- Criado por Andreza Cristina Ferreira Mattoso em mai 24, 2022
Habilitamos a funcionalidade de Gift Card possibilitando ao cliente adquirir um vale com um determinado valor para presentear outra pessoa, beneficiando tanto o lojista quanto o consumidor, pois:
- Engloba uma gama variada de produtos dentro do valor atribuído ao Gift card;
- Proporciona a visita de novos consumidores em potencial ao estabelecimento;
- Atrai e fideliza clientes;
- Proporciona ao cliente presenteado, autonomia para escolher o produto que mais lhe agrada
Nota
Para que o Hub Gift Card esteja disponível para sua empresa é necessário entrar em contato com o Setor Comercial da Linx para o procedimento de contratação.
Após a contratação e disponibilização da rotina, ela deverá ser configurada em Empresa > Parâmetros Globais > Giftcard. Após a seleção da operadora do cartão fidelidade, devem ser preenchidos os parâmetros para os fins de resgate e parâmetros por empresa.
Parametrização para fidelidade
- Operadora: determina para qual operadora o Gift card será configurado, além disso, será possível trabalhar com mais de uma por empresa.
- Empresa: indica para qual empresa o programa está sendo configurado. Para defini-la é necessário entrar em contato com o Suporte Técnico Linx Microvix;
- Chave de Integração: código definido pela equipe de implantação da Linx, utilizado para consulta de determinadas informações referentes à integração entre empresa e operadora do cartão;
- Código da Loja: código da identificação da loja, fornecido pela operadora do cartão fidelidade e configurado pela equipe de implantação Linx;
- Plano de Pagamento: define qual o plano de pagamento utilizado para as operações, serão disponibilizados os do tipo cartão de débito ou convênio. O plano de pagamento do tipo cartão, deve ser configurado apenas para operadoras financeiras de cartão, autorizadas e em conformidade com a legislação deste tipo de operação;
- Produto: deve ser cadastrado um produto caracterizado como o cartão Gift card para as operações;
- Série: determina a série que será utilizada na operação. Deve ser cadastrada em Faturamento > Cadastros Auxiliares > Série Própria especificamente para utilização do Gift card;
- Natureza de Operação: indica a natureza que será utilizada para carga e recarga do cartão Gift card;
- Ambiente: determina em que ambiente será utilizada a operação, se produção ou homologação.
- Ativo: indica se o programa fidelidade estará disponível para utilização ou não, no entanto, se os campos "Chave de integração" e "Código da loja" estiverem desconfigurados, não será possível ativá-lo;
- Replicar informações: através dos links presentes em cada coluna, será possível replicar as informações para as demais empresas que possuem a rotina ativada.
Suporte Técnico
Informações de Manipulação Exclusiva do Suporte Técnico Linx Microvix
Para que as empresas do portal estejam disponíveis para configuração, é necessário abrir uma OS de configuração de banco de dados para que o parâmetro "emp_mod_giftcard" seja habilitado.
Nota
O botão "Desfazer" recarrega os dados originalmente preenchidos na tela, caso as alterações ainda não tenham sido salvas.
Permissões de Usuário
As permissões de usuário necessárias para utilizar a rotina estão disponíveis em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Listar > Configurar Permissões > Grupo Faturamento > Subgrupo Gift Card, itens:
- "Ativação, carga e recarga do cartão no PDV";
- "Consulta de saldo/status do cartão no PDV";
- "Estorno de transações";
- "Relatório de Extrato";
- "Resgate do cartão na venda de mercadoria".
Venda Fácil - Hub Gift Card
Com a rotina devidamente parametrizada, será possível efetuar a Carga e Recarga do Gift Card no Venda Fácil, na tela inicial de vendas, clicando sobre ícone escolha a operadora do Gift Card, e inclua os dados para a venda e prossiga o pagamento.
- Número do Cartão: será necessário inserir o número do cartão que será vendido;
- Tipo de Operação: indica que o cartão será recarregado com determinado valor em reais, somente estará disponível a opção "Carga/Recarga";
- Valor do Vale: valor em reais que será atribuído ao cartão.
Operadoras de Gift Card
Carga/Recarga GIFT CARD
O comprovante e a Nota Fiscal de pagamento pode ser enviado por e-mail ou impresso de acordo com a seleção.
Nota fiscal gerada
Comprovante Gift card
Nota fiscal
Nota
- Caso o cartão informado não exista, será exibida a mensagem abaixo. Refaça o processo e prossiga para tela de pagamento, a venda poderá ser finalizada normalmente e o valor a ser pago corresponderá ao valor da recarga estipulado no início da venda.
Alerta de cartão inválido
- Quando ocorrer a venda de um Gift card, não será possível inserir outros itens na mesma venda, e a quantidade vendida não poderá ser superior a 1;
- Caso o cartão esteja inativo, no momento da recarga o Venda Fácil irá ativá-lo para que a operação seja concluída;
- As operações envolvendo Gift card irão refletir nas seguintes rotinas:
- Conferência de Caixa;
- Fechamento de Caixa;
- Conciliador de Cartões;
- Relatório de Faturamento Diário.
Dica
Para que seja possível realizar a venda do cartão é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Ativação, Carga e Recarga do cartão no PDV" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Gift card.
Pagamento com Gift Card
Para realizar o pagamento com o cartão Gift card, basta selecionar o Gift Card na tela de pagamento e informar os dados que serão solicitados.
Tela de pagamento - GIFT CARD
- Número do cartão: Número do Gift card apresentado pelo cliente;
- Operadora : Selecionar a operador do Gift card
Dados para resgate do Gift Card
Nota
Se o valor da venda for superior ao saldo disponível no cartão, será possível completar o pagamento com mais um cartão Gift repetindo o processo, ou com outra forma de pagamento.
Dica
Para que seja possível realizar o pagamento de uma venda com o cartão Gift card é necessário que o usuário em questão possua a permissão "Resgate do cartão na venda de mercadoria" habilitada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Gift card.
Consulta de Saldo
Para consultar o saldo de seu Gift Card basta acessar Menu >Gift Card > Consulta Gift Card - inserir dados > Consultar
Consulta Gift Card
Resultado de consulta
Cancelamento ou Estorno
Para efetuar o cancelamento, basta acessar Menu > Minhas Vendas > localizar a venda e selecionar o botão para cancelar, ao confirmar o cancelamento o valor no Gift Card será restituído.
Cancelamento
Confirmação
Extrato Gift Card
Este relatório poderá ser acessado em Faturamento > Gift card > Extrato do Gift Card e ao ser gerado exibirá as transações de acúmulo e resgate do Hub Gift card. As informações poderão ser refinadas aplicando os seguintes filtros:
- Período: apresentará as transações de acordo com o intervalo de datas informado. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
- Empresas: por padrão o campo virá carregado com a empresa logada e será possível selecionar mais de uma para a geração do relatório;
- Vendedor/Repres.: responsável por efetivar a transação a ser pesquisada e por padronização, todos estarão selecionados;
- Operadora: apresentará todas as operadoras cadastradas e por padronização, todas elas selecionadas;
- Operação: indica qual operação será pesquisada: ambos, ativação/carga/recarga ou resgate;
- Tipo de Agrupamento: define como a listagem estará agrupada: por empresa, produto ou vendedor.
Filtros do relatório de Extrato Gift card
Na listagem retornada serão apresentadas as seguintes informações:
- Data: que a transação foi efetuada;
- Vendedor: identificação do vendedor que efetivou a transação;
- Usuário: credencial do usuário conectado no momento da transação;
- Operação: operação realizada, se resgate, acúmulo ou ambos;
- Nº Documento: número do documento emitido na transação;
- Operadora: operadora responsável;
- Valor Nota: valor da transação;
- Entrada (valor): valor da carga ou recarga;
- Saída (valor): valor do pagamento (resgate).
Dica
Este relatório somente estará disponível para consulta ao usuário que possuir a permissão "Relatório de Extrato" configurada em Empresa > Segurança > Configurar Usuários > Grupo Faturamento > Subgrupo Hub Gift card.
Log de Transações do Gift Card
Neste relatório serão apresentadas todas as transações realizadas no Hub Gift Card, ele poderá ser acessado em Faturamento > Fidelidade > Log de Transações do Giftcard. Para gerar a listagem o usuário deve definir um período de datas e a empresa.
Filtros para geração de log
Na listagem retornada serão exibidas as seguintes colunas com as informações de:
- Data: correspondente a cada transação realizada no período informado. Ao clicar no ícone "calendário" () será possível selecionar o ano, mês e data desejados. Para avançar ou retroceder, basta utilizar as setas, através do ícone "período" () serão apresentados os seguintes intervalos pré-estabelecidos: hoje, últimos 7 dias, últimos 15 dias, últimos 30 dias e mês atual.
- Empresa: responsável pela transação;
- Operação: indicará se na operação foi realizada uma ativação, carga, recarga, consulta ou resgate;
- Valor: valor em reais da operação em questão;
- JSON Envio: constará os dados enviados para ocorrer a comunicação com o Hub Giftcard;
- JSON Retorno: constará os dados retornados indicando que a comunicação foi estabelecida com o Hub Giftcard;
- Efetivada: indicará se a comunicação ocorreu com sucesso;
- Estornada: indicará se a operação foi estornada;
- Ambiente: indicará o ambiente em que a transação foi efetuada, se produção ou homologação.
Relatório de Transações
Nota
O Relatório somente estará disponível se a empresa estiver parametrizada para a rotina e possuir alguma operadora ativa.
- Sem rótulos