Como Configurar Smart POS Cielo - Postofácil?


Requisitos:

  • Equipamento Cielo LIO.

  • NFC-e ou CF-e S@T habilitados no cliente.

  • A empresa deve possuir os itens de contrato(CRM): "LIC DE USO POSTOS SMART POS" e "LIC MENSAL POSTOS SMART POS"

  • O aparelho Smart POS deve estar devidamente ativado e configurado.

  • Equipamento conectado a mesma rede de internet (Wi-Fi) do PDV. Aviso

  • PDV na versão 10.4.2 ou Superior.

  • Para ambiente SAT é necessário possuir fila Sat configurada.

  • O componente "Serviço TEF POS WiFi" deve estar instalado e configurado.


Aplicativo Linx Postos:

Aviso O Download do aplicativo Linx Postos na Smart POS Cielo é realizado de forma automática e para isso será necessário solicitar a liberação do aplicativo enviando um e-mail para a equipe de liberações (Linx Pay Hub), com a OP e código EC (Código do Estabelecimento).


Onde localizar o código EC:

As maquinas Cielo V2 possuem 16 dígitos e são encontrados no menu ajuda dentro das maquinas. É um código EC por CNPJ, então se o cliente possuir mais de uma maquina para o mesmo CNPJ, o código será o mesmo em todas (pode coletar somente em uma máquina).
O caminho para obter este código após ligar as maquinas Cielo é: AJUDA > MINHA LIO – SOBRE
Neste menu aparecerá vários códigos, o que precisamos é o NUMERO DO EC, terceiro código apresentado na tela (código contém 16 dígitos).


Canais de atendimento || Linx Pay Hub:

E-mail: [email protected]   

       

Premissas:

  • Não será atendido a emissão de documento fiscal 2D.

  • Não será atendido a emissão de documento fiscal NFC-e via Daruma, apenas via MID-e.

  • Não será atendido as rotinas de abertura e fechamento de turno automáticas.

  • Não será atendido a forma de pagamento PIX.

  • O Smart dependerá diretamente de um PDV para operar.

Fluxograma Smart POS - Cielo:


Configurações no PDV:

Para dar início nas configurações é de extrema importância instalar os componentes "Serviço TEF POS WiFi" e "Gerenciador de Filas".

SAT FISCAL

Caso o cliente utilize SAT Fiscal é de extrema importância configurar uma fila de SAT Fiscal - Clique aqui para acessar o manual!

Parâmetros Smart POS (CfwinConfig)

Após realizar a instalação dos componentes e configuração da fila SAT, será necessário acessar o arquivo CfwinConfig.exe (Cfwin→Bin→CfwinConfig.exe).

Com o CfwinConfig.exe aberto basta acessar a guia "Smart POS", nesta guia será possível aplicar as devidas configurações!



Parâmetro 01 - Habilitar Smart POS:

Descrição:Habilitar Smart POS
Tipo:Flag
Padrão:Não selecionado.


Parâmetro 02 - Número do PDV para finalização da pré-conta:

Observação: Neste parâmetro será necessário informar o número do PDV em que o Gerenciador de Filas e Serviço TEF POS WiFi estão instalados.

Descrição:Número do PDV para finalização da pré-conta.
Tipo:Texto
Padrão:1
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.
  2. Deverá aceitar a digitação de até 2 caracteres numéricos.


Parâmetro 03 - Porta de comunicação:

Observação: É possível configurar qualquer porta desde que ela esteja devidamente liberada no Firewall do Windows, além disso todos os Smart POS utilizarão a mesma porta.

Descrição:Porta de comunicação
Tipo:Texto
Padrão:0
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.
  2. Deverá aceitar a digitação de até 6 caracteres numéricos.
  3. A porta deve estar devidamente configurada no Firewall do Windows.


Parâmetro 04 - Tempo de espera pela impressão do cupom (em segundos):

Descrição:Tempo de espera pela impressão do cupom (em segundos)
Tipo:Texto
Padrão:0
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.
  2. Deverá aceitar a digitação de até 3 caracteres numéricos.


Parâmetro 05 - Série NFC-e:

Descrição:Número de Série da NFC-e
Tipo:Texto
Padrão:0
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.
  2. Deverá aceitar a digitação de até 3 caracteres numéricos.


Parâmetro 06 - Número da próxima NFC-e a ser gerada pelo POS:

Descrição:Número da próxima NFC-e a ser gerada pelo POS
Tipo:Texto
Padrão:0
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.
  2. Deverá aceitar a digitação de até 10 caracteres numéricos.


Parâmetro 07 - Exigir login do usuário no POS:

Observação: Caso este parâmetro esteja habilitado o Smart POS irá solicitar o mesmo usuário e senha utilizados para iniciar o PDV.

Descrição:Exigir login do usuário no POS
Tipo:Flag
Padrão:Não selecionado
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.


Parâmetro 08 - Identificar o atendente da venda.:

Descrição:Identificar o atendente da venda.
Tipo:Flag
Padrão:Não selecionado
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.


Parâmetro 09 - Habilitar lançamento de produtos:

Descrição:Habilitar lançamento de produtos
Tipo:Flag
Padrão:Não selecionado
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.


Parâmetro 10 - Habilitar lançamento de abastecimentos:

Descrição:Habilitar lançamento de abastecimentos
Tipo:Flag
Padrão:Não selecionado
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.


Parâmetro 11 - Habilitar pagamento em Dinheiro:

Descrição:Habilitar pagamento em Dinheiro
Tipo:Flag
Padrão:Não selecionado
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.


Parâmetro 12 - Habilitar pagamento em Voucher:

Descrição:Habilitar pagamento em Voucher
Tipo:Flag
Padrão:Não selecionado
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.


Parâmetro 13 - Habilitar pagamento a Prazo:

Descrição:Habilitar pagamento a Prazo
Tipo:Flag
Padrão:Não selecionado
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.


Parâmetro 14 - Habilitar venda com custo menor:

Descrição:Habilitar venda com custo menor.
Tipo:Flag
Padrão:Não selecionado
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.


Parâmetro 15 - Código de Ativação Stone:

Observação: Onde encontrar o Stonecode - Clique aqui para acessar o manual! (Este parâmetro é utilizado apenas nos Smart POS Stone!)

Descrição:Código de Ativação Stone.
Tipo:Texto
Padrão:Em branco.
Regras:
  1. Deverá ser habilitado somente se o parâmetro 01 estiver selecionado.
  2. Deverá aceitar a digitação de até 64 caracteres.


Relação de Cartões SmartPOS

Assim como o D-TEF, o Smart POS possibilita agilizar o procedimento de finalização do pagamento no PDV através de um arquivo de texto chamado RelacaoCartoesPOSWifi.txt (localizada em C:\CFWin\Bin).

O arquivo facilita o procedimento de finalização da venda, pois ao realizar a transação, o sistema identifica a qual cartão aquela transação se refere, não sendo necessário o operador do caixa selecionar o cartão correspondente do PFWin no PDV, evitando a ocorrência de falhas operacionais ao finalizar a venda.


O arquivo pode seguir o seguinte padrão:

1 – Tipo de Cartão: Define se o cartão é do tipo Crédito ou Débito. A definição deve ser realizada da mesma forma que na primeira imagem, devendo descrever o tipo do cartão entre colchetes.


2 – Descrição ou Código do cartão: Define a descrição/nome do cartão. Esta informação deve estar em caixa alta seguida do sinal de igual “=” e pode ser verificada através do arquivo de log PFPOSWiFi do CFWin (localizado geralmente em C:\CFWin\Logs.


3 – Código do cartão no PFWin: Define o código do cartão cadastrado no PFWin. É utilizado para relacionar a identificação do cartão com a descrição do mesmo. Esta informação pode ser verificada através do cadastro de cartões no PFWin (acesso em Cadastros ► Cartões de Crédito/Débito).


Atenção:

Após incluir e salvar os dados dos cartões no arquivo RelacaoCartoesPOSWifi.txt, será necessário reiniciar o serviço PFPOSWifi e a Smart POS!


Caso o equipamento não seja reiniciado, a Smart POS irá apresentar o seguinte erro:


(Não há caixa vinculado)

Configurações iniciais Smart POS:


Configurações de Rede

Atenção!

É de extrema importância manter o equipamento conectado a mesma rede de internet (Wi-fi) do PDV. Aviso


Ativação Smart POS:


1º - Com o aplicativo Linx Postos aberto, pressione o botão "Continuar".
2º - Informe o CNPJ do estabelecimento (Campo obrigatório!).

3º - Selecione o tipo de conexão do Smart POS.

4º - Informe o IP e a porta da estação em que o serviço "Serviço TEF POS WiFi" esta instalado.

5º - Para logar no Smart POS, será necessário informar o mesmo Usuário e Senha utilizados para iniciar o Caixa Fácil(PDV).

Venda

Cliente com preço especial

Venda de produto

Sangrias

Suprimento

Cancelamento

Canais de atendimento || Suporte Posto Fácil:

3003 8930

WhatsApp: 11 94558-44168 94558-4468

[email protected]