Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.6.1 - 24/05/2022.

Para utilizar a geração de boletos será necessário ter configurada a Linx Conta Digital Integrada e também realizar as permissões para acesso às telas.

Permissões

No menu Configurações > Filiais > Financeiro > Boleto será necessário marcar as opções desejadas e preencher as contas para o plano de contas de cada item relacionado.


Figura 01- Configurações Filiais


Para realizar a geração dos boletos é necessário ter permissão no grupo de usuários.

Para isso vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários, selecione o grupo desejado e vá até a aba Edição (F2) e em seguida na aba Módulos.


Figura 02 - Grupo de Usuários


Localize a categoria Financeiro e nas opções em destaque troque o "N" por "S" e tecle a seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.

Existe uma permissão específica para remoção de juros/multa na emissão do boleto.

Vá até o menu Cadastros > Usuários > Usuários selecione o usuário desejado (que seja supervisor) e vá até a aba Permissões Supervisor.


Figura 03 - Permissão Supervisor


Localize a permissão em destaque e troque o "N" por "S" e digite a tecla para cima ou para baixo de teclado para registrar a alteração.

Configuração para Geração de Boletos

Foi criado uma tela para efetuar a configuração do boleto para envio.

Nessa tela constam os dados que irão no boleto, podendo ser escolhido como deseja essa configuração, possibilitando a inclusão de descontos, juros e multa.

Para realizar a configuração do boleto vá até o menu Configurações > Integração Bancária > Configuração Conta Digital, onde inicialmente deverá ser realizada a vinculação à Conta Digital normalmente.

Em seguida clique no botão .


Caso já utilize a função da Linx Conta Digital Integrada em outras funções, será necessário buscar o consentimento da Conta Digital para a nova função de emissão dos boletos.


Figura 04 - Configuração da Conta Digital


Selecione a loja desejada e direcione a configuração do boleto para a conta escolhida.

O Botão somente irá aparecer após o vinculado com a Conta Digital cadastrada, caso não tenha nenhuma conta vinculada e cadastrada o botão estará desabilitado.


Nesta tela terá uma coluna "Boleto" com status ATIVO para as contas das filiais que tiverem a configuração do boleto ativada, e status INATIVO para as contas das filiais que não tiverem a configuração do boleto efetuada. 

Ao clicar no botão , será aberto a tela de configuração de boletos. 


Figura 05 - Configuração Boleto


Nessa tela de configuração de boleto os campos abaixo:

  • Agência/Conta do beneficiário virá preenchido com os dados da conta selecionada para configuração;
  • Código da conta do beneficiário preenchido da conta selecionada para configuração;
  • Status com opção Ativo e Inativo, para que seja possível desabilitar a emissão de boletos se assim o desejar (por padrão ao clicar em configurar boleto essa opção virá marcada pela primeira vez e nas próximas ficará condicionada ao que o usuário salvar);
  • Regra para Juros, com as opções abaixo:

→ "Não cobrar juros" - onde os campos juros ao mês e dias para juros estarão em cinza para não preenchimento.

"Cobrar juros a partir do vencimento" - onde o campo Juros ao mês (%), deverá ser preenchido obrigatoriamente com valor superior a 0% até 1%, e o campo Dias para juros ficará em cinza. 

"Cobrar juros depois de dias vencido" - onde os campos Juros ao mês (%) com valor superior a 0% até 1%, e Dias para juros com valor maior que 0 e menor que 365 dias devem ser preenchidos obrigatoriamente.

  • Regra para Multa com as opções abaixo:

→ "Não cobrar multa", onde os campos Multa ao mês (%) e Dias para multa estarão em cinza para não preenchimento. 

→ "Cobrar multa a partir do vencimento", onde o campo Multa ao mês (%), deve ser preenchido obrigatoriamente com valor superior a 0% até 2%, e o campo Dias para multa ficará em cinza. 

→ "Cobrar multa depois de dias vencido", onde os campos Multa ao mês(%) com valor superior a 0% até 2% e Dias para multa com valor maior que 0 e menor que 365 dias devem ser preenchidos obrigatoriamente.

  • Regra para Desconto, com as opções abaixo:

"Não conceder desconto", onde o campo “Dias para conceder desconto” e Desconto (%), estarão em cinza para não preenchimento.

→ "Conceder desconto antes do vencimento", onde os campos “Dias para conceder desconto”, deverá ser preenchido obrigatoriamente com valor superior a 0, e o campo Desconto (%) com valor maior que 0 e até 90%, devem ser preenchidos obrigatoriamente.


De acordo com a regra da Conta Digital Integrada, somente é possível informar valores em % (percentuais), e de acordo com os limites preestabelecidos para juros, multa e desconto.


  • Quantidade de dias para vencimento será informado o dias para vencimento do boleto, deverá ser entre 0 e 365 dias. Será originado no boleto o valor mencionado somado a data atual (emissão);
  • Dias limite para pagamento será informado a data limite para ser pago o boleto, e deve ser igual ou maior a data de vencimento;

  • Taxa de boleto será inserido valores a serem incluídos no valor do boleto no final da fatura;

  • Consulta Limite irá retornar o valore mínimo e máximo para emissão dos boletos.


Dados do email para envio do Boleto/Fatura

Preencha os dados do e-mail para que possa ser enviado os boletos.

Se houver dúvidas entre em contato com seu departamento de TI.


Após preenchidos os campos, clique no botão , e dessa forma a configuração ficará salva para a conta e filial escolhida e a tela de configuração de boleto será fechada retornando a tela de configuração da conta, desde que todos campos preenchidos corretamente.

Geração dos Boletos

Para realizar a geração dos boletos vá até o menu Financeiro > Gerar Fatura/Boleto.

Uma nova tela foi criada em regime de passos para a geração da fatura/boleto com os dados de contas a receber e a partir dos dados da fatura ser gerado o boleto.

Somente serão gerados boletos do contas a receber originados de documentos fiscais produzidos pelo sistema.

Ao acessar o menu acima, será exibido o passo 1 para geração da fatura.


Figura 06 - Passo 1 - Gerar Fatura


Nessa tela será necessário realizar a pesquisa das contas a receber, para isso utilize os recursos:

  • Pesquisar por - deve ser escolhido entre "data de venda" referente a data da venda do cupom no contas a receber ou "data de vencimento" referente a data de vencimento do cupom no contas a receber;
  • Período - defina a Data inicial e a Data final;
  • Destinatário da fatura - Defina o campo Empresa ou Cliente, e irá aparecer na grade somente os nomes da forma escolhida.

→ Se o destinatário da fatura for Empresa irá trazer todas as empresas com o contas a receber em aberto. 

→ Se o destinatário da fatura for Cliente, irá trazer todas os clientes com o contas a receber em aberto. 


Ao clicar no botão será realizada a pesquisa no contas a receber em aberto que esteja vinculado a um documento fiscal.


Por padrão do sistema virá selecionado a opção "Pesquisar por:" com a Data de Vencimento, o campo "Período:" com a data atual e o campo "Destinatário da fatura:" virá selecionado Empresa.


Também existe a opção "Outros filtros" para trazer os demais filtros da tela:


Figura 07 - Passo 1 - Outros Filtros


  • O campo "Pesquisar por" virá preenchido com a escolha anterior, caso seja necessário, escolha entre "data de venda" referente a data de venda do cupom no contas a receber, "data de vencimento" referente a data de vencimento do cupom no contas a receber;
  • "Data inicial" - insira a data inicial do período desejado;
  • "Data final" - insira a data final do período desejado;
  • "Filial" - selecione a filial, para o caso de filtrar somente o receber de uma ou mais filiais;
  • "Conta Digital" - Nesse campo ficará disposto as contas para seleção, pode ser selecionado a conta desejada. Por padrão, o sistema irá considerar a conta padrão ativa para filial:
  • "Empresa" - Poderá ser selecionado uma ou mais empresas. Por padrão virão todas as empresas selecionadas;
  • "Cliente" - Poderá ser selecionado um ou mais clientes, estando condicionado ao filtro de empresas caso esse seja específico. Por padrão virão todas as empresas selecionadas.


Para que os filtros sejam considerados clique no botão .

O resultado da pesquisa alimentará a grade com os destinatários da fatura e as colunas com id, nome, valor total e valor marcado (Figura 06 acima). 

Também existe a possibilidade de verificar os detalhes do lançamento através da tecla de atalho (F11) Detalhar lançamentos (Figura 06 acima).


Figura 08 - Lançamentos Detalhados


Nela constam os detalhes dos lançamentos de contas a receber que estejam vinculados ao documento fiscal originado no Sistema Big.

→ Caso o usuário não tenha marcado o nome na grade os lançamentos virão desmarcados, e dessa forma deseje marcar ou desmarcar algum dos lançamentos para contemplar ou não na fatura;

 → Caso o usuário tenha marcado o nome na grade, irá abrir uma tela com estes lançamentos marcados, e dessa forma desmarcar algum dos lançamentos para não contemplar na fatura.

Na tela constam as colunas:

  • ID - Código de cliente; 
  • Cliente - Nome do cliente; 
  • Numero Doc. - Número de documento gerado pelo sistema do documento fiscal no contas a receber;
  • Data da venda - Data da venda efetuada;
  • Data de vencimento - Data de vencimento do contas a receber de cada documento;
  • Valor - Valor de cada documento


Na legenda das teclas de atalho do sistema, serão identificados os registros marcados em vermelho, e identificar os registros que contém alguma fatura ou boleto com a descrição "Contém fatura/boleto em aberto. Para marcar é necessário cancelar fatura/boleto" como ilustrado na Figura acima.


Clique no botão para seguir para o próximo passo.


Nesta etapa serão definidas as informações de vencimento que devem contemplar na fatura bem como no boleto.

A tela de Fechamento da Fatura irá conter o nome do destinatário da fatura, conforme escolha anteriormente.


Figura 09 - Passo 2 - Fechamento da Fatura


Nessa tela constam os dados de Status, Nome (destinatário) e o Valor da Fatura.

  • O campo Status ao lado do cliente/empresa informa se o registro possui inconsistência. Se possuir deverá ajustar antes de fechar a fatura. 
    • Status verde indica que os registros estão corretos, com os campos preenchidos de CPF ou CNPJ e endereço, e
    • Status laranja indica que os registros estão incorretos, com campos sem preenchimento (CPF, CNPJ ou Endereço).


O registro de destinatário de cliente e empresa será possível abrir a tela com o cadastro a ser corrigido a inconsistência de registro.

Na grade abaixo constam os campos:

  • Data de emissão - Referente à data atual da geração;
  • Data de vencimento - Referente à data vencimento configurada na configuração de boleto;
  • Data de desconto - Referente à data desconto configurada na configuração de boleto. Caso não seja praticado na configuração do boleto virá em branco;
  • Valor do documento - Referente ao valor marcado escolhido para geração;
  • Taxa boleto - Referente à taxa de boleto configurada na configuração de boleto;
  • Desconto em percentual  - Referente ao desconto em percentual configurado na configuração de boleto. Caso não seja praticado na configuração do boleto virá em branco;
  • Valor total - Referente ao valor documento somado ao valor de taxa de boleto originando o valor total;


Os campos em amarelo serão editáveis (Data de vencimento e Taxa boleto).

Exemplos de inconsistências:

→ Cadastro de cliente/empresa sem informação de CPF/CNPJ.

→ Cadastro de cliente/empresa sem informação de endereço.

→ Data de vencimento inválida. A data de vencimento deverá ser maior ou igual a data de emissão e menor ou igual a 365 dias. 

→ Data de desconto inválido.  A data informada deve ser menor do que a data de vencimento e maior que sua data de emissão. 

→ Percentual de desconto inválido. Percentual de desconto para pagamento antecipado, deve ser maior que 0.0% e até 90.0%.

→ Valor total deve ser maior ou igual a R$ 20,00 e menor ou igual a R$100.000,00


Somente poderá avançar a próxima etapa com os registros corretos.

Ao clicar no botão , caso possua algum lançamento com juros e multa será exigido a senha supervisor referente a retirada juros e multa do contas a receber dos lançamentos escolhidos semelhante a função Ctrl + F10 da tela de contas a receber e será gravado no relatório Supervisor "Bom dia" com nome da permissão "Retirar Juros/Multa do Contas a Receber na Emissão de boleto".


Clique no botão ou pela tecla de atalho F3, para tela seguinte.

Nesta etapa os dados da fatura serão enviados a Stone para que possa ser gerado o boleto.


Figura 10 - Passo 3 - Gerar Fatura


No botão irá ser executado a rotina de envio dos dados para geração do boleto.

Os dados da fatura para geração do boleto virão de acordo com o que fora gerado no Passo 2

Na tela consta uma coluna com o status de cada boleto gerado sendo:

  • Amarelo para os boletos a serem gerados;
  • Laranja com para os boletos gerados que retornaram com erro e
  • Verde para os boletos gerados.


Com a geração do boleto do concluída será gerado o status CRIADO, o qual refere-se que o boleto foi criado, e o status REGISTRADO que refere-se ao registro do boleto que foi efetuado.

Após estes status o boleto terão mais outros status que serão observados e levados na tela de Manutenção de boletos:

  • LIQUIDADO - Pagamento do Boleto foi liquidado;
  • EXPIRADO - Passou a data limite de pagamento do boleto;
  • PEDIDO DE CANCELAMENTO - Pedido de cancelamento de um boleto ainda não pago;
  • CANCELADO - Boleto cancelado manualmente ou automático


Com a geração dos boletos efetuada, todos os boletos deverão constar na tela com respectivo status.

Será mostrado o que ocorreu com o boletos, ao clicar sobre o boleto, que foi o boleto emitido aparecerá no retângulo pontilhado "Boleto emitido com sucesso." e para boletos que tiveram algum problema e não foram emitidos aparecer "Boleto não emitido. Para maiores esclarecimentos entre em contato com suporte."

Nesta tela constarão as informações que serão selecionadas para enviar os boletos. 


Figura 11 - Passo 4 - Envio do Boleto


Na grade dessa tela existem as colunas Visualizar boletoStatus, Pagador, Data de vencimento e Valor do Documento.

Na coluna Visualizar boleto existe o ícone PDF que possibilitará visualizar o boleto antes de ser enviado ao e-mail, bem como imprimir, similar ao que ocorre com visualizador de relatórios comum do sistema.

Na coluna Status existem as situações:

  • Verde - para indicar que aquele cliente/empresa estão corretos, com o campo e-mail preenchido, e
  • Laranja - para indicar que aquele cliente/empresa estão sem o preenchimento do campo e-mail.


Será possível clicar no registro de pagador cliente e empresa para abrir a tela com o cadastro a ser corrigido a inconsistência de registro, assim como no Passo 2.

Abaixo da grade Visualizar boletos deverá conter a opção de impressão dos boletos:


  • "Deseja enviar boletos por e-mail" - Condicionado à tela de configuração de boleto para o e-mail. Por padrão virá marcado com Sim;
  • "Enviar fatura por e-mail"- Condicionado a tela de configuração de boleto para o e-mail. Por padrão virá marcado com Sim, entretanto, caso seja escolhida a opção Não para não enviar a fatura por e-mail a opção "Enviar fatura tipo" ficará desabilitada;
  • "Enviar fatura tipo" - Com opção "Analítico" e  "Sintético" - condicionado a geração de relatório da fatura. Por padrão virá marcado a opção "Analítico".


- Será executada a rotina de enviar os boletos por e-mail dos destinatários, bem como as faturas do conforme cadastro de e-mail preenchido no cadastro de cliente e empresa no campo e-mail dos cadastros.


→ Se o usuário NÃO possuir o e-mail do remetente preenchido será aberto a tela de configuração de boletos, onde será necessário o preenchimento do e-mail e teste envio para validação.

 → Se o usuário possuir o e-mail preenchido para enviar o e-mail seguirá para a rotina de envio.


- com a mensagem "Para selecionar os boletos para impressão, utilize as teclas F5 Marcar, F6 Marca todos e F7 Desmarca todos." será possível selecionar os boletos com as teclas de atalho do sistema e assim efetuar a impressão dos boletos.


O boleto e a fatura serão salvos na extensão PDF e dentro da pasta C:\Sistemabig\Openbanking.

A partir da versão 3.0.14.0 - 23/06/2023 foi incluído na exportação em PDF o campo Endereço do Pagador.

Relatório de Fatura

Foi criado um relatório com base nos dados selecionados para compor a fatura e posteriormente enviar o boleto.

No relatório contém os dados do período selecionado, do número da fatura gerada, do destinatário da fatura, estes dados serão atribuídos nessa etapa no momento que gerar o Passo 3.

Relatório fica localizado no menu Meus Relatórios > Financeiro > Boletos.

Nesse relatório serão visualizados todos os dados dos boletos gerados nos passos anteriores, bem como a possibilidade de filtrar os status dos boletos.

Lembrando que esse relatório precisa ser instalado e liberado sua permissão.

Manutenção de Boletos


Essa funcionalidade está disponível a partir da versão 3.0.6.1.


O Linx Big Farma a partir dessa versão passou a ter uma nova tela para manutenção de boletos.


Para saber mais sobre a geração dos boletos acesse a página Geração de Boletos - Linx Conta Digital Integrada no Linx Big Farma.

Manutenção de Boletos

Para acessá-la vá em Financeiro > Manutenção de Boleto e será exibida a tela de manutenção de boletos.

Figura 01- Manutenção de Boletos


Nessa tela possui os filtros superiores, onde é possível realizar a busca do boleto, e ela pode ser feita por:

  • Período de vencimento - Pesquisa os boletos pela data de vencimento;
  • Nosso número - Pesquisa boletos pelo número gerado;
  • Status - É a situação do boleto, que podem ser:

Criado – referente os boletos com posição em criado;

Pedido de cancelamento – referente aos boletos com pedido de cancelamento;

Registrado – referente registro do boleto foi efetuado. O registro de boletos é automático e feito em até alguns poucos minutos após sua emissão;

Cancelado – referente aos boletos cancelados pela solicitação. Quando o emissor solicita a baixa de um boleto que ainda não foi pago e não chegou a data limite;

Liquidado – referente aos boletos com pagamento foi liquidado. Ao ser pago o boleto sofrerá baixa automática, impedindo novos pagamentos desse mesmo documento;

Expirado – referente aos boletos que passaram da data limite de pagamento do boleto;

Todos - referente aos boletos com todos os status.


Tem a funcionalidade para refinar a busca clicando no opção Outros filtros, e será apresentada a tela : 

Figura 02 - Outros Filtros


Nessa tela é possível realizar a busca especificando a Filial, a Empresa, o Cliente, para selecioná-los utilize as teclas de atalho F5(Marcar), F6(Marcar Todos), F7(Desmarcar Todos).

Com os botões inferiores é possível visualizar contas a receber, visualizar fatura, visualizar e imprimir boleto ou enviar por e-mail.


Figura 03 - Manutenção de Boletos


  • - É possível visualizar a tela do contas a receber do pagador vinculado. Este botão ficará visível para os status Criado, Registrado, Expirado (desde que a data cancelamento esteja em branco);
  • - É possível visualizar o relatório da fatura vinculado ao boleto do boleto escolhido. Ao clicar nesse botão será gerado um relatório contendo o período selecionado, número da fatura, data de vencimento, valor e o destinatário da fatura;
  • - É possível visualizar boleto, imprimir boleto e gerar PDF do boleto escolhido;



Figura 04 - Boleto


A partir da versão 3.0.14.0 - 23/06/2023 foi adicionado o preenchimento do campo Endereço do Pagador, desde que essa informação esteja preenchida no cadastro do cliente/empresa.


  • - Envia o boleto por e-mail, nessa opção é possível enviar o boleto e fatura em um mesmo e-mail e é possível selecionar o tipo analítico ou sintético.



Figura 05- Enviar E-mail


Notificação de Boletos

É uma central de alertas de notificação dos eventos com os boletos, será informada para cada usuário que abrir os alertas, após a visualização estes alertas não estarão mais disponíveis para o usuário, como mostra abaixo:


Figura 06 - Notificação 


  • Boletos com pagamento confirmado - Apresenta os boletos que tiveram o pagamento confirmado e liquidado na instituição;

  • Boletos com status expirado - Apresenta os boletos que entraram no status expirado;

  • Entrada de valor de boleto na conta  - Indica a entrada do valor do boleto na conta do beneficiário. É possível abrir a tela do Extrato Conta Digital para visualização dos boletos;

  • Devolução de valor de boleto na conta - Sinaliza que o pagamento do boleto foi devolvido. É possível abrir a tela do Extrato Conta Digital para visualização dos boletos.


Figura 07 - Extrato


Baixa de Boleto

As baixas dos boletos somente poderão se efetuadas para os que estão com o status Liquidado, e com o campo Data Baixa em branco, o que significa que o boleto não foi baixado até o momento no contas a receber.

A baixa poderá ser feita de modo manual ou automática.


O campo Data baixa será preenchido com a data que fora efetuado a baixa do boleto no sistema Linx Big Farma no Manutenção de Boletos.

No controle financeiro a data de lançamento da baixa será a data que ocorreu o evento na conta Stone.

  • Baixa Automática - Nessa opção refere-se a baixa de forma automática, ao receber o status Liquidado o sistema irá efetuar a baixa do contas a receber vinculado ao boleto.
    Nessa opção será necessário estar marcadas no
     Configuração > Filial > Financeiro > Boleto as opções abaixo:


Figura 08 - Configuração Filial


  • Baixa Manual - Nessa opção refere-se a baixa de forma manual, pois a configuração está desmarcada para efetuar de forma automática, sendo assim, será necessário marcar os boletos com Status Liquidado e com Data baixa em branco, o qual refere-se que este boleto não foi baixado no contas a receber até o momento.

Após marcar os boletos que estejam com o Status LIQUIDADO, clicar no botão .

Figura 09 - Baixar Boleto


Após selecionar os boletos e clicar em será apresentada a tela somente os boletos que serão baixados.


Figura 10 - Baixar Boletos


Nessa tela basta clicar em e será exibido um tela de confirmação da baixa.


Figura 11 - Confirmar Baixa


Clique em para confirmar a baixa.


Cancelamento de Boleto

Para realizar o cancelamento de um boleto o usuário deverá marcar um boleto, podendo ser um ou mais de um boleto, para efetuar o cancelamento, somente será possível cancelar boletos com status diferente de Liquidado, Pedido de cancelamento, Cancelado, caso seja marcado algum boleto com este status para o cancelamento, o mesmo não será levado na próxima tela.


Figura 12 - Cancelar Boleto


 Somente é possível cancelar boletos com status  Criado, Registrado ou Expirado.


Após clicar em será exibido a tela para confirmação do cancelamento.


Figura 13 - Confirmar Cancelamento


Clique em para confirmar o cancelamento.