quais usuários terão acessos liberados ou bloqueados. |
Tela que faz o gerenciamento dos arquivos importados, com opção para excluir o inserir outros. Conciliador Bancário 2.0 Tela onde mostra os movimentos do arquivo e do sistema para realizar a Conciliação Bancária. |
Saldo Inicial
É possível definir o Saldo Inicial da Conta Bancária no dia anterior ao início da importação dos arquivos CNAB de extrato bancário, possibilitando à apresentação do saldo da conta no relatório de extrato bancário, que utilizará as informações dos arquivos importados. Entre no cadastro da Conta Bancária e insira o valor como mostra na imagem.
Clique em Conciliação Extrato e insira o Saldo Inicial.
Caso o Cliente queira ignorar os registros com o Cód. 0000/000, na Conciliação Bancária 2.0 é preciso selecionar a FLAG.
Importar Arquivo Conciliador Bancário 2.0
Essa tela tem a função somente de importar o arquivo de Extrato Bancário, veja detalhes na imagem abaixo.
Selecionar o Arquivo e depois clicar em Importar Arquivo, com esta função as informações estram armazenadas na Base do EMSys.
Selecionar o arquivo.
Clique em importar arquivo.
O processo de importação será mostrado do início ao fim, se o arquivo for válido será apresentado no final uma mensagem informando a quantidade de movimentos importados.
Em alguns casos, pode existir mnemônico com a mesma Agência/Conta, como por exemplo, Conta Poupança, com isso é necessário escolher em qual conta será adicionado os movimentos.
Mostrará erro quando o arquivo para importação for inválido. Os formatos válidos para esse tipo de arquivo são: (.RET, .TXT e .CSV)
Cadastro Filtro Consulta Conciliação 2.0
A tela de Cadastro de Filtro de Consulta, tem o objetivo de cadastrar novos comportamentos que o sistema terá de acordo com a necessidade do usuário. Em cada tipo de categoria, pode se escolher o comportamento que o sistema terá ao interpretar, no arquivo de extrato
bancário, para localizar os movimentos no sistema. Por padrão, o sistema vai comparar de forma idêntica a data, valor e número de documento para todas as categorias de lançamento, para localizar o registro.
Como exemplo, vamos utilizar a categoria "213 – Transferência entre Contas" para mudar o comportamento de busca dos registros do sistema, vamos definir que essa categoria, vai ignorar o número do documento, veja o exemplo.
- Selecione a Categoria de Lançamento;
- Código do Lançamento (4 Dígitos, Opcional);
- Informe o banco FEBRABAN (Opcional);
- Selecione o campo para comparação;
- Selecione a condição para o novo comportamento de busca;
Como exemplo, definimos que o sistema vai comparar a Data do Movimento, de forma Igual, e o não vai considerar o número do documento: Depois de definir os Parâmetros, clique em para inserir os comportamentos e depois em para incluir o registro e confirmar a regra
É possível cadastrar uma categoria do tipo "Outros" e informar a categoria de lançamento específica de acordo com a necessidade do usuário, com a nova categoria cadastrada o sistema vai localizar movimentos com essa categoria no arquivo.
Parâmetro Lançamento Conciliador Bancário 2.0
A tela de Parâmetro Lançamento Conciliador Bancário, tema a funcionalidade de definir o Tipo de Despesa ou Receita e o Centro de Custo que será utilizado para o sistema criar o movimento de forma automática ao fazer a conciliação. Quando não existir um registro no sistema para o tipo de categoria, o sistema vai criar a despesa ou receita de forma automática. Nessa tela também é possível parametrizar com categorias do tipo "Outros", veja o exemplo de configuração:
Tela que será feito o cadastro
Categoria de Débito (Despesa)
Categoria de Crédito (Receita)
Com estas duas categorias, pode seguir o preenchimento normalmente, informar o Cód. Lançamento.
Aplicação Financeira /ou Atualização Aplicação
Para utilizar esta opção, a Categoria Lançamento deve-se preenchida de acordo com a imagem abaixo.
Quando for somente aplicação clicar em Aplicação financeira, e preencher todos os campos.
Caso seja Aplicação Financeiro com rendimento, selecionar a FLAG Atualização Aplicação.
OBSERVAÇÃO: Para utilizar esta alternativa é preciso deixar as duas FLAG selecionada conforme a imagem abaixo, e fazer o preenchimento dos campos.
INFORMAÇÃO
O campo do lado da classificação Outros, deve ser preenchido com o Cód. Categ. Lançamento.
Ainda está com duvida? Segue imagem abaixo.
Com os campos já preenchido.
Ao gerar a Despesa ou Receita, pela Conciliação, será informado no Campo observação que foi um movimento originado da Conciliação Bancária, como mostra na imagem.
Gerenciador de Arquivo de Extrato Bancário 2.0
O Gerenciador de Arquivo de Extrato Bancário, mostra todos os arquivos que já foram importados no sistema para cada mnemônico, e a tela faz o gerenciamento, é possível pesquisar arquivos por período, fazer exclusão e importar mais arquivos se necessário.
Pesquisar os arquivos importados.
- Selecione o Mnemônico;
- Para fazer a pesquisa com o período, defina a Data Inicial e Data Final;
- Clique para pesquisar os arquivos importados.
- Opção de incluir arquivo. Importar Arquivo Conciliador Bancário 2.0
- Excluir arquivos.
É possível importar novos arquivos e limpar a tela se necessário.
- Mostra a data de importação do arquivo;
- Mostra o usuário que o fez a importação do arquivo;
- Saldo de todos os movimentos importados que já estão conciliados;
- Saldo de todos os movimentos importados que ainda não estão conciliados;
- Saldo Total de Saldo Conciliado – Saldo não Conciliado + Saldo Inicial Conciliação Bancária (Será abordado no próximo tópico);
- Opção de seleção para selecionar um ou mais arquivos;
- Mostra todos os movimentos que compõem o arquivo selecionado (em azul) na parte de cima, ao clicar em outro registro, os movimentos em baixo mudam, de acordo com o registro selecionado;
Conciliador Extrato Bancário 2.0
O Conciliador de Extrato é "Área de Trabalho" da Conciliação, é a tela que onde o usuário vai visualizar os movimentos do arquivo, do sistema, totais importados e dos movimentos do sistema, possibilidade de gerar receitas, despesas, transferências bancárias.
As informações estram com a numeração de acordo com a imagem.
- Defina a Data Inicial e Final;
- Selecione o Mnemônico;
- Filtro para apresentar movimentos Conciliados, Não Conciliados ou Todos.
- Depois de definir o período e o mnemônico, clique para pesquisar os movimentos;
- Opção para importar arquivos;
- Grid que apresenta todos os movimentos do arquivo importados no período determinado;
- Grid que apresenta todos os movimentos do sistema no período determinado;
- Menu para inserir movimentos manuais, Receita, Despesa, Transferência e Transferência por mútuo.
Irá apresentar os valores de acordo com o período informado.
OBSERVAÇÃO
Com as Opções 13, 14, 15.
13 → Selecionar a FLAG , e clicar em Pesquisar, que o sistema irá comparar as informações com os dois campos. ( Movimentos Importadas com os do Sistema)
14 → Selecionado ao pesquisar e caso tenha informações de Mútuo, no campo OBSERVAÇÃO será preenchido com a Empresa origem.
15 → Depois de ter feito a Pesquisa, e precisa Gravar as Observações. Clicar
- Totais informados dos Movimentos do Arquivo e do Sistema, a conciliação de vários registros ao mesmo tempo só é permitida se os valores do campo Selecionados nos dois grids forem exatamente iguais.
Exibe os Totais baseado na data pesquisada no período.
Arquivos Importados: Mostra o Saldo Anterior + Entradas – Saídas e o Saldo Total Movimentos do Sistema: Mostra o Saldo Anterior + Entradas – Saídas e o Saldo Total Diferença: É a diferença entre os dois lados.
11. Opção para Limpar a Tela;
12. Botão para Conciliar ou Desconciliar os movimentos, se fazer a conciliação de vários registros de uma só vez, se for preciso desconciliar algum dos registros, será desconciliado todo o lote que foi conciliado de uma só vez.
Para fazer a Conciliação dos movimentos selecione o período, o mnemônico e clique para pesquisar, depois selecione os dois movimentos, o registro ficará em azul para conciliar, como mostra na imagem.
Só é possível conciliar se os valores selecionados forem idênticos
Caso exista movimentos com categoria parametrizada, IOF, IR, Tarifas, o registro ficará selecionado automaticamente. Após clicar em conciliar, os registros ficarão com a cor verde, sinalizando que o movimento é um movimento conciliado.
Para desconciliar basta selecionar os movimentos conciliados (em verde), os registros ficarão em vermelho, como mostra na imagem.
Se a conciliação foi realizada com vários registros de uma vez, o sistema vai desconciliar todos os registros, mesmo que esteja selecionado somente um registro.
É possível também inserir movimentos no sistema com as informações vindas do arquivo, Despesas, Receitas, Transferências, basta clicar no registro com o botão direito do mouse, e escolher uma opção.