Habilitamos a funcionalidade de Gift Card possibilitando ao cliente adquirir um vale com um determinado valor para presentear outra pessoa, beneficiando tanto o lojista quanto o consumidor, pois: 

  • Engloba uma gama variada de produtos dentro do valor atribuído ao Gift card;
  • Proporciona a visita de novos consumidores em potencial ao estabelecimento;
  • Atrai e fideliza clientes;
  • Proporciona ao cliente presenteado, autonomia para escolher o produto que mais lhe agrada



Nota

Para que o Hub Gift Card esteja disponível para sua empresa é necessário entrar em contato com o Setor Comercial da Linx para o procedimento de contratação.


Atalhos

Após a contratação e disponibilização da rotina, ela deverá ser configurada em Empresa > Parâmetros Globais > Giftcard. Após a seleção da operadora do cartão fidelidade, devem ser preenchidos os parâmetros para os fins de resgate e parâmetros por empresa.


Parametrização para fidelidade


  • Operadora: determina para qual operadora o Gift card será configurado, além disso, será possível trabalhar com mais de uma por empresa. 
  • Empresa: indica para qual empresa o programa está sendo configurado. Para defini-la é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix;
  • Chave de Integração: código definido pela equipe de implantação da Linx, utilizado para consulta de determinadas informações referentes à integração entre empresa e operadora do cartão;
  • Código da Loja: código da identificação da loja, fornecido pela operadora do cartão fidelidade e configurado pela equipe de implantação Linx;
  • Plano de Pagamento: define qual o plano de pagamento utilizado para as operações, serão disponibilizados os do tipo cartão de débito ou convênio. O plano de pagamento do tipo cartão, deve ser configurado apenas para operadoras financeiras de cartão, autorizadas e em conformidade com a legislação deste tipo de operação;
  • Produto: deve ser cadastrado um produto caracterizado como o cartão Gift card para as operações;
  • Série: determina a série que será utilizada na operação. Deve ser cadastrada em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Série Própria especificamente para utilização do Gift card;
  • Natureza de Operação: indica a natureza que será utilizada para carga e recarga do cartão Gift card;
  • Ambiente: determina em que ambiente será utilizada a operação, se produção ou homologação. 
  • Ativo: indica se o programa fidelidade estará disponível para utilização ou não, no entanto, se os campos "Chave de integração" e "Código da loja" estiverem desconfigurados, não será possível ativá-lo;
  • Replicar informações: através dos links presentes em cada coluna, será possível replicar as informações para as demais empresas que possuem a rotina ativada.

Suporte Técnico

Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix

Para que as empresas do portal estejam disponíveis para configuração, é necessário abrir uma OS de configuração de banco de dados para que o parâmetro "emp_mod_giftcard" seja habilitado.

Nota

O botão "Desfazer" recarrega os dados originalmente preenchidos na tela, caso as alterações ainda não tenham sido salvas.

Permissões de Usuário

As permissões de usuário necessárias para utilizar a rotina estão disponíveis em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Faturamento > Subgrupo Gift Card, itens:

  • "Ativação, carga e recarga do cartão no PDV";
  • "Consulta de saldo/status do cartão no PDV";
  • "Estorno de transações";
  • "Relatório de Extrato";
  • "Resgate do cartão na venda de mercadoria".


Venda Fácil - Hub Gift Card

Com a rotina devidamente parametrizada, será possível efetuar a Carga e Recarga do Gift Card no Venda Fácil, na tela inicial de vendas, clicando sobre ícone escolha a operadora do Gift Card, e inclua os dados para a venda e prossiga o pagamento.

  • Número do Cartão: será necessário inserir o número do cartão que será vendido;
  • Tipo de Operação: indica que o cartão será recarregado com determinado valor em reais, somente estará disponível a opção "Carga/Recarga";
  • Valor do Vale: valor em reais que será atribuído ao cartão. 


 

Operadoras de Gift Card 

Carga/Recarga GIFT CARD


O comprovante e a Nota Fiscal de pagamento pode ser enviado por e-mail ou impresso de acordo com a seleção.

Nota fiscal gerada

 

Comprovante Gift card


Nota fiscal


Nota

  • Caso o cartão informado não exista, será exibida a mensagem abaixo. Refaça o processo e prossiga  para tela de pagamento, a venda poderá ser finalizada normalmente e o valor a ser pago corresponderá ao valor da recarga estipulado no início da venda. 


Alerta de cartão inválido


  • Quando ocorrer a venda de um Gift card, não será possível inserir outros itens na mesma venda, e a quantidade vendida não poderá ser superior a 1;
  • Caso o cartão esteja inativo, no momento da recarga o Venda Fácil irá ativá-lo para que a operação seja concluída;
  • As operações envolvendo Gift card irão refletir nas seguintes rotinas:
    • Conferência de Caixa;
    • Fechamento de Caixa;
    • Conciliador de Cartões;
    • Relatório de Faturamento Diário.

Dica

Para que seja possível realizar a venda do cartão é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Ativação, Carga e Recarga do cartão no PDV" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Gift card.

Pagamento com Gift Card 

Para realizar o pagamento com o cartão Gift card, basta selecionar o Gift Card na tela de pagamento e informar os dados que serão solicitados.

Tela de pagamento   - GIFT CARD

  • Número do cartão: Número do Gift card apresentado pelo cliente;
  • Operadora : Selecionar a operador do Gift card 


Dados para resgate do Gift Card   


Nota

Se o valor da venda for superior ao saldo disponível no cartão, será possível completar o pagamento com mais um cartão Gift repetindo o processo, ou com outra forma de pagamento.

Dica

Para que seja possível realizar o pagamento de uma venda com o cartão Gift card é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Resgate do cartão na venda de mercadoria" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Gift card.

Consulta de Saldo

Para consultar o saldo de seu Gift Card basta acessar Menu >Gift Card > Consulta Gift Card - inserir dados > Consultar 

Consulta Gift Card 

Resultado de consulta 

Cancelamento ou Estorno

Para efetuar o cancelamento, basta acessar Menu > Minhas Vendas > localizar a venda e selecionar o botão para cancelar, ao confirmar o cancelamento  o valor no Gift Card  será restituído. 

Cancelamento

Confirmação 

Extrato Gift Card 

Este relatório poderá ser acessado em Faturamento > Gift card > Extrato do Gift Card e ao ser gerado exibirá as transações de acúmulo e resgate do Hub Gift card. As informações poderão ser refinadas aplicando os seguintes filtros:

  • Período: apresentará as transações de acordo com o intervalo de datas informado. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
  • Empresas: por padrão o campo virá carregado com a empresa logada e será possível selecionar mais de uma para a geração do relatório;
  • Vendedor/Repres.: responsável por efetivar a transação a ser pesquisada e por padronização, todos estarão selecionados;
  • Operadora: apresentará todas as operadoras cadastradas e por padronização, todas elas selecionadas;
  • Operação: indica qual operação será pesquisada: ambos, ativação/carga/recarga ou resgate;
  • Tipo de Agrupamento: define como a listagem estará agrupada: por empresa, produto ou vendedor.

Filtros do relatório de Extrato Gift card


Na listagem retornada serão apresentadas as seguintes informações:

  • Data: que a transação foi efetuada;
  • Vendedor: identificação do vendedor que efetivou a transação;
  • Usuário: credencial do usuário conectado no momento da transação;
  • Operação: operação realizada, se resgate, acúmulo ou ambos;
  • Nº Documento: número do documento emitido na transação;
  • Operadora: operadora responsável;
  • Valor Nota: valor da transação;
  • Entrada (valor): valor da carga ou recarga;
  • Saída (valor): valor do pagamento (resgate).

Dica

Este relatório somente estará disponível para consulta ao usuário que possuir a permissão "Relatório de Extrato" configurada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Hub Gift card.

Log de Transações do Gift Card

Neste relatório serão apresentadas todas as transações realizadas no Hub Gift Card, ele poderá ser acessado em Faturamento > Fidelidade > Log de Transações do Giftcard. Para gerar a listagem o usuário deve definir um período de datas e a empresa.

Filtros para geração de log


Na listagem retornada serão exibidas as seguintes colunas com as informações de: 

  • Data: correspondente a cada transação realizada no período informado. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
  • Empresa: responsável pela transação;
  • Operação: indicará se na operação foi realizada uma ativação, carga, recarga, consulta ou resgate;
  • Valor: valor em reais da operação em questão;
  • JSON Envio: constará os dados enviados para ocorrer a comunicação com o Hub Giftcard;
  • JSON Retorno: constará os dados retornados indicando que a comunicação foi estabelecida com o  Hub Giftcard;
  • Efetivada: indicará se a comunicação ocorreu com sucesso;
  • Estornada: indicará se a operação foi estornada;
  • Ambiente: indicará o ambiente em que a transação foi efetuada, se produção ou homologação.


Relatório de Transações


Nota

O Relatório somente estará disponível se a empresa estiver parametrizada para a rotina e possuir alguma operadora ativa.

  • Sem rótulos