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Sumário

1 Conceito
2 Requisitos
3 Configurações
3.1 Permissões
3.2 Motivos de Movimentação
3.2.1 Resgate de Vale Fidelidade
3.2.2 Resgate de Pontos na Venda
3.3 Configuração de Pontuação e Resgate de Produtos
3.3.1 Geração
3.3.2 Resgate
3.3.3 Ações
3.3.4 Fidelidade
3.3.5 Locais de Resgate
3.3.6 Entrega de Cartão
3.3.7 Expiração
3.4 Cadastro de Cartão Fidelidade
3.5 Configurar Cliente
3.6 Configurar Produtos
3.7 Configurar Estação
4 Funcionalidades
4.1 Vendas – Módulo Caixa
4.2 Sistema Marka
4.2.1 Regra de Preço
4.3 Transferências de Pontos
4.4 Exclusão de Pontos
4.5 Entrega de Cartão Fidelidade Módulo Caixa
4.6 Consulta e Resgate de Pontos Módulo Caixa
4.6.1 Módulo Brinde
5 Relatório Fidelidade Módulo Caixa


1 Conceito

O módulo Fidelidade consiste em criar um mecanismo de relacionamento com os clientes, com o objetivo de incentivar que eles retornem mais vezes ao estabelecimento. Permite o resgate de produtos por pontos acumulados, ou seja, faz um gerenciamento dos pontos.


2 Requisitos

Para utilizar o módulo Fidelidade será necessário entrar em contato com o Departamento Comercial da Linx Postos AutoSystem, para que seja liberada a implantação do módulo.


3 Configurações

As configurações para correto funcionamento do módulo Fidelidade devem ser realizadas no módulo Gerencial e serão descritas nos próximos capítulos.


3.1 Permissões

As permissões de acesso podem ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário acessar Configurações > Usuários > Grupos de Usuários > guia Configurações, conforme exemplo de tela abaixo:



3.2 Motivos de Movimentação

Para executar as rotinas do módulo Fidelidade, será necessário configurar os motivos de movimentação, acessando o módulo Gerencial, no menu Cadastros > Motivos de Movimentação.


3.2.1 Resgate de Vale Fidelidade

O motivo de Resgate de Vale Fidelidade será utilizado para o lançamento do vale no contas a pagar da empresa. Este motivo deve configurado conforme exemplo abaixo:




No campo Conta debitar, informar uma conta despesa, do tipo Entrada (E), e no campo Conta creditar, informar contas a pagar, que será tipo Entrada (E).


3.2.2 Resgate de Pontos na Venda

O motivo de Resgate de Pontos na Venda permite utilizar os pontos do cartão Fidelidade, como forma de pagamento no fechamento da venda. Este motivo deve ser configurado conforme imagem abaixo:



No campo Conta debitar, informar uma conta despesa, do tipo Entrada (E), e no campo Conta creditar, informar um ponto de venda, que será tipo Saída (S).
Esta conta será uma Forma pagamento, selecionar a opção no filtro Tipo movto

Clicar no botão Salvar para registrar as alterações.


3.3 Configuração de Pontuação e Resgate de Produtos

Para ativar o módulo Fidelidade, é necessário configurar a pontuação e resgate de produtos através do módulo Gerencial > Configurações > Módulos > Fidelidade > Configurações. Será exibida uma tela conforme imagem a seguir: 



Para ativar as opções desta janela, nO painel Geral, habilitar a opção Ativar sistema de pontuação e controle de resgate de pontos. Serão habilitadas as seguintes guias que são descritas a seguir. 


3.3.1 Geração

Nesta guia são realizadas as configurações de geração de pontos do módulo Fidelidade:



Esta guia possui as seguintes opções:

  • Ativar geração de pontos para vendas ao consumidor: permite que todas as vendas gerem pontos;
  • Solicitar cartão fidelidade no início da venda através do Pin Pad: permite a solicitação do cartão fidelidade no início da venda através do Pin Pad;
  • Todos os itens do cadastro de produtos geram pontos por valor vendido: permite que a venda de qualquer produto cadastrado no sistema gere ponto(s). Esta opção será habilitada quando na opção Geração por for selecionado: Valor vendido;
  • Possibilitar informar quantidade de pontos gerados para cada produto: permite definir a quantidade de pontos gerados por produto através do cadastro de produtos;
  • Avisar a quantidade de pontos e identificador do comprovante após a venda: exibirá no módulo Caixa, após o fechamento da venda, a quantidade de pontos gerados;
  • Converter os pontos de resgate para valor monetário na impressão de relatório: permite converter os pontos de resgate para valor monetário na impressão de relatório;
  • Geração por: permite selecionar as opções:
    • Valor vendido: permite gerar pontos por valor vendido;
    • Quantidade: permite gerar pontos por quantidade de produtos vendidos;
    • Coeficiente: permite gerar pontos pelo coeficiente informado.
  • Arredondamento: permite selecionar as seguintes regras para geração de pontos:
    • Nenhum: não arredondará os valores;
    • Para cima: permitirá arredondar os valores para cima;
    • Para baixo: permitirá arredondar os valores para baixo.

No campo Comprovante será possível inserir um Tipo de Vale cadastrado previamente no sistema, para isso acessar Cadastros > Tabelas > Venda > Tipos de Vale. Será exibida uma tela conforme imagem abaixo:


Clicar no botão Novo para criar um novo tipo de vale. Será exibida uma tela conforme imagem a seguir:



O campo Nome deve ser preenchido com o nome do vale e na opção Tipo vale selecionar a opção Vale Fidelidade.

A guia Configuração traz as opções para Controlar recebimento, Emitir vias extras do vale e Exigir data de emissão no recebimento do vale.

Na guia Layout é possível descrever as informações que devem ser impressas no cupom do vale fidelidade:



Ao clicar no botão Exibir lista de campos disponíveis, serão apresentados os campos disponíveis e suas respectivas descrições para criar o layout:



Este comprovante será emitido após o fechamento da venda, junto com o cupom fiscal, conforme imagem abaixo: 




Novamente à tela de Configuração de pontuação e resgate de produtos, a guia Geração possui os campos: 

  • Valor padrão necessário para a geração de 1 ponto: informar o valor em reais necessário para a geração de 1 ponto;
  • Quantidade padrão para a geração de 1 ponto: informar a quantidade de produtos que deverão ser comprados para a geração de 1 ponto;
  • Coeficiente para geração de pontos: informar o número que multiplicará o valor unitário do produto e a partir dessa multiplicação gerará o total de pontos. 
    Por exemplo, o valor do coeficiente será 2, e determinado produto custa R$ 3,00 portanto, a quantidade de pontos gerados será 6.

A opção Pontos gerados por Classe de Forma de Pagamento permitirá diferenciar a pontuação por forma de pagamento, preenchendo os campos: 

  • R$ = 1 pto: informar o valor em reais que gerará 1 ponto;
  • Litros = 1pto: informar a quantidade em litros de combustível que gerará 1 ponto;

A opção Pontos gerados por horário possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar uma listagem de filtros;
  • Excluir: permitirá excluir uma listagem de filtros.

Ao clicar no botão Adicionar, será possível selecionar os sete dias da semana e preencher o campo Fator, que multiplicará os pontos gerados. Por exemplo, caso a venda gere 2 pontos e o fator seja 1,5 no dia e horário determinado, o valor do ponto gerado será 2 x 1,5 = 3 pontos.


3.3.2 Condição de Geração

Nesta guia é possível visualizar as condições da geração de pontuação, como o Código, Nome, Tipo, Múltiplo, Inicial e Final.





3.3.3 Resgate

A guia Resgate permite configurar o resgate de produtos de acordo com a pontuação do cliente.




Esta guia possui as opções: 

  • Todos os itens do cadastro de produtos podem ser trocados por pontos: permite que todos os produtos cadastrados no sistema sejam trocados por pontos;
  • Possibilitar informar quantidade de pontos diferenciada para resgate de cada produto: permite informar uma quantidade diferente de pontos para cada produto. Será habilitada uma opção no cadastro de produtos para informar os pontos necessários para resgate.
  • Permitir resgatar pontos na forma de vale fidelidade: permite resgatar os pontos em forma de vale;
  • Obrigar impressão digital ao resgatar: obriga a leitura biométrica da digital do cliente ao resgatar produtos;
  • Ocultar número do cartão fidelidade: permite ocultar o número do cartão fidelidade na hora de informá-lo no módulo Caixa, conforme imagem a seguir, da tela de consulta de pontos:

  • Obrigar informar o número do cartão fidelidade: obriga informar o número do cartão fidelidade;
  • Ocultar CPF do consumidor: permite a ocultação do CPF do consumidor;
  • Obrigar informar CPF através do Pin Pad: obriga informar o CPF através do Pin Pad;
  • Solicitar senha ao resgatar: permite que seja solicitada a senha no resgate de pontos;
  • Obrigar informar senha através do Pin Pad: obriga que a senha seja informada no Pin Pad;
  • Utilizar saldo total de pontos caso valor da venda seja maior que o saldo: permite utilizar o saldo total de pontos caso valor da venda seja maior que o saldo.


A opção Emitir o resgate de brinde como permite selecionar as seguintes regras de resgate: 

  • Cupom fiscal: emitirá no ECF um cupom referente ao resgate de brindes;
  • Nota fiscal: emitirá uma nota fiscal como comprovante. Ao selecionar esta opção, será habilitado o campo Natureza de Operação;
  • Não emitir: não emitirá nenhum comprovante.

A opção Utilizar qual tipo de preço unitário permite selecionar as opções:

  • Custo: permitirá utilizar o preço de custo;
  • Venda: permitirá utilizar o preço da venda;
  • Prazo: permitirá utilizar o preço a prazo.

A opção Gerar movimentação financeira, permite ao usuário a geração ou não da movimentação financeira quando for efetuado pelo módulo Caixa


O painel Motivo de movimentação possui as opções: 

  • Resgate de pontos na venda: informar o motivo de movimentação Resgate de Pontos na Venda, conforme configurado no capítulo 3.2.2;
  • Resgate de vale fidelidade: informar o motivo de movimentação Resgate de Vale Fidelidade, conforme configurado no capítulo 3.2.1.




3.3.4 Ações

A guia Ações permitirá incluir ou excluir todos os produtos ou grupos de produtos das regras descritas a seguir. Para configurá-los, utilizar os botões Todos e Nenhum.



A guia Geração de pontos possui as opções: 

  • Marcar Grupos de produtos para gerar pontos por valor vendido: selecionará no cadastro de grupos de produtos a opção Gerar pontos por valor vendido e aplicará a configuração para todos os grupos de produtos cadastrados;
  • Marcar Grupos de produtos para gerar pontos por quantidade vendida: selecionará no cadastro de grupos de produtos a opção Gerar pontos por quantidade vendida e aplicará a configuração para todos os grupos de produtos cadastrados.
  • Marcar Grupos de produtos para gerar pontos por coeficiente: selecionará no cadastro de grupos de produtos a opção Gerar pontos por coeficiente e aplicará a configuração para todos os grupos de produtos cadastrados;
  • Marcar Produtos para gerar pontos por valor vendido: selecionará no cadastro de produtos a opção Gerar pontos por valor vendido deste produto e aplicará a configuração para todos os produtos cadastrados;
  • Marcar Produtos para gerar pontos por quantidade vendida: selecionará no cadastro de produtos a opção Gerar pontos por quantidade vendida deste produto e aplicará a configuração para todos os produtos cadastrados;
  • Marcar Produtos para gerar pontos por coeficiente: selecionará no cadastro de produtos a opção Gerar pontos por coeficiente e aplicará a configuração para todos os produtos cadastrados;
  • Usar valor padrão para geração de pontos por valor de todos os produtos: utilizará o cálculo padrão, encontrado no cadastro de produtos, para geração de pontos por valor e aplicará a configuração para todos os produtos cadastrados;
  • Usar valor padrão para geração de pontos por quantidade de todos os produtos: utilizará o cálculo padrão, encontrado no cadastro de produtos, para geração de pontos por quantidade vendida e aplicará a configuração para todos os produtos cadastrados;
  • Usar valor padrão para geração de pontos por coeficiente de todos os produtos: utilizará o cálculo padrão, encontrado no cadastro de produtos, para geração de pontos por coeficiente e aplicará a configuração para todos os produtos cadastrados.


Ao deslizar a barra de rolagem para baixo, serão apresentadas mais opções.



A guia Resgate de pontos possui as opções: 

  • Marcar Grupos de produtos para permitir troca por pontos: selecionará no cadastro de grupos de produtos a opção Trocar produtos por pontos e aplicará a configuração para todos os grupos de produtos cadastrados;
  • Marcar Produtos para emitir troca por pontos: selecionará no cadastro de produtos a opção Permitir a troca deste produto por pontos e aplicará a configuração para todos os produtos cadastrados.

3.3.5 Fidelidade

A guia Fidelidade permitirá realizar configurações do cartão fidelidade e ativar integrações com sistemas de terceiros. 



O painel Geral possui as opções: 

  • Prefixo dos cartões: permitirá informar um código para o prefixo dos cartões fidelidade. Por exemplo, o cartão 0246 4587 123 tem como prefixo 0246;
  • Usar prefixo apenas para referência: permitirá utilizar o prefixo somente para referência dos cartões, e não no seu cadastro;
  • Ocultar número do cartão no fechamento da venda: permitirá ocultar o número do cartão durante o fechamento da venda;
  • Permitir alterar a pessoa no fechamento da venda: esta opção será habilitada quando a opção Gerar pontos apenas se informado Cartão Fidelidade estiver desabilitada. Permitirá alterar o cliente, mesmo após informado o número do cartão fidelidade, porém, somente o cartão da primeira pessoa informada será pontuado.

O painel Pontuação possui as opções: 

  • Gerar pontos apenas se informado Cartão Fidelidade: permitirá conceder pontos de fidelidade somente quando o número do cartão for informado;
  • Calcular pontos não gerados: permitirá calcular pontos não gerados. 

O painel Padrão para pontuação possui as opções:

  • Individual: permitirá que cada cartão tenha sua pontuação individual, independente se o cliente possuir mais de um cartão cadastrado;
  • Unificado: permitirá unificar a pontuação dos cartões cadastrados para o cliente. 

No painel Marka será possível configurar a integração com o sistema de fidelidade Marka. Esta guia possui as opções: 

  • Ativar sistema de fidelidade Marka: permitirá ativar o sistema de fidelidade Marka no Linx Postos AutoSystem®;
  • Enviar arquivo de venda somente quando for informado cartão fidelidade: esta opção deve ser ativada somente em comum acordo com a Marka e presente em contrato. Por padrão esta opção está desmarcada. Com a opção ativada, o Linx Postos AutoSystem® enviará os arquivos de venda quando o cartão fidelidade for informado;
  • Diretório Linker: preencher com o diretório em que o Linker estará instalado. O padrão utilizado é C:\Linker;
  • Tipo de arquivo: selecionar a opção XML.

Ao clicar no botão Prêmios será exibida a tela conforme imagem a seguir: 



Para vincular um produto do Linx Postos AutoSystem® como prêmio do sistema de fidelização MARKA, clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem abaixo: 


Esta tela possui os campos:

  • Produto: informar o produto;
  • Nome: informar o nome do prêmio;
  • Preço Unit.: informar o valor unitário;
  • Pontos: informar a quantidade de pontos do prêmio.

Após preencher os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as alterações.


Para outras integrações com sistemas de fidelização de terceiros, entrar em contato com o suporte do Linx Postos AutoSystem®. 



3.3.6 Locais de Resgate

Na guia Locais de Resgate será possível cadastrar um local específico para resgate de produtos. 



Esta guia possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar um local de resgate;
  • Editar: permitirá editar um local configurado;
  • Excluir: permitirá excluir um local de resgate.

Ao clicar no botão Adicionar será exibida uma janela conforme imagem abaixo: 


Esta janela possui os campos:

  • Código: será preenchido automaticamente;
  • Nome: informar o nome do local de resgate;
  • Empresa: informar a empresa;
  • Tipo vale: informar o Vale Fidelidade.

Clicar no botão Confirmar. Novamente na tela de Configuração de Pontuação e Resgate de Produtos, clicar no botão Salvar, para registrar as alterações. 

3.3.7 Entrega de Cartão

Nesta guia será configurada a entrega de cartão através do módulo Caixa. Esta configuração será aplicada quando o Operador de Caixa realizar a entrega do cartão fidelidade para o cliente. 


Esta guia possui as opções:

  • Ativar entrega de cartão fidelidade: permitirá a entrega de cartão no módulo caixa;
  • Identificar portador: permitirá realizar a identificação do portador do cartão fidelidade. Esta opção será habilitada quando a opção Ativar entrega de cartão fidelidade estiver selecionada;
  • Usar CPF como número do cartão: permitirá usar o CPF do portador como número do cartão. Esta opção será habilitada quando a opção Identificar portador estiver selecionada.
  • Obrigar informar CPF através do Pin Pad: exigirá que o portador do cartão informe, ele próprio, seu CPF através do Pin Pad.
  • Exigir identificação do portador: obrigará a identificação do portador do cartão. Esta opção será habilitada quando a opção Identificar portador estiver selecionada.

No campo Grupo padrão será possível definir um grupo de pessoas padrão para novos clientes cadastrados a partir da entrega do cartão fidelidade. 


Ao clicar no botão Dados cadastrais será exibida a tela conforme imagem abaixo: 



Marcar os campos que deseja que sejam obrigatórios na entrega do cartão fidelidade e clicar no botão Confirmar.

3.3.8 Expiração

Nesta guia serão realizadas as configurações de validade e expiração dos pontos do cartão fidelidade.




Esta guia possui a opção:

  • Ativar expiração de pontos: permitirá ativar a expiração dos pontos do cartão fidelidade. Habilitará opções para definição de uma data de validade para os pontos. Após um período determinado, o cliente poderá perder o total de pontos ou um percentual deles.

Esta guia possui os campos:

  • Validade dos pontos (dias): informar a validade dos pontos do cartão fidelidade, até sua expiração

A opção A partir da última movimentação de pontos permitirá considerar a validade de expiração a partir da última movimentação de ponto. Por exemplo, os pontos que forem gerados no dia 03/03 estão configurados para expirarem em 15 dias a partir da última movimentação. No dia 15/03 é realizada uma nova venda gerando pontos, desta forma, os pontos irão expirar no dia 31/03, ou seja, contará 15 dias (+1) a partir da data da última movimentação.

  • Percentual de expiração: informar a porcentagem de pontos que será expirado em relação ao total de pontos do cliente. Caso não seja informado, será considerado 100%. Por exemplo, gerados 35 pontos em 05/04, o prazo para resgate é de 20 dias e o percentual de expiração é de 15%, não havendo movimentação no período. No dia 26 (dia 5 + 20 dias + 1) irá expirar 15% de 35 pontos, ou seja, 5,25 pontos irão expirar nesta data. Esta opção será habilitada quando a opção A partir da última movimentação de pontos for ativada.

Para que a expiração de pontos seja executada automaticamente no Sistema Operacional Windows®, será necessário agendar o serviço. Para informações sobre agendamento de tarefas, acessar o Manual Serviços e Agendamentos.

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe –fidelidade-expiracao.
  • Linux: abrir um terminal e executar o comando: as_main – fidelidade-expiracao.


3.4 Cadastro de Cartão Fidelidade

Para cadastrar cartões no sistema, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Venda > Cartão Fidelidade. Será exibida uma tela conforme imagem abaixo:



Esta tela possui os campos:

  • Cartão: informar o número do cartão;
  • Cliente: informar o portador do cartão;
  • Validade: informar a validade do cartão;
  • Data cadastro: informar a data de cadastro. Esta tela possui as opções:
  • Bloqueado: permitirá bloquear o resgate de pontos.
  • Pontuação individual: permitirá que o cartão possua pontuação individual ou seja, não será possível trocar pontos entre cartões fidelidade, mesmo que sejam do mesmo cliente;
  • Cartão principal: permitirá selecionar o cartão como principal, nos casos onde o cliente possuir mais de um cadastrado.

Esta tela possui os botões:

  • Salvar: permitirá salvar as alterações;
  • Novo: permitirá cadastrar um novo cartão;
  • Excluir: permitirá excluir um cartão do sistema;
  • Fechar: permitirá fechar a tela de cadastro.

3.5 Configurar Cliente

Para vincular o vale fidelidade a um cliente, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Cliente. Clicar na guia Fidelidade, conforme imagem abaixo: 



Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar um cartão fidelidade;
  • Editar: permitirá editar as configurações de um cartão já existente;
  • Excluir: permitirá excluir um cartão vinculado ao cliente.

Ao clicar no botão Adicionar, será exibida uma tela conforme imagem abaixo: 



Esta tela possui os mesmos filtros descritos no capítulo 3.4.


3.6 Configurar Produtos

Para configurar a quantidade de pontos que cada produto gerará, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Produtos. Clicar na guia Pontos, conforme imagem abaixo: 



Esta guia possui as opções:

  • Gerar pontos por valor vendido deste produto: esta opção será habilitada, quando a Configuração de Pontuação e Resgate de Produtos (capítulo 3.3.1) guia Geração, estiver de acordo com a imagem abaixo:



Ao marcar a opção Gerar pontos por valor vendido deste produto, será habilitado o campo Valor necessário para gerar 1 pto.



No campo Valor necessário para gerar 1 pto, informar o valor (em reais) necessário para a geração de 1 ponto no cartão fidelidade. Caso nenhum valor seja informado, o valor padrão será de R$10,00 reais.


  • Gerar pontos por quantidade vendida deste produto: esta opção será habilitada quando a Configuração de Pontuação e Resgate de Produtos (capítulo 3.3.1) guia Geração, estiver de acordo com a imagem abaixo:



Ao marcar a opção Gerar pontos por quantidade vendida deste produto, será habilitado o campo Valor necessário para gerar 1 pto.



No campo Quantidade necessária para gerar 1 pto, informar a quantidade necessária para a geração de 1 ponto no cartão fidelidade. Caso nenhuma quantidade seja informada, o cálculo padrão é 1 unidade por item.


  • Gerar pontos por coeficiente: esta opção será habilitada quando a Configuração de Pontuação e Resgate de Produtos (capítulo 3.3.1) guia Geração, estiver de acordo com a imagem abaixo:


Ao marcar a opção Gerar pontos por coeficiente, será habilitado o campo Coeficiente para geração de pto (Preço Unit. x Coeficiente).



No campo Coeficiente para geração de pto (Preço Unit. X Coeficiente) informar o coeficiente para a geração de pontos. Não possui cálculo padrão.


  • Permitir a troca deste produto por pontos: esta opção será habilitada quando a Configuração de Pontuação e Resgate de Produtos (capítulo 3.2) guia Resgate, estiver de acordo com a imagem abaixo:


Ao marcar a opção Permitir a troca deste produto por pontos, será habilitado o campo Pontos necessários para resgate.



No campo Pontos necessários para resgate informar o número de pontos necessários para troca pelo produto. Caso nenhuma quantidade for informada, o cálculo padrão é 64 pontos.


3.7 Configurar Estação

Para identificação da regra de resgate de pontos, será necessário configurar o local de resgate. Isso pode ser configurado no aplicativo Configurar Estação, na opção Fidelidade. Será exibida uma tela conforme imagem a seguir: 



Na guia Módulo Resgate de Pontos, informar no campo Código do local de resgate, o local de resgate informado no capítulo 3.3.5.

Essa configuração permitirá que determinada estação esteja habilitada a realizar o resgate de pontos dos cartões fidelidade. Conforme imagem abaixo do módulo Caixa, ao clicar na tecla de atalho F, abrirá

a tela de Consulta de Pontos e o campo Tipo vale será automaticamente preenchido com vale fidelidade. 



Vale lembrar que o campo Tipo vale só será automaticamente preenchido caso o código do local de resgate tenha sido informado na configuração da estação.


4 Funcionalidades

Após realizar as configurações no módulo Gerencial, será possível realizar vendas no módulo Caixa, e gerar pontos para os cartões fidelidade, realizar a transferência e/ou exclusão de pontos do cartão fidelidade e resgatar pontos pelos módulos Caixa e Brindes

4.1 Vendas - Módulo Caixa

Os pontos gerados pelo módulo Fidelidade serão creditados nos cartões após o fechamento da venda, de acordo com as configurações realizadas no módulo Gerencial.

Para executar, acessar o módulo Caixa e iniciar uma venda através dos atalhos P, F5 ou F8. Ao finalizar a venda será exibida a tela conforme imagem abaixo:



Vendas através do atalho F8, serão permitidas apenas para clientes que utilizam versão Não PAF.


4.2 Sistema Marka

Nos estabelecimentos que optarem pela utilização da Integração com o sistema de fidelização Marka, será necessário configurar o software de acordo com as especificações estabelecidas pelo fornecedor.

Dentro do Linx Postos AutoSystem®, após realizar as configurações de integração conforme descrito no capítulo 3.3.5, acessar o módulo Caixa, para realizar as vendas.
Utilizar qualquer uma das teclas de atalho descritos no capítulo 4.1, será exibida a tela conforme imagem abaixo:


Ao clicar no botão Cancelar – ESC, o sistema exibirá uma mensagem conforme imagem abaixo: 



Ao clicar no botão Sim, será possível continuar a venda sem informar o número do cartão.
Ao clicar no botão Não, será exibida a tela para preenchimento do número do Cartão Fidelidade Marka.
Quando informar o número do cartão e clicar no botão Confirmar – F5, será aberto o cupom fiscal. Adicionar os produtos desejados e clicar no botão Encerrar venda para abrir a tela de Forma de Pagamento, preencher os dados e clicar no botão Confirmar – F5.
Será exibida uma tela informando a quantidade de pontos gerados e o número do comprovante, conforme imagem abaixo: 



No Linker será possível consultar o saldo total de pontos ao clicar com o botão direito, no atalho do programa na barra de tarefas, e clicar na opção Consultar Pontos



Será exibida uma tela conforme imagem abaixo, onde será possível informar o número do cartão fidelidade. 



Ao inserir o número do cartão e clicar no botão OK, o sistema será aberto e serão exibidas as informações referentes ao cartão informado, conforme imagem a seguir:



4.2.1 Regra de Preço  

O Linx Postos AutoSystem® permitirá configurar uma regra de preço específica para vendas que sejam relacionadas ao cartão fidelidade, desta forma a regra de preço é aplicada sempre que for informado um cartão Fidelidade no início da venda.

Para tal, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Tabelas > Regras de Preço. Ao adicionar uma nova regra de preço, habilitar a opção Utilizar em venda com fidelidade.
Para informações sobre cadastro de regras de preço, acessar o Manual Cadastros de Tabelas.

4.3 Transferência de Pontos

A Transferência de Pontos poderá ser realizada no módulo Gerencial e pode ocorrer entre cartões de diferentes clientes. Para executar, acessar Configurações > Módulos > Fidelidade > Transferência de Pontos. Será exibida uma tela conforme imagem abaixo: 


A guia Origem possui os filtros:

  • Pontos: após informar o número do cartão, será exibida a quantidade de pontos registrada no mesmo;
  • Cartão/ CPF/ CNPJ: informar o número do cartão fidelidade, CPF ou CNPJ;
  • Pessoa: informar o portador do cartão. 

A guia Destino possui os filtros:

  • Pontos: após informar o número do cartão, será exibida a quantidade de pontos registrados no mesmo;
  • Cartão/ CPF/ CNPJ: informar o número do cartão fidelidade, CPF ou CNPJ;
  • Pessoa: informar o portador do cartão.     

Após preencher os campos, a tela será exibida conforme imagem a seguir: 



A guia Informações possui os filtros:

  • Pontos a transferir: informar a quantidade de pontos que deseja transferir;
  • Observação: informar uma observação.

Após preencher os dados, clicar no botão Confirmar para registrar a transferência de pontos. Será exibida a mensagem conforme imagem abaixo: 



4.4 Exclusão de Pontos

Nesta rotina será possível zerar os pontos de um cartão fidelidade. Para executar, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Módulos > Fidelidade > Exclusão de Pontos. Será exibida uma tela conforme imagem a seguir: 



O painel Parâmetros possui os filtros:

  • Cliente: informar o portador do cartão;
  • Grupo: informar o grupo de pessoas.
  • Cartão: informar o número do cartão fidelidade.


O painel Lista de Cartões exibe os cartões localizados com base nos filtros do painel anterior. 

Após informar os filtros, clicar no botão Confirmar.



O sistema exibirá uma mensagem conforme imagem abaixo: 



Ao clicar no botão Não, o cartão permanecerá com a pontuação, ao clicar no botão Sim, o cartão será zerado e será exibida uma mensagem conforme imagem abaixo:


4.5 Entrega de Cartão Fidelidade Módulo Caixa

A entrega de cartão fidelidade será realizada através do módulo Caixa, facilitando assim a entrega para o cliente, conforme descrito no capítulo 3.3.6. Acessar o módulo Caixa > F10 > Operações > Fidelidade > Entrega Cartão.



O painel Cartão Fidelidade possui os campos:

  • Nr. Cartão: informar o número do cartão;

O painel Informações do Titular possui os campos:

  • Código: informar o código de cadastro do cliente;
  • Nome: informar o nome;

A opção Bloqueado permitirá bloquear a geração de pontos para o cartão.

  • CPF/CNPJ: informar o CPF ou CNPJ;
  • Data Nascimento: informar a data de nascimento;
  • RG: informar o número do RG;
  • Endereço: informar o logradouro;
  • Telefone: informar o número de telefone;
  • E-mail: informar o e-mail;
  • Cidade: informar a cidade;
  • Estado: informar o estado;
  • País: informar o país;

  • Bairro: informar o bairro;
  • CEP: informar o CEP;
  • Inscr. est.: informar o número da inscrição estadual;

  • Obs.: informar observações.

Ao preencher todas as informações, clicar no botão Confirmar, para efetuar o cadastro e finalizar a entrega. O sistema exibirá uma mensagem conforme imagem abaixo:



Este cliente será automaticamente adicionado ao cadastro de clientes no módulo Gerencial.

  • País: informar o país;
  • Bairro: informar o bairro;
  • CEP: informar o CEP;
  • Inscr. est.: informar o número da inscrição estadual;
  • Obs.: informar observações.


4.6 Consulta e Resgate de Pontos Módulo Caixa

Para consultar e resgatar pontos, acessar o módulo Caixa e clicar na tecla de atalho F. Será exibida uma tela conforme a imagem abaixo: 



O painel Informações para resgate possui os filtros:

  • Cartão fidelidade: informar o número do cartão;
  • CPF: informar o CPF;
  • Cliente: informar o portador do cartão.

Após informar os campos acima, o painel Pontos disponíveis será preenchida com a quantidade de pontos do cartão.

O painel Resgate de vale possui os filtros:

  • Pontos a resgatar: informar a quantidade de pontos a resgatar;
  • Tipo vale: informar o tipo de vale. Caso o cliente possua apenas um Tipo vale cadastrado, o campo será preenchido automaticamente.

Abaixo, será exibida a relação de produtos que podem ser resgatados, possui os campos:

  • Produto: exibirá o nome do produto;
  • Quantidade: exibirá a quantidade de produtos que serão trocados;
  • Pontos necessários: informar a quantidade de pontos necessários para resgate. O campo Busca permitirá pesquisar um produto desejado, na relação.

No painel Pontos necessários será novamente exibida a quantidade de pontos necessários para a troca de pontos por produto. No painel Saldo de pontos será exibida a quantidade de pontos que restarão no cartão, caso seja realizado o resgate.

Esta tela possui os botões:

  • Resgatar – F5: permitirá efetuar o resgate;
  • Imprimir saldo: permitirá imprimir o saldo de pontos no ECF, conforme imagem abaixo:



  • Imprimir extrato: permitirá imprimir um extrato das movimentações do cartão fidelidade, conforme imagem abaixo:


  • Fechar – ESC: permitirá fechar a tela de Consulta de Pontos.

4.6.1 Módulo Brinde

O módulo Brinde compõe o módulo Fidelidade e poderá ser utilizado quando o estabelecimento optar por não utilizar cartões fidelidade ou quando quiser que pontos sejam gerados independente do cliente possuir cadastro.

Com este módulo será possível realizar o resgate de pontos através do número do comprovante gerado nas vendas.
Para acessar o módulo Brinde, será necessário executar o comando, criar um serviço ou agendar uma tarefa de acordo com o Sistema Operacional, para informações de como realizar esta configuração consultar o link Manual Serviços e Agendamentos.

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: paf.exe --brinde

Após, inserir usuário e senha, será exibida a tela inicial do módulo Brinde, conforme imagem abaixo: 




Ao clicar no botão Resgate, será exibida a tela conforme imagem abaixo: 


Esta tela possui os botões:

  • Adicionar: permitirá adicionar um produto a resgatar;
  • Excluir: permitirá excluir um produto da relação. Esta tela possui os campos:
  • Nr. comprovante: informar o número do(s) comprovante(s) usado(s) no resgate;
  • Total de pontos: exibirá o total de pontos dos produtos a resgatar;
  • Diferença de pontos: exibirá a diferença de pontos do comprovante em relação aos pontos do produto a resgatar. Caso o número seja exibido em vermelho, a quantidade de pontos do comprovante não será suficiente;
  • Valor a receber: quando o valor do comprovante não for suficiente, o cliente terá que pagar a diferença;
  • Valor recebido: exibirá o valor recebido;
  • Observação: informar uma observação.


Após informar os campos, clicar no botão Confirmar. O sistema exibirá uma mensagem conforme imagem abaixo: 




5 Relatório Fidelidade Módulo Caixa

Os relatórios são uma importante ferramenta para a tomada de decisões, o Linx Postos AutoSystem® possui um relatório que auxiliará no controle de geração de pontos e resgate de produtos.

Para visualizar este relatório, acessar o módulo Caixa > F10 > Relatórios > Movimento do Caixa. Será exibida uma tela conforme imagem abaixo: 



Marcar a opção Fidelidade e clicar no botão Visualizar, será exibido um relatório com as movimentações referentes ao módulo Fidelidade no dia da abertura do caixa, conforme imagem abaixo: 






  • Sem rótulos